Ensino de eletricidade para alunos da educação de jovens e adultos : uma experiência didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Germano, Cláudia Fraga
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132003
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o relato das Observações e da Regência realizada durante a disciplina de Estágio de Docência em Física do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Apresenta também o referencial teórico e metodológico e as conclusões referentes à unidade didática realizada nesse período de estágio, na Escola Estadual Dolores Alcaraz Caldas, situada no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Primeiramente, foram observadas e relatadas 24 (vinte e quatro) horas-aula em turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e, posteriormente, realizada a Regência em duas turmas de terceiro ano, dentre as turmas observadas na EJA. As aulas sobre tópicos de Eletricidade foram planejadas seguindo o referencial teórico e metodológico da dialogicidade de Paulo Freire. O resultado mostrou-se satisfatório e eficaz, com ênfase no aspecto conceitual mais do que nos cálculos matemáticos, pois ficou visível que quando nos preocupamos com os interesses e com a realidade dos alunos, há motivação em aprender por parte deles.
id UFRGS-2_77135d27127b0ddebd669fbd9b2dc582
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132003
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Germano, Cláudia FragaMassoni, Neusa Teresinha2016-01-20T02:39:46Z2015http://hdl.handle.net/10183/132003000982751O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o relato das Observações e da Regência realizada durante a disciplina de Estágio de Docência em Física do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Apresenta também o referencial teórico e metodológico e as conclusões referentes à unidade didática realizada nesse período de estágio, na Escola Estadual Dolores Alcaraz Caldas, situada no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Primeiramente, foram observadas e relatadas 24 (vinte e quatro) horas-aula em turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e, posteriormente, realizada a Regência em duas turmas de terceiro ano, dentre as turmas observadas na EJA. As aulas sobre tópicos de Eletricidade foram planejadas seguindo o referencial teórico e metodológico da dialogicidade de Paulo Freire. O resultado mostrou-se satisfatório e eficaz, com ênfase no aspecto conceitual mais do que nos cálculos matemáticos, pois ficou visível que quando nos preocupamos com os interesses e com a realidade dos alunos, há motivação em aprender por parte deles.The current paper presents the observation and conduct account carried out along the attending of Teaching Training in Physics for the Physics Undergraduate Program at UFRGS. The paper also poses the theoretical and methodological background, as well as the results obtained from the teaching unit carried out during this training period at Dolores Alcaraz Caldas State School, a school located in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Firstly, 24 hours of EJA classes (Education for Adults and Young Adults) were observed and reported; later, classes were taught to two of the same EJA senior high-school classes. The classes on electricity were planned by following Paulo Freire’s dialogicity theoretical and methodological approach. The outcome proved to be satisfactory and effective, sustaining an emphasis on conceptual aspects rather than mathematical calculations, as it became clear that when we care for the students’ interests and their reality itself, they show motivation to learn.application/pdfporEnsino de físicaEJA (education for adults and young adults)DialogicityEducationPhysics teachingElectricityEnsino de eletricidade para alunos da educação de jovens e adultos : uma experiência didáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPorto Alegre, BR-RS2015Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982751.pdf000982751.pdfTexto completoapplication/pdf3431127http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132003/1/000982751.pdfaded0438f961979579e125d75702afd3MD51TEXT000982751.pdf.txt000982751.pdf.txtExtracted Texttext/plain170989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132003/2/000982751.pdf.txt0efc7113846abfa5bb46133179632f3eMD52THUMBNAIL000982751.pdf.jpg000982751.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg899http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132003/3/000982751.pdf.jpg627aa227a454a36058896ec4e3e52339MD5310183/1320032018-10-25 10:19:28.358oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132003Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:19:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de eletricidade para alunos da educação de jovens e adultos : uma experiência didática
title Ensino de eletricidade para alunos da educação de jovens e adultos : uma experiência didática
spellingShingle Ensino de eletricidade para alunos da educação de jovens e adultos : uma experiência didática
Germano, Cláudia Fraga
Ensino de física
EJA (education for adults and young adults)
Dialogicity
Education
Physics teaching
Electricity
title_short Ensino de eletricidade para alunos da educação de jovens e adultos : uma experiência didática
title_full Ensino de eletricidade para alunos da educação de jovens e adultos : uma experiência didática
title_fullStr Ensino de eletricidade para alunos da educação de jovens e adultos : uma experiência didática
title_full_unstemmed Ensino de eletricidade para alunos da educação de jovens e adultos : uma experiência didática
title_sort Ensino de eletricidade para alunos da educação de jovens e adultos : uma experiência didática
author Germano, Cláudia Fraga
author_facet Germano, Cláudia Fraga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Germano, Cláudia Fraga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Massoni, Neusa Teresinha
contributor_str_mv Massoni, Neusa Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
topic Ensino de física
EJA (education for adults and young adults)
Dialogicity
Education
Physics teaching
Electricity
dc.subject.eng.fl_str_mv EJA (education for adults and young adults)
Dialogicity
Education
Physics teaching
Electricity
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o relato das Observações e da Regência realizada durante a disciplina de Estágio de Docência em Física do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Apresenta também o referencial teórico e metodológico e as conclusões referentes à unidade didática realizada nesse período de estágio, na Escola Estadual Dolores Alcaraz Caldas, situada no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Primeiramente, foram observadas e relatadas 24 (vinte e quatro) horas-aula em turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e, posteriormente, realizada a Regência em duas turmas de terceiro ano, dentre as turmas observadas na EJA. As aulas sobre tópicos de Eletricidade foram planejadas seguindo o referencial teórico e metodológico da dialogicidade de Paulo Freire. O resultado mostrou-se satisfatório e eficaz, com ênfase no aspecto conceitual mais do que nos cálculos matemáticos, pois ficou visível que quando nos preocupamos com os interesses e com a realidade dos alunos, há motivação em aprender por parte deles.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-20T02:39:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/132003
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982751
url http://hdl.handle.net/10183/132003
identifier_str_mv 000982751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132003/1/000982751.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132003/2/000982751.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132003/3/000982751.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aded0438f961979579e125d75702afd3
0efc7113846abfa5bb46133179632f3e
627aa227a454a36058896ec4e3e52339
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224496677388288