Ciclo menstrual e menstruação em livros didáticos de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farret, Ana Braga
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/266002
Resumo: A construção das identidades de meninas/mulheres se relaciona às experiências de vida de cada uma, e também a eventos comuns a todas, por exemplo, processos fisiológicos como a menstruação. O ciclo menstrual é contínuo em grande parte da vida das mulheres, e abrange aspectos biológicos, socioculturais, políticos e educacionais. Sendo os Livros Didáticos grandes referentes à educação, esta pesquisa objetivou analisar as representações da menstruação e do ciclo menstrual em uma amostra destes materiais de Ciências do 8º ano do Ensino Fundamental. Para isso, foram identificadas palavras-chave, e a partir da técnica de Análise de Conteúdo com abordagem qualitativa, gerou-se aproximações aos significados e sentidos imersos nos conteúdos dos livros. Buscando as relações dos efeitos das interpretações da temática na constituição das subjetividades das meninas, o agrupamento dos termos e suas quantificações resultaram em cinco categorias de análise. Os resultados encontrados são reflexos das relações estabelecidas em sociedade, e vão ao encontro dos padrões histórico culturais hetero patriarcais com reprodução de discursos, mesmo que nas entrelinhas dos Livros Didáticos. A escolarização básica e o ensino de Ciências têm um grande papel em criar possibilidades de transformação social. E a naturalização de temáticas, como a menstruação, com abordagens mais diversas e integradoras, pode transformar as próprias percepções das/dos estudantes juntamente às perspectivas do entorno.
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