Uma introdução às funções de variável complexa no Ensino Médio : uma possibilidade através do uso de animações interativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180089 |
Resumo: | Este artigo apresenta a concepção e a construção de produto educacional que trata de números complexos e funções. Na concepção levou-se em consideração o importante papel que tem os sistemas de representação semiótica no processo de aprendizagem da matemática. A construção resultou em site web com coletânea de animações interativas que fazem uso de sistemas dinâmicos de representação algébrica e geométrica. O produto foi testado com turma de alunos do terceiro ano do ensino médio, e os resultados obtidos mostram que com o apoio de ferramentas digitais de mediação semiótica é possível não só introduzir novos conteúdos no programa da matemática escolar, mas também novas propostas de ensino. |
id |
UFRGS-2_78461eb0faa5907b728c3a725e858080 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180089 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Monzon, Larissa WeyhGravina, Maria Alice2018-07-05T02:25:13Z20130103-636Xhttp://hdl.handle.net/10183/180089000937996Este artigo apresenta a concepção e a construção de produto educacional que trata de números complexos e funções. Na concepção levou-se em consideração o importante papel que tem os sistemas de representação semiótica no processo de aprendizagem da matemática. A construção resultou em site web com coletânea de animações interativas que fazem uso de sistemas dinâmicos de representação algébrica e geométrica. O produto foi testado com turma de alunos do terceiro ano do ensino médio, e os resultados obtidos mostram que com o apoio de ferramentas digitais de mediação semiótica é possível não só introduzir novos conteúdos no programa da matemática escolar, mas também novas propostas de ensino.This paper presents the design and construction of an educational material that focuses on complex numbers and functions. The design of the material took into account the important role of semiotic systems of representation in the process of learning mathematics. The construction resulted in a web site with a collection of interactive animations that make use of dynamical systems of algebraic and geometric representation. The product was tested with a group of students in the third year of high school, and the results show that, with the help of digital tools of semiotic mediation, it is possible not only to introduce new mathematics subjects in school, but also new forms of teaching and learning.application/pdfporBolema : boletim de educação matemática. Rio Claro, SP. Vol. 27, n. 46 (ago. 2013), p. 663-680Matemática : Ensino : AprendizagemFunções de variáveis complexasNumeros complexosComplex numbers and functionsDynamic systems of semiotic representationAlgebraic and geometric registersUma introdução às funções de variável complexa no Ensino Médio : uma possibilidade através do uso de animações interativasAn introduction to complex variable functions in high school : a possibility through the use of interactive animationsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000937996.pdf000937996.pdfTexto completoapplication/pdf1104680http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180089/1/000937996.pdf2acb01b461f2872c6c38eaa071457ae4MD51TEXT000937996.pdf.txt000937996.pdf.txtExtracted Texttext/plain37863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180089/2/000937996.pdf.txtbbd4ecc81bbf1aed0755418f193b4217MD5210183/1800892018-07-06 02:26:42.31241oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180089Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-06T05:26:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma introdução às funções de variável complexa no Ensino Médio : uma possibilidade através do uso de animações interativas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
An introduction to complex variable functions in high school : a possibility through the use of interactive animations |
title |
Uma introdução às funções de variável complexa no Ensino Médio : uma possibilidade através do uso de animações interativas |
spellingShingle |
Uma introdução às funções de variável complexa no Ensino Médio : uma possibilidade através do uso de animações interativas Monzon, Larissa Weyh Matemática : Ensino : Aprendizagem Funções de variáveis complexas Numeros complexos Complex numbers and functions Dynamic systems of semiotic representation Algebraic and geometric registers |
title_short |
Uma introdução às funções de variável complexa no Ensino Médio : uma possibilidade através do uso de animações interativas |
title_full |
Uma introdução às funções de variável complexa no Ensino Médio : uma possibilidade através do uso de animações interativas |
title_fullStr |
Uma introdução às funções de variável complexa no Ensino Médio : uma possibilidade através do uso de animações interativas |
title_full_unstemmed |
Uma introdução às funções de variável complexa no Ensino Médio : uma possibilidade através do uso de animações interativas |
title_sort |
Uma introdução às funções de variável complexa no Ensino Médio : uma possibilidade através do uso de animações interativas |
author |
Monzon, Larissa Weyh |
author_facet |
Monzon, Larissa Weyh Gravina, Maria Alice |
author_role |
author |
author2 |
Gravina, Maria Alice |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monzon, Larissa Weyh Gravina, Maria Alice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Funções de variáveis complexas Numeros complexos |
topic |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Funções de variáveis complexas Numeros complexos Complex numbers and functions Dynamic systems of semiotic representation Algebraic and geometric registers |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Complex numbers and functions Dynamic systems of semiotic representation Algebraic and geometric registers |
description |
Este artigo apresenta a concepção e a construção de produto educacional que trata de números complexos e funções. Na concepção levou-se em consideração o importante papel que tem os sistemas de representação semiótica no processo de aprendizagem da matemática. A construção resultou em site web com coletânea de animações interativas que fazem uso de sistemas dinâmicos de representação algébrica e geométrica. O produto foi testado com turma de alunos do terceiro ano do ensino médio, e os resultados obtidos mostram que com o apoio de ferramentas digitais de mediação semiótica é possível não só introduzir novos conteúdos no programa da matemática escolar, mas também novas propostas de ensino. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-07-05T02:25:13Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/180089 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0103-636X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000937996 |
identifier_str_mv |
0103-636X 000937996 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/180089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Bolema : boletim de educação matemática. Rio Claro, SP. Vol. 27, n. 46 (ago. 2013), p. 663-680 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180089/1/000937996.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180089/2/000937996.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2acb01b461f2872c6c38eaa071457ae4 bbd4ecc81bbf1aed0755418f193b4217 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447664165126144 |