Marta e o baú dos ladrões : a escritura de um livro de imagens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/15703 |
Resumo: | Uma oficina de criação de livro de imagens com crianças de ensino fundamental, alunos de escola federal, foi ponto de partida e objeto de observação para esta pesquisa. A entrevista resgatou memórias da vivência da oficina e por meio de uma escuta atenta às falas dos estudantes e também à narração da história por eles ilustrada, o estudo tenta promover um determinado olhar sobre as manifestações expressivas desses jovens. Pretende sugerir a realização de práticas pedagógicas diferenciadas, que respeitem o desejo do estudante e promovam a integração dos participantes na criação de um bem comum, bem simbólico afetivamente significativo. Aborda questões relativas às metodologias pedagógicas para o desenvolvimento dos hábitos da leitura e da escrita de imagens, com ênfase na compreensão da necessidade de apropriação e compreensão sobre os fenômenos da cultura em sua relação com a formação de leitores de textos e imagens. Compreende a Ilustração como fenômeno cultural no ocidente e ressalta sua relação com a aquisição da leitura, bem como destaca estudos sobre a ligação entre criação e leitura de textos e imagens e sobre o desenvolvimento de competência do sujeito leitor, além dos que tratam da inter-relação entre os temas da ilustração e da literatura. Percebe-se prevalência na preocupação dos pesquisadores em relação ao desenvolvimento da leitura de textos escritos, pondo o aprendizado sobre a leitura das imagens em nível mais básico no que diz respeito à leitura de mundo. Nota-se que a prática artística pode assumir as funções de libertar o sujeito leitor dos preconceitos estéticos e habilitar à experimentação estética, sendo capaz de favorecer o desenvolvimento de posições autônomas e críticas sustentáveis sobre os produtos das culturas, bem como conscientizar sobre as infinitas possibilidades e variantes que se interpõe no processo criativo. |
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