ENEM versus aprendizagem em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Patrícia Lima da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37123
Resumo: Neste trabalho pretendo compreender como a aula de Matemática influencia o aluno na resolução das questões da prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM. Para isso realizei entrevistas com onze estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2009 ou 2010. Esses alunos provêm de cursos das diferentes áreas do conhecimento. Esta é uma pesquisa qualitativa em que foi usado um questionário seguido de uma entrevista semiestruturada, cujo áudio foi gravado. Uso teorias sobre competências, habilidades, interdisciplinaridade, contextualização, e situaçõesproblema para interpretar os resultados obtidos nas entrevistas. As conclusões apontam para uma diferença entre o ensino de Matemática na escola e a proposta do ENEM.
id UFRGS-2_77def243ca989bc0f90596da03ce233b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37123
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Patrícia Lima daBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2012-02-07T01:19:49Z2011http://hdl.handle.net/10183/37123000819645Neste trabalho pretendo compreender como a aula de Matemática influencia o aluno na resolução das questões da prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM. Para isso realizei entrevistas com onze estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2009 ou 2010. Esses alunos provêm de cursos das diferentes áreas do conhecimento. Esta é uma pesquisa qualitativa em que foi usado um questionário seguido de uma entrevista semiestruturada, cujo áudio foi gravado. Uso teorias sobre competências, habilidades, interdisciplinaridade, contextualização, e situaçõesproblema para interpretar os resultados obtidos nas entrevistas. As conclusões apontam para uma diferença entre o ensino de Matemática na escola e a proposta do ENEM.application/pdfporMatemática : Ensino : AprendizagemMatemática : Ensino médioExame Nacional do Ensino Médio (Enem) (ENEM versus aprendizagem em matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819645.pdf.txt000819645.pdf.txtExtracted Texttext/plain227538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37123/2/000819645.pdf.txt75a7328bc43f7a7f4c9095dd056757b4MD52ORIGINAL000819645.pdf000819645.pdfTexto completoapplication/pdf596702http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37123/1/000819645.pdfa15e8bba3572d65f411520f341978a95MD51THUMBNAIL000819645.pdf.jpg000819645.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg931http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37123/3/000819645.pdf.jpg37a7d23c29e478b3e2ae41f040230696MD5310183/371232021-07-09 04:36:15.256339oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37123Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-07-09T07:36:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ENEM versus aprendizagem em matemática
title ENEM versus aprendizagem em matemática
spellingShingle ENEM versus aprendizagem em matemática
Silva, Patrícia Lima da
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Matemática : Ensino médio
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) (
title_short ENEM versus aprendizagem em matemática
title_full ENEM versus aprendizagem em matemática
title_fullStr ENEM versus aprendizagem em matemática
title_full_unstemmed ENEM versus aprendizagem em matemática
title_sort ENEM versus aprendizagem em matemática
author Silva, Patrícia Lima da
author_facet Silva, Patrícia Lima da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Patrícia Lima da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática : Ensino : Aprendizagem
Matemática : Ensino médio
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) (
topic Matemática : Ensino : Aprendizagem
Matemática : Ensino médio
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) (
description Neste trabalho pretendo compreender como a aula de Matemática influencia o aluno na resolução das questões da prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM. Para isso realizei entrevistas com onze estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2009 ou 2010. Esses alunos provêm de cursos das diferentes áreas do conhecimento. Esta é uma pesquisa qualitativa em que foi usado um questionário seguido de uma entrevista semiestruturada, cujo áudio foi gravado. Uso teorias sobre competências, habilidades, interdisciplinaridade, contextualização, e situaçõesproblema para interpretar os resultados obtidos nas entrevistas. As conclusões apontam para uma diferença entre o ensino de Matemática na escola e a proposta do ENEM.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-02-07T01:19:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37123
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000819645
url http://hdl.handle.net/10183/37123
identifier_str_mv 000819645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37123/2/000819645.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37123/1/000819645.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37123/3/000819645.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 75a7328bc43f7a7f4c9095dd056757b4
a15e8bba3572d65f411520f341978a95
37a7d23c29e478b3e2ae41f040230696
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224422309232640