Ética, pesquisa e imagem de povos indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonin, Iara Tatiana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ripoll, Daniela, Santos, Luís Henrique Sacchi dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158228
Resumo: Este artigo explora dois temas principais: a) a centralidade das imagens na cultura contemporânea b) e o candente debate sobre questões éticas em pesquisa a partir da aplicação do modelo biomédico às ciências humanas. Ele explora a ética e a pesquisa em educação com foco na legislação que regulamenta a pesquisa com povos indígenas. O texto ainda argumenta que a reiteração de certas imagens constitui uma poderosa iconografia sobre os povos indígenas, a qual contribui para naturalizar certas representações sobre eles. Finalmente, o artigo também defende que seria oportuno garantir práticas éticas pluralistas (de mudança e ética circunstancial de pesquisa em educação) em vez de considerar um conjunto de princípios e condutas éticas predeterminado.
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spelling Bonin, Iara TatianaRipoll, DanielaSantos, Luís Henrique Sacchi dos2017-05-20T02:42:10Z20151518-5370http://hdl.handle.net/10183/158228001011296Este artigo explora dois temas principais: a) a centralidade das imagens na cultura contemporânea b) e o candente debate sobre questões éticas em pesquisa a partir da aplicação do modelo biomédico às ciências humanas. Ele explora a ética e a pesquisa em educação com foco na legislação que regulamenta a pesquisa com povos indígenas. O texto ainda argumenta que a reiteração de certas imagens constitui uma poderosa iconografia sobre os povos indígenas, a qual contribui para naturalizar certas representações sobre eles. Finalmente, o artigo também defende que seria oportuno garantir práticas éticas pluralistas (de mudança e ética circunstancial de pesquisa em educação) em vez de considerar um conjunto de princípios e condutas éticas predeterminado.This paper explores two main topics: a) the centrality of images in the contemporary culture, b) and the burning debate on ethical issues in research concerning the application of the biomedical model to the human sciences. It explores ethics and research in education focusing on the legislation that regulates the research with indigenous people. The paper argues that the reiteration of certain images constitutes a powerful iconography on indigenous peoples, which contributes to naturalize certain representations about them. Finally, this paper also advocates that would be appropriate ensure pluralist ethical practices (of changing and circumstantial ethics of research in education) rather than to consider a set of pre-given ethical principles and conducts.application/pdfporTeias (Rio de Janeiro). Rio de Janeiro. Vol. 16, n. 42 (jul./set. 2015), p. 106-125ÉticaPesquisa educacionalImagemResearch ethicsIndigenous peopleImagesÉtica, pesquisa e imagem de povos indígenasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001011296.pdf001011296.pdfTexto completoapplication/pdf620525http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158228/1/001011296.pdfc7a82b1fb16bde5f7c6a78b518557823MD51TEXT001011296.pdf.txt001011296.pdf.txtExtracted Texttext/plain62742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158228/2/001011296.pdf.txtea63618656f2a2015b109e1398d28c92MD52THUMBNAIL001011296.pdf.jpg001011296.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1868http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158228/3/001011296.pdf.jpgae9bca76ba376cfab849c0b5eee2fcf2MD5310183/1582282020-07-01 03:37:50.339838oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158228Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-01T06:37:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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