Uma introdução às funções de variável complexa no Ensino Médio : uma possibilidade através do uso de animações interativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monzon, Larissa Weyh
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gravina, Maria Alice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180089
Resumo: Este artigo apresenta a concepção e a construção de produto educacional que trata de números complexos e funções. Na concepção levou-se em consideração o importante papel que tem os sistemas de representação semiótica no processo de aprendizagem da matemática. A construção resultou em site web com coletânea de animações interativas que fazem uso de sistemas dinâmicos de representação algébrica e geométrica. O produto foi testado com turma de alunos do terceiro ano do ensino médio, e os resultados obtidos mostram que com o apoio de ferramentas digitais de mediação semiótica é possível não só introduzir novos conteúdos no programa da matemática escolar, mas também novas propostas de ensino.
id UFRGS-2_78461eb0faa5907b728c3a725e858080
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180089
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Monzon, Larissa WeyhGravina, Maria Alice2018-07-05T02:25:13Z20130103-636Xhttp://hdl.handle.net/10183/180089000937996Este artigo apresenta a concepção e a construção de produto educacional que trata de números complexos e funções. Na concepção levou-se em consideração o importante papel que tem os sistemas de representação semiótica no processo de aprendizagem da matemática. A construção resultou em site web com coletânea de animações interativas que fazem uso de sistemas dinâmicos de representação algébrica e geométrica. O produto foi testado com turma de alunos do terceiro ano do ensino médio, e os resultados obtidos mostram que com o apoio de ferramentas digitais de mediação semiótica é possível não só introduzir novos conteúdos no programa da matemática escolar, mas também novas propostas de ensino.This paper presents the design and construction of an educational material that focuses on complex numbers and functions. The design of the material took into account the important role of semiotic systems of representation in the process of learning mathematics. The construction resulted in a web site with a collection of interactive animations that make use of dynamical systems of algebraic and geometric representation. The product was tested with a group of students in the third year of high school, and the results show that, with the help of digital tools of semiotic mediation, it is possible not only to introduce new mathematics subjects in school, but also new forms of teaching and learning.application/pdfporBolema : boletim de educação matemática. Rio Claro, SP. Vol. 27, n. 46 (ago. 2013), p. 663-680Matemática : Ensino : AprendizagemFunções de variáveis complexasNumeros complexosComplex numbers and functionsDynamic systems of semiotic representationAlgebraic and geometric registersUma introdução às funções de variável complexa no Ensino Médio : uma possibilidade através do uso de animações interativasAn introduction to complex variable functions in high school : a possibility through the use of interactive animationsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000937996.pdf000937996.pdfTexto completoapplication/pdf1104680http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180089/1/000937996.pdf2acb01b461f2872c6c38eaa071457ae4MD51TEXT000937996.pdf.txt000937996.pdf.txtExtracted Texttext/plain37863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180089/2/000937996.pdf.txtbbd4ecc81bbf1aed0755418f193b4217MD5210183/1800892018-07-06 02:26:42.31241oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180089Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-06T05:26:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma introdução às funções de variável complexa no Ensino Médio : uma possibilidade através do uso de animações interativas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv An introduction to complex variable functions in high school : a possibility through the use of interactive animations
title Uma introdução às funções de variável complexa no Ensino Médio : uma possibilidade através do uso de animações interativas
spellingShingle Uma introdução às funções de variável complexa no Ensino Médio : uma possibilidade através do uso de animações interativas
Monzon, Larissa Weyh
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Funções de variáveis complexas
Numeros complexos
Complex numbers and functions
Dynamic systems of semiotic representation
Algebraic and geometric registers
title_short Uma introdução às funções de variável complexa no Ensino Médio : uma possibilidade através do uso de animações interativas
title_full Uma introdução às funções de variável complexa no Ensino Médio : uma possibilidade através do uso de animações interativas
title_fullStr Uma introdução às funções de variável complexa no Ensino Médio : uma possibilidade através do uso de animações interativas
title_full_unstemmed Uma introdução às funções de variável complexa no Ensino Médio : uma possibilidade através do uso de animações interativas
title_sort Uma introdução às funções de variável complexa no Ensino Médio : uma possibilidade através do uso de animações interativas
author Monzon, Larissa Weyh
author_facet Monzon, Larissa Weyh
Gravina, Maria Alice
author_role author
author2 Gravina, Maria Alice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monzon, Larissa Weyh
Gravina, Maria Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática : Ensino : Aprendizagem
Funções de variáveis complexas
Numeros complexos
topic Matemática : Ensino : Aprendizagem
Funções de variáveis complexas
Numeros complexos
Complex numbers and functions
Dynamic systems of semiotic representation
Algebraic and geometric registers
dc.subject.eng.fl_str_mv Complex numbers and functions
Dynamic systems of semiotic representation
Algebraic and geometric registers
description Este artigo apresenta a concepção e a construção de produto educacional que trata de números complexos e funções. Na concepção levou-se em consideração o importante papel que tem os sistemas de representação semiótica no processo de aprendizagem da matemática. A construção resultou em site web com coletânea de animações interativas que fazem uso de sistemas dinâmicos de representação algébrica e geométrica. O produto foi testado com turma de alunos do terceiro ano do ensino médio, e os resultados obtidos mostram que com o apoio de ferramentas digitais de mediação semiótica é possível não só introduzir novos conteúdos no programa da matemática escolar, mas também novas propostas de ensino.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-05T02:25:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180089
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0103-636X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000937996
identifier_str_mv 0103-636X
000937996
url http://hdl.handle.net/10183/180089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Bolema : boletim de educação matemática. Rio Claro, SP. Vol. 27, n. 46 (ago. 2013), p. 663-680
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180089/1/000937996.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180089/2/000937996.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2acb01b461f2872c6c38eaa071457ae4
bbd4ecc81bbf1aed0755418f193b4217
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447664165126144