Ensino de eletricidade para alunos da educação de jovens e adultos : uma experiência didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/132003 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o relato das Observações e da Regência realizada durante a disciplina de Estágio de Docência em Física do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Apresenta também o referencial teórico e metodológico e as conclusões referentes à unidade didática realizada nesse período de estágio, na Escola Estadual Dolores Alcaraz Caldas, situada no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Primeiramente, foram observadas e relatadas 24 (vinte e quatro) horas-aula em turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e, posteriormente, realizada a Regência em duas turmas de terceiro ano, dentre as turmas observadas na EJA. As aulas sobre tópicos de Eletricidade foram planejadas seguindo o referencial teórico e metodológico da dialogicidade de Paulo Freire. O resultado mostrou-se satisfatório e eficaz, com ênfase no aspecto conceitual mais do que nos cálculos matemáticos, pois ficou visível que quando nos preocupamos com os interesses e com a realidade dos alunos, há motivação em aprender por parte deles. |
id |
UFRGS-2_77135d27127b0ddebd669fbd9b2dc582 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132003 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Germano, Cláudia FragaMassoni, Neusa Teresinha2016-01-20T02:39:46Z2015http://hdl.handle.net/10183/132003000982751O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o relato das Observações e da Regência realizada durante a disciplina de Estágio de Docência em Física do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Apresenta também o referencial teórico e metodológico e as conclusões referentes à unidade didática realizada nesse período de estágio, na Escola Estadual Dolores Alcaraz Caldas, situada no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Primeiramente, foram observadas e relatadas 24 (vinte e quatro) horas-aula em turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e, posteriormente, realizada a Regência em duas turmas de terceiro ano, dentre as turmas observadas na EJA. As aulas sobre tópicos de Eletricidade foram planejadas seguindo o referencial teórico e metodológico da dialogicidade de Paulo Freire. O resultado mostrou-se satisfatório e eficaz, com ênfase no aspecto conceitual mais do que nos cálculos matemáticos, pois ficou visível que quando nos preocupamos com os interesses e com a realidade dos alunos, há motivação em aprender por parte deles.The current paper presents the observation and conduct account carried out along the attending of Teaching Training in Physics for the Physics Undergraduate Program at UFRGS. The paper also poses the theoretical and methodological background, as well as the results obtained from the teaching unit carried out during this training period at Dolores Alcaraz Caldas State School, a school located in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Firstly, 24 hours of EJA classes (Education for Adults and Young Adults) were observed and reported; later, classes were taught to two of the same EJA senior high-school classes. The classes on electricity were planned by following Paulo Freire’s dialogicity theoretical and methodological approach. The outcome proved to be satisfactory and effective, sustaining an emphasis on conceptual aspects rather than mathematical calculations, as it became clear that when we care for the students’ interests and their reality itself, they show motivation to learn.application/pdfporEnsino de físicaEJA (education for adults and young adults)DialogicityEducationPhysics teachingElectricityEnsino de eletricidade para alunos da educação de jovens e adultos : uma experiência didáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPorto Alegre, BR-RS2015Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982751.pdf000982751.pdfTexto completoapplication/pdf3431127http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132003/1/000982751.pdfaded0438f961979579e125d75702afd3MD51TEXT000982751.pdf.txt000982751.pdf.txtExtracted Texttext/plain170989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132003/2/000982751.pdf.txt0efc7113846abfa5bb46133179632f3eMD52THUMBNAIL000982751.pdf.jpg000982751.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg899http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132003/3/000982751.pdf.jpg627aa227a454a36058896ec4e3e52339MD5310183/1320032018-10-25 10:19:28.358oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132003Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:19:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de eletricidade para alunos da educação de jovens e adultos : uma experiência didática |
title |
Ensino de eletricidade para alunos da educação de jovens e adultos : uma experiência didática |
spellingShingle |
Ensino de eletricidade para alunos da educação de jovens e adultos : uma experiência didática Germano, Cláudia Fraga Ensino de física EJA (education for adults and young adults) Dialogicity Education Physics teaching Electricity |
title_short |
Ensino de eletricidade para alunos da educação de jovens e adultos : uma experiência didática |
title_full |
Ensino de eletricidade para alunos da educação de jovens e adultos : uma experiência didática |
title_fullStr |
Ensino de eletricidade para alunos da educação de jovens e adultos : uma experiência didática |
title_full_unstemmed |
Ensino de eletricidade para alunos da educação de jovens e adultos : uma experiência didática |
title_sort |
Ensino de eletricidade para alunos da educação de jovens e adultos : uma experiência didática |
author |
Germano, Cláudia Fraga |
author_facet |
Germano, Cláudia Fraga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Germano, Cláudia Fraga |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Massoni, Neusa Teresinha |
contributor_str_mv |
Massoni, Neusa Teresinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física |
topic |
Ensino de física EJA (education for adults and young adults) Dialogicity Education Physics teaching Electricity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
EJA (education for adults and young adults) Dialogicity Education Physics teaching Electricity |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o relato das Observações e da Regência realizada durante a disciplina de Estágio de Docência em Física do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Apresenta também o referencial teórico e metodológico e as conclusões referentes à unidade didática realizada nesse período de estágio, na Escola Estadual Dolores Alcaraz Caldas, situada no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Primeiramente, foram observadas e relatadas 24 (vinte e quatro) horas-aula em turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e, posteriormente, realizada a Regência em duas turmas de terceiro ano, dentre as turmas observadas na EJA. As aulas sobre tópicos de Eletricidade foram planejadas seguindo o referencial teórico e metodológico da dialogicidade de Paulo Freire. O resultado mostrou-se satisfatório e eficaz, com ênfase no aspecto conceitual mais do que nos cálculos matemáticos, pois ficou visível que quando nos preocupamos com os interesses e com a realidade dos alunos, há motivação em aprender por parte deles. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-20T02:39:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/132003 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982751 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/132003 |
identifier_str_mv |
000982751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132003/1/000982751.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132003/2/000982751.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132003/3/000982751.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aded0438f961979579e125d75702afd3 0efc7113846abfa5bb46133179632f3e 627aa227a454a36058896ec4e3e52339 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224496677388288 |