As formas de contribuição dos estágios supervisionados do curso de licenciatura em Química da UFRGS para o desenvolvimento profissional dos licenciandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Camila Greff
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Del Pino, Jose Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/97187
Resumo: A presente investigação é uma pesquisa do tipo estudo de caso, que visa a analisar as formas de contribuição dos estágios do curso de Licenciatura em Química da UFRGS para o desenvolvimento profissional dos licenciandos. Este estudo realizou-se no ano letivo de 2009, com um grupo de estudantes da primeira turma que cursou toda a organização curricular em vigência desde 2005. Para analisar o processo de progressão do desenvolvimento profissional, buscou-se identificar a relação entre as crenças didáticas dos licenciandos com as preocupações e dificuldades enfrentadas por eles em suas experiências como professores de Química nos estágios, assim como com as estratégias utilizadas por eles para lidar com estes dilemas. Para tanto, utilizou-se do aporte teórico de Fuller (1969) e Beach e Pearson (1998). Com os resultados apurados verificou-se que, mesmo ante à pequena efetivação dos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais, a maioria dos estudantes evoluiu em seu processo de desenvolvimento profissional, com o apoio de atividades que oportunizaram a reflexão sistemática entre as teorias de ensino e aprendizagem, os conflitos encontrados nos períodos de regência de classe e a sua relação com o sistema de crenças que embasou as práticas empreendidas nas escolas.
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