Inclusão de crianças pequenas em escolas infantis : encantamentos da Inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Millani, Elma Maria Saraiva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181319
Resumo: Tratando-se de um trabalho de conclusão de curso, este estudo traz os aprendizados e experiências vivenciadas no transcorrer de todo o curso de Pedagogia, com a peculiaridade do olhar da formanda-pesquisadora estar voltado ao tema inclusão. A partir desse tema, trouxe-se um relato de experiência de estágio junto ao menino Amado (nome fictício) diagnosticado com autismo; a essa história se entrelaçaram outras, retiradas de artigos e palestras e também outras vividas pela pesquisadora em situação de convívio social. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais com experiência comprovada na atuação em inclusão. Este estudo teve como objetivo geral analisar, de forma exploratória, como se dá a inclusão de crianças pequenas com diagnóstico de autismo nas escolas de Educação Infantil. E, como objetivo específico, identificar os aspectos positivos e negativos do diagnóstico de autismo quando a criança chega à escola infantil. Com essa finalidade, o estudo vai em busca das seguintes perguntas de pesquisa: quando uma criança vira aluno? Qual o papel do diagnóstico nas escolas de Educação Infantil? O que é preciso para uma criança pertencer e aprender? Como acolher a família neste processo de pertencimento da criança à escola e ao espaço social? Nessa busca, auxiliaram-me estudos de Baptista, Milmann, Tezzari, Jerusalinsky, Bosa, Santos, Freitas. Conclui-se que o papel do diagnóstico é dúbio, pois é necessário para acessar alguns benefícios garantidos por lei, porém ao mesmo tempo pode carregar junto a si uma marca de impossibilidades, limitando, antes de qualquer tentativa, aprendizados das crianças/alunos. Também se conclui como sendo imprescindível o olhar, a atenção, o estar presente, do profissional que atua junto aos alunos.
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