Moda como manifestação política: Zuzu Angel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240246 |
Resumo: | O presente estudo objetiva retomar a linha do tempo da vida da estilista Zuzu Angel (1921 - 1976), através de uma pesquisa bibliográfica, e compreender o papel da moda como manifestação política nos anos de chumbo através de um estudo de caso do desfile "International Dateline Collection III - Holiday and Resort". Para alcançar ambos os objetivos e responder ao problema de pesquisa Como as peças produzidas por Zuzu Angel, para o desfile "International Dateline Collection III – Holiday and Resort", se tornaram objeto de manifestação política?,se fez necessário abordar o conceito de moda com enfoque em comunicação em um primeiro momento, através de Mesquita (1997), Bernard (1989) e Braga (2021) e em um segundo momento com enfoque em política pelas teorias de autores abordados por Bernard (1989), Mccraken (2003), Veissid (2018) e artigos das revistas Harpers Bazaar e Carta Capital. No âmbito da contextualização histórica da situação política da época, utilizou-se das obras de Araujo; Silva e Santos (2013) e Veissid (2018) com apoio em artigos de imprensa. Para discorrer sobre a história de Zuzu utilizou-se principalmente de conteúdos disponibilizados no Acervo Digital Zuzu Angel, mas também foram essenciais os materiais produzidos por Thomé (2017), Braga (2014), pelo Instituto Vladimir Herzog e revista Elle. Através da análise teórica e retomada da trajetória de Zuzu Angel e seu desfile "International Dateline Collection III - Holiday and Resort", foi possível entender que moda comunica, e possui forte caráter de manifestação política. |
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Pereira, Helen MoraesCarvalho, Helenice2022-06-14T04:43:55Z2022http://hdl.handle.net/10183/240246001142693O presente estudo objetiva retomar a linha do tempo da vida da estilista Zuzu Angel (1921 - 1976), através de uma pesquisa bibliográfica, e compreender o papel da moda como manifestação política nos anos de chumbo através de um estudo de caso do desfile "International Dateline Collection III - Holiday and Resort". Para alcançar ambos os objetivos e responder ao problema de pesquisa Como as peças produzidas por Zuzu Angel, para o desfile "International Dateline Collection III – Holiday and Resort", se tornaram objeto de manifestação política?,se fez necessário abordar o conceito de moda com enfoque em comunicação em um primeiro momento, através de Mesquita (1997), Bernard (1989) e Braga (2021) e em um segundo momento com enfoque em política pelas teorias de autores abordados por Bernard (1989), Mccraken (2003), Veissid (2018) e artigos das revistas Harpers Bazaar e Carta Capital. No âmbito da contextualização histórica da situação política da época, utilizou-se das obras de Araujo; Silva e Santos (2013) e Veissid (2018) com apoio em artigos de imprensa. Para discorrer sobre a história de Zuzu utilizou-se principalmente de conteúdos disponibilizados no Acervo Digital Zuzu Angel, mas também foram essenciais os materiais produzidos por Thomé (2017), Braga (2014), pelo Instituto Vladimir Herzog e revista Elle. Através da análise teórica e retomada da trajetória de Zuzu Angel e seu desfile "International Dateline Collection III - Holiday and Resort", foi possível entender que moda comunica, e possui forte caráter de manifestação política.This research aims to revisit life of the stylist Zuzu Angel (1921 - 1976), through a bibliographic research, and to understand the role of fashion as a political manifestation in the years of lead through a case study of the fashion show "International Dateline Collection III - Holiday and Resort". To achieve both objectives and answer the research problem, it was necessary to approach the concept of fashion with a focus on communication at first, through Mesquita (1997), Bernard (1989) and Braga (2021) and in a second moment with focus on politics by the theories of authors approached by Bernard (1989), Mccraken (2003), Veissid (2018) and articles from the magazines Harpers Bazaar and Carta Capital. In the historical contextualization of the political situation of the day, the works of Araujo were used; Silva and Santos (2013) and Veissid (2018) supported by press articles. To discuss the history of Zuzu, content available in the Zuzu Angel Digital Collection was mainly used, but materials produced by Thomé (2017), Braga (2014), by the Vladimir Herzog Institute and Elle magazine were also essential. Through the theoretical analysis and review of the trajectory of Zuzu Angel and her show "International Dateline Collection III - Holiday and Resort", it was possible to understand that fashion communicates, and has a strong character of political manifestation.application/pdfporAtivismo políticoModa : Aspectos sociaisPolitical manifestationCommunicationFashionModa como manifestação política: Zuzu Angelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001142693.pdf.txt001142693.pdf.txtExtracted Texttext/plain99468http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240246/2/001142693.pdf.txt35f2ebe7bdb14e3ee0038ca2efb1ff51MD52ORIGINAL001142693.pdfTexto completoapplication/pdf9694915http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240246/1/001142693.pdfdb91d41951b4402d0faa5f133d03f4daMD5110183/2402462022-06-17 04:47:31.276921oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240246Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-17T07:47:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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