Função afim, uma abordagem através da resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134461 |
Resumo: | Neste trabalho, trata-se do uso de resolução de problemas e das tecnologias, como motivador no ensino de função afim, no 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Antonino Xavier e Oliveira do munícipio de Passo fundo RS. Fazendo uso da tecnologia através, de diversos softwares educativos no ensino e na aprendizagem da matemática, tornando o aprendizado mais eficaz por parte dos alunos, do que o uso de ferramentas tradicionais tais como, quadro e giz e a exposição de conceitos já prontos, com uma série de lista de exercícios. Inicialmente, apresenta-se a motivação que levou à escrita acerca desse assunto. Além disso, discute-se aquilo que se espera do aluno em relação a esse tópico. No momento seguinte, expõem-se algumas teorias em que se baseia o ensino de função por meio da resolução de problemas, usando a tecnologia disponível, utilizando o software Geogebra, além de se caracterizar função afim por intermédio de uma situação problema significativa. Por fim, é feita uma análise da prática desenvolvida com os alunos no objetivo da construção do conceito de função afim. |
id |
UFRGS-2_7701735e6723aeef98fe1e4e42bc8466 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134461 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, Elizete Batista daManica, Evandro2016-03-30T02:08:27Z2015http://hdl.handle.net/10183/134461000985785Neste trabalho, trata-se do uso de resolução de problemas e das tecnologias, como motivador no ensino de função afim, no 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Antonino Xavier e Oliveira do munícipio de Passo fundo RS. Fazendo uso da tecnologia através, de diversos softwares educativos no ensino e na aprendizagem da matemática, tornando o aprendizado mais eficaz por parte dos alunos, do que o uso de ferramentas tradicionais tais como, quadro e giz e a exposição de conceitos já prontos, com uma série de lista de exercícios. Inicialmente, apresenta-se a motivação que levou à escrita acerca desse assunto. Além disso, discute-se aquilo que se espera do aluno em relação a esse tópico. No momento seguinte, expõem-se algumas teorias em que se baseia o ensino de função por meio da resolução de problemas, usando a tecnologia disponível, utilizando o software Geogebra, além de se caracterizar função afim por intermédio de uma situação problema significativa. Por fim, é feita uma análise da prática desenvolvida com os alunos no objetivo da construção do conceito de função afim.application/pdfporEnsino de matemáticaFunção afim, uma abordagem através da resolução de problemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985785.pdf000985785.pdfTexto completoapplication/pdf1413883http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134461/1/000985785.pdf175fa8120fdab22ec8d2070769b7336fMD51TEXT000985785.pdf.txt000985785.pdf.txtExtracted Texttext/plain36622http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134461/2/000985785.pdf.txtb6182c08d0f93a5bc2edcc083627e43fMD52THUMBNAIL000985785.pdf.jpg000985785.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1719http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134461/3/000985785.pdf.jpg041132968f2ccd0c1948a69e5722e658MD5310183/1344612022-02-22 05:07:21.273824oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134461Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:07:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Função afim, uma abordagem através da resolução de problemas |
title |
Função afim, uma abordagem através da resolução de problemas |
spellingShingle |
Função afim, uma abordagem através da resolução de problemas Rocha, Elizete Batista da Ensino de matemática |
title_short |
Função afim, uma abordagem através da resolução de problemas |
title_full |
Função afim, uma abordagem através da resolução de problemas |
title_fullStr |
Função afim, uma abordagem através da resolução de problemas |
title_full_unstemmed |
Função afim, uma abordagem através da resolução de problemas |
title_sort |
Função afim, uma abordagem através da resolução de problemas |
author |
Rocha, Elizete Batista da |
author_facet |
Rocha, Elizete Batista da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Elizete Batista da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Manica, Evandro |
contributor_str_mv |
Manica, Evandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática |
topic |
Ensino de matemática |
description |
Neste trabalho, trata-se do uso de resolução de problemas e das tecnologias, como motivador no ensino de função afim, no 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Antonino Xavier e Oliveira do munícipio de Passo fundo RS. Fazendo uso da tecnologia através, de diversos softwares educativos no ensino e na aprendizagem da matemática, tornando o aprendizado mais eficaz por parte dos alunos, do que o uso de ferramentas tradicionais tais como, quadro e giz e a exposição de conceitos já prontos, com uma série de lista de exercícios. Inicialmente, apresenta-se a motivação que levou à escrita acerca desse assunto. Além disso, discute-se aquilo que se espera do aluno em relação a esse tópico. No momento seguinte, expõem-se algumas teorias em que se baseia o ensino de função por meio da resolução de problemas, usando a tecnologia disponível, utilizando o software Geogebra, além de se caracterizar função afim por intermédio de uma situação problema significativa. Por fim, é feita uma análise da prática desenvolvida com os alunos no objetivo da construção do conceito de função afim. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-30T02:08:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134461 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000985785 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134461 |
identifier_str_mv |
000985785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134461/1/000985785.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134461/2/000985785.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134461/3/000985785.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
175fa8120fdab22ec8d2070769b7336f b6182c08d0f93a5bc2edcc083627e43f 041132968f2ccd0c1948a69e5722e658 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224502163537920 |