O conhecimento pedagógico do professor de educação física da escola pública no Rio Grande do Sul: uma etnografia em Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25035 |
Resumo: | O estudo trata de identificar que conhecimentos sustentam a prática pedagógica do professor de educação física da escola pública da rede estadual de ensino. Nesse sentido, a análise efetiva desta investigação foi centrada nas concepções teóricas, na trajetória profissional e no cotidiano dos professores de educação física. A metodologia utilizada centrou-se na perspectiva qualitativa de um estudo etnográfico envolvendo dezesseis professores e seis escolas da rede pública estadual de ensino na cidade de Porto Alegre. Este trabalho aponta para a necessidade de compreenderse, com mais profundidade, o cotidiano escolar, através de estudos de perspectiva qualitativa, onde a compreensão das relações que abrangem a comunidade escolar sustente uma ação pedagógica dos professores de educação física, sem desconsiderar o contexto social, político, econômico e cultural. |
id |
UFRGS-2_78a994d2eaeef584077b09ab92ff17f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25035 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Scherer, AlexandreMolina Neto, Vicente2010-08-11T04:18:02Z20000104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/25035000293637O estudo trata de identificar que conhecimentos sustentam a prática pedagógica do professor de educação física da escola pública da rede estadual de ensino. Nesse sentido, a análise efetiva desta investigação foi centrada nas concepções teóricas, na trajetória profissional e no cotidiano dos professores de educação física. A metodologia utilizada centrou-se na perspectiva qualitativa de um estudo etnográfico envolvendo dezesseis professores e seis escolas da rede pública estadual de ensino na cidade de Porto Alegre. Este trabalho aponta para a necessidade de compreenderse, com mais profundidade, o cotidiano escolar, através de estudos de perspectiva qualitativa, onde a compreensão das relações que abrangem a comunidade escolar sustente uma ação pedagógica dos professores de educação física, sem desconsiderar o contexto social, político, econômico e cultural.The study examines to identify that knowledge sustain the pedagogic practice of physical education teachers of public school, of the state net of teaching. In that sense, the effective analysis of this study was centered in the theoretical conceptions, in the professional trajectory and in the daily of physical education teachers. The used methodology was centered in a qualitative perspective of an ethnographic study involving sixteen teachers and six schools of the public state net of teaching in the city of Porto Alegre. This work points for the need of understanding, with more depth the daily school, through studies of qualitative perspective, where the understanding of the relationships that embrace the scholastic community, sustain a pedagogic action of physical education teachers, without disrespecting the social, political, economic and cultural context.application/pdfporMovimento. Porto Alegre. vol. 7, n. 13, (2000), p.71-80Desporto escolar : AvaliacaoFormação de professoresEducação física e treinamentoRio Grande do SulO conhecimento pedagógico do professor de educação física da escola pública no Rio Grande do Sul: uma etnografia em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000293637.pdf.txt000293637.pdf.txtExtracted Texttext/plain41664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25035/2/000293637.pdf.txtfd742f61a913341e0863b174b8189ba1MD52ORIGINAL000293637.pdf000293637.pdfTexto completoapplication/pdf185370http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25035/1/000293637.pdf3a3bb68bd38c9c83e01a0c5f3be343b1MD51THUMBNAIL000293637.pdf.jpg000293637.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25035/3/000293637.pdf.jpg8ff86a763f96eeb1fbeb78d378124e10MD5310183/250352018-10-17 08:35:42.403oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25035Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:35:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O conhecimento pedagógico do professor de educação física da escola pública no Rio Grande do Sul: uma etnografia em Porto Alegre |
title |
O conhecimento pedagógico do professor de educação física da escola pública no Rio Grande do Sul: uma etnografia em Porto Alegre |
spellingShingle |
O conhecimento pedagógico do professor de educação física da escola pública no Rio Grande do Sul: uma etnografia em Porto Alegre Scherer, Alexandre Desporto escolar : Avaliacao Formação de professores Educação física e treinamento Rio Grande do Sul |
title_short |
O conhecimento pedagógico do professor de educação física da escola pública no Rio Grande do Sul: uma etnografia em Porto Alegre |
title_full |
O conhecimento pedagógico do professor de educação física da escola pública no Rio Grande do Sul: uma etnografia em Porto Alegre |
title_fullStr |
O conhecimento pedagógico do professor de educação física da escola pública no Rio Grande do Sul: uma etnografia em Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
O conhecimento pedagógico do professor de educação física da escola pública no Rio Grande do Sul: uma etnografia em Porto Alegre |
title_sort |
O conhecimento pedagógico do professor de educação física da escola pública no Rio Grande do Sul: uma etnografia em Porto Alegre |
author |
Scherer, Alexandre |
author_facet |
Scherer, Alexandre Molina Neto, Vicente |
author_role |
author |
author2 |
Molina Neto, Vicente |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scherer, Alexandre Molina Neto, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desporto escolar : Avaliacao Formação de professores Educação física e treinamento Rio Grande do Sul |
topic |
Desporto escolar : Avaliacao Formação de professores Educação física e treinamento Rio Grande do Sul |
description |
O estudo trata de identificar que conhecimentos sustentam a prática pedagógica do professor de educação física da escola pública da rede estadual de ensino. Nesse sentido, a análise efetiva desta investigação foi centrada nas concepções teóricas, na trajetória profissional e no cotidiano dos professores de educação física. A metodologia utilizada centrou-se na perspectiva qualitativa de um estudo etnográfico envolvendo dezesseis professores e seis escolas da rede pública estadual de ensino na cidade de Porto Alegre. Este trabalho aponta para a necessidade de compreenderse, com mais profundidade, o cotidiano escolar, através de estudos de perspectiva qualitativa, onde a compreensão das relações que abrangem a comunidade escolar sustente uma ação pedagógica dos professores de educação física, sem desconsiderar o contexto social, político, econômico e cultural. |
publishDate |
2000 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2000 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-08-11T04:18:02Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25035 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-754X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000293637 |
identifier_str_mv |
0104-754X 000293637 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Movimento. Porto Alegre. vol. 7, n. 13, (2000), p.71-80 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25035/2/000293637.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25035/1/000293637.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25035/3/000293637.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fd742f61a913341e0863b174b8189ba1 3a3bb68bd38c9c83e01a0c5f3be343b1 8ff86a763f96eeb1fbeb78d378124e10 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447419574288384 |