ENEM versus aprendizagem em matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37123 |
Resumo: | Neste trabalho pretendo compreender como a aula de Matemática influencia o aluno na resolução das questões da prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM. Para isso realizei entrevistas com onze estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2009 ou 2010. Esses alunos provêm de cursos das diferentes áreas do conhecimento. Esta é uma pesquisa qualitativa em que foi usado um questionário seguido de uma entrevista semiestruturada, cujo áudio foi gravado. Uso teorias sobre competências, habilidades, interdisciplinaridade, contextualização, e situaçõesproblema para interpretar os resultados obtidos nas entrevistas. As conclusões apontam para uma diferença entre o ensino de Matemática na escola e a proposta do ENEM. |
id |
UFRGS-2_77def243ca989bc0f90596da03ce233b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37123 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Patrícia Lima daBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2012-02-07T01:19:49Z2011http://hdl.handle.net/10183/37123000819645Neste trabalho pretendo compreender como a aula de Matemática influencia o aluno na resolução das questões da prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM. Para isso realizei entrevistas com onze estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2009 ou 2010. Esses alunos provêm de cursos das diferentes áreas do conhecimento. Esta é uma pesquisa qualitativa em que foi usado um questionário seguido de uma entrevista semiestruturada, cujo áudio foi gravado. Uso teorias sobre competências, habilidades, interdisciplinaridade, contextualização, e situaçõesproblema para interpretar os resultados obtidos nas entrevistas. As conclusões apontam para uma diferença entre o ensino de Matemática na escola e a proposta do ENEM.application/pdfporMatemática : Ensino : AprendizagemMatemática : Ensino médioExame Nacional do Ensino Médio (Enem) (ENEM versus aprendizagem em matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819645.pdf.txt000819645.pdf.txtExtracted Texttext/plain227538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37123/2/000819645.pdf.txt75a7328bc43f7a7f4c9095dd056757b4MD52ORIGINAL000819645.pdf000819645.pdfTexto completoapplication/pdf596702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37123/1/000819645.pdfa15e8bba3572d65f411520f341978a95MD51THUMBNAIL000819645.pdf.jpg000819645.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg931http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37123/3/000819645.pdf.jpg37a7d23c29e478b3e2ae41f040230696MD5310183/371232021-07-09 04:36:15.256339oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37123Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-07-09T07:36:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
ENEM versus aprendizagem em matemática |
title |
ENEM versus aprendizagem em matemática |
spellingShingle |
ENEM versus aprendizagem em matemática Silva, Patrícia Lima da Matemática : Ensino : Aprendizagem Matemática : Ensino médio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ( |
title_short |
ENEM versus aprendizagem em matemática |
title_full |
ENEM versus aprendizagem em matemática |
title_fullStr |
ENEM versus aprendizagem em matemática |
title_full_unstemmed |
ENEM versus aprendizagem em matemática |
title_sort |
ENEM versus aprendizagem em matemática |
author |
Silva, Patrícia Lima da |
author_facet |
Silva, Patrícia Lima da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Patrícia Lima da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Matemática : Ensino médio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ( |
topic |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Matemática : Ensino médio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ( |
description |
Neste trabalho pretendo compreender como a aula de Matemática influencia o aluno na resolução das questões da prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM. Para isso realizei entrevistas com onze estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2009 ou 2010. Esses alunos provêm de cursos das diferentes áreas do conhecimento. Esta é uma pesquisa qualitativa em que foi usado um questionário seguido de uma entrevista semiestruturada, cujo áudio foi gravado. Uso teorias sobre competências, habilidades, interdisciplinaridade, contextualização, e situaçõesproblema para interpretar os resultados obtidos nas entrevistas. As conclusões apontam para uma diferença entre o ensino de Matemática na escola e a proposta do ENEM. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-02-07T01:19:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37123 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000819645 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37123 |
identifier_str_mv |
000819645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37123/2/000819645.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37123/1/000819645.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37123/3/000819645.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
75a7328bc43f7a7f4c9095dd056757b4 a15e8bba3572d65f411520f341978a95 37a7d23c29e478b3e2ae41f040230696 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447072586858496 |