O conhecimento pedagógico do professor de educação física da escola pública no Rio Grande do Sul: uma etnografia em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherer, Alexandre
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Molina Neto, Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25035
Resumo: O estudo trata de identificar que conhecimentos sustentam a prática pedagógica do professor de educação física da escola pública da rede estadual de ensino. Nesse sentido, a análise efetiva desta investigação foi centrada nas concepções teóricas, na trajetória profissional e no cotidiano dos professores de educação física. A metodologia utilizada centrou-se na perspectiva qualitativa de um estudo etnográfico envolvendo dezesseis professores e seis escolas da rede pública estadual de ensino na cidade de Porto Alegre. Este trabalho aponta para a necessidade de compreenderse, com mais profundidade, o cotidiano escolar, através de estudos de perspectiva qualitativa, onde a compreensão das relações que abrangem a comunidade escolar sustente uma ação pedagógica dos professores de educação física, sem desconsiderar o contexto social, político, econômico e cultural.
id UFRGS-2_78a994d2eaeef584077b09ab92ff17f9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25035
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Scherer, AlexandreMolina Neto, Vicente2010-08-11T04:18:02Z20000104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/25035000293637O estudo trata de identificar que conhecimentos sustentam a prática pedagógica do professor de educação física da escola pública da rede estadual de ensino. Nesse sentido, a análise efetiva desta investigação foi centrada nas concepções teóricas, na trajetória profissional e no cotidiano dos professores de educação física. A metodologia utilizada centrou-se na perspectiva qualitativa de um estudo etnográfico envolvendo dezesseis professores e seis escolas da rede pública estadual de ensino na cidade de Porto Alegre. Este trabalho aponta para a necessidade de compreenderse, com mais profundidade, o cotidiano escolar, através de estudos de perspectiva qualitativa, onde a compreensão das relações que abrangem a comunidade escolar sustente uma ação pedagógica dos professores de educação física, sem desconsiderar o contexto social, político, econômico e cultural.The study examines to identify that knowledge sustain the pedagogic practice of physical education teachers of public school, of the state net of teaching. In that sense, the effective analysis of this study was centered in the theoretical conceptions, in the professional trajectory and in the daily of physical education teachers. The used methodology was centered in a qualitative perspective of an ethnographic study involving sixteen teachers and six schools of the public state net of teaching in the city of Porto Alegre. This work points for the need of understanding, with more depth the daily school, through studies of qualitative perspective, where the understanding of the relationships that embrace the scholastic community, sustain a pedagogic action of physical education teachers, without disrespecting the social, political, economic and cultural context.application/pdfporMovimento. Porto Alegre. vol. 7, n. 13, (2000), p.71-80Desporto escolar : AvaliacaoFormação de professoresEducação física e treinamentoRio Grande do SulO conhecimento pedagógico do professor de educação física da escola pública no Rio Grande do Sul: uma etnografia em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000293637.pdf.txt000293637.pdf.txtExtracted Texttext/plain41664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25035/2/000293637.pdf.txtfd742f61a913341e0863b174b8189ba1MD52ORIGINAL000293637.pdf000293637.pdfTexto completoapplication/pdf185370http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25035/1/000293637.pdf3a3bb68bd38c9c83e01a0c5f3be343b1MD51THUMBNAIL000293637.pdf.jpg000293637.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1498http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25035/3/000293637.pdf.jpg8ff86a763f96eeb1fbeb78d378124e10MD5310183/250352018-10-17 08:35:42.403oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25035Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:35:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O conhecimento pedagógico do professor de educação física da escola pública no Rio Grande do Sul: uma etnografia em Porto Alegre
title O conhecimento pedagógico do professor de educação física da escola pública no Rio Grande do Sul: uma etnografia em Porto Alegre
spellingShingle O conhecimento pedagógico do professor de educação física da escola pública no Rio Grande do Sul: uma etnografia em Porto Alegre
Scherer, Alexandre
Desporto escolar : Avaliacao
Formação de professores
Educação física e treinamento
Rio Grande do Sul
title_short O conhecimento pedagógico do professor de educação física da escola pública no Rio Grande do Sul: uma etnografia em Porto Alegre
title_full O conhecimento pedagógico do professor de educação física da escola pública no Rio Grande do Sul: uma etnografia em Porto Alegre
title_fullStr O conhecimento pedagógico do professor de educação física da escola pública no Rio Grande do Sul: uma etnografia em Porto Alegre
title_full_unstemmed O conhecimento pedagógico do professor de educação física da escola pública no Rio Grande do Sul: uma etnografia em Porto Alegre
title_sort O conhecimento pedagógico do professor de educação física da escola pública no Rio Grande do Sul: uma etnografia em Porto Alegre
author Scherer, Alexandre
author_facet Scherer, Alexandre
Molina Neto, Vicente
author_role author
author2 Molina Neto, Vicente
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scherer, Alexandre
Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Desporto escolar : Avaliacao
Formação de professores
Educação física e treinamento
Rio Grande do Sul
topic Desporto escolar : Avaliacao
Formação de professores
Educação física e treinamento
Rio Grande do Sul
description O estudo trata de identificar que conhecimentos sustentam a prática pedagógica do professor de educação física da escola pública da rede estadual de ensino. Nesse sentido, a análise efetiva desta investigação foi centrada nas concepções teóricas, na trajetória profissional e no cotidiano dos professores de educação física. A metodologia utilizada centrou-se na perspectiva qualitativa de um estudo etnográfico envolvendo dezesseis professores e seis escolas da rede pública estadual de ensino na cidade de Porto Alegre. Este trabalho aponta para a necessidade de compreenderse, com mais profundidade, o cotidiano escolar, através de estudos de perspectiva qualitativa, onde a compreensão das relações que abrangem a comunidade escolar sustente uma ação pedagógica dos professores de educação física, sem desconsiderar o contexto social, político, econômico e cultural.
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-08-11T04:18:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25035
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-754X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000293637
identifier_str_mv 0104-754X
000293637
url http://hdl.handle.net/10183/25035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimento. Porto Alegre. vol. 7, n. 13, (2000), p.71-80
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25035/2/000293637.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25035/1/000293637.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25035/3/000293637.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fd742f61a913341e0863b174b8189ba1
3a3bb68bd38c9c83e01a0c5f3be343b1
8ff86a763f96eeb1fbeb78d378124e10
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447419574288384