Capacidade de gestão da informação e implementação de estratégia de big data

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maçada, Antônio Carlos Gastaud
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Brinkhues, Rafael Alfonso, Freitas Junior, José Carlos da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/207165
Resumo: O interesse das organizações em desenvolver estratégias de Big Data está aumentando significativamente. No entanto, a expectativa do valor desses benefícios e dos custos envolvidos na aquisição ou desenvolvimento dessas soluções não é homogênea para todas as empresas, gerando imperfeições competitivas no mercado de recursos estratégicos. A capacidade de gestão da informação (CGI) tem como premissa fornecer as informações necessárias para que as estratégias de Big Data sejam bem-sucedidas. Este artigo se propõe a analisar a CGI como um agente de imperfeição no mercado de fatores estratégicos de Big Data. As hipóteses foram testadas a partir de uma Survey com 101 respondentes e analisadas com a utilização de SEM-PLS. Os resultados indicam uma influência CGI positiva na expectativa de valor e uma negativa na expectativa de custo. A expectativa de custo afeta inversamente a intenção de comprar ou desenvolver os recursos para implantar estratégias de Big Data. A expectativa de valor tem um efeito positivo em ambas as intenções.
id UFRGS-2_792ff67a564a45b9f97d697a878c1378
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/207165
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Maçada, Antônio Carlos GastaudBrinkhues, Rafael AlfonsoFreitas Junior, José Carlos da Silva2020-05-08T04:08:12Z20190034-7590http://hdl.handle.net/10183/207165001114348O interesse das organizações em desenvolver estratégias de Big Data está aumentando significativamente. No entanto, a expectativa do valor desses benefícios e dos custos envolvidos na aquisição ou desenvolvimento dessas soluções não é homogênea para todas as empresas, gerando imperfeições competitivas no mercado de recursos estratégicos. A capacidade de gestão da informação (CGI) tem como premissa fornecer as informações necessárias para que as estratégias de Big Data sejam bem-sucedidas. Este artigo se propõe a analisar a CGI como um agente de imperfeição no mercado de fatores estratégicos de Big Data. As hipóteses foram testadas a partir de uma Survey com 101 respondentes e analisadas com a utilização de SEM-PLS. Os resultados indicam uma influência CGI positiva na expectativa de valor e uma negativa na expectativa de custo. A expectativa de custo afeta inversamente a intenção de comprar ou desenvolver os recursos para implantar estratégias de Big Data. A expectativa de valor tem um efeito positivo em ambas as intenções.Firms are increasingly interested in developing Big Data strategies. However, the expectation of the value of these benefits and of the costs involved in acquiring or developing these solutions are not homogeneous for all firms, which generates competitive imperfections in the market for strategic resources. Information Management Capability (IMC) aims to provide the required unique insights for successful Big Data strategies. This study analyzes IMC as an imperfection agent in the market for strategic Big Data resources. The hypotheses were tested using a survey of 101 respondents and analyzed with SEM-PLS. The results indicate the positive influence of IMC on value expectation and a negative effect on cost expectation. Cost expectation inversely affects the intent to purchase or develop the resources to implement Big Data strategies. Value expectation has a positive effect on both intents.El interés de las organizaciones en el desarrollo de estrategias de Big Data está aumentando significativamente. Sin embargo, la expectativa del valor de los beneficios y de los costos implicados en el acreedor o el desarrollo de estas soluciones no es homogénea para todas las empresas, impugnando las imperfecciones en el mercado de los recursos estratégicos. Capacidad de Gestión de la Información (CGI) utiliza las premisas proporcionar las pruebas requeridas para el éxito de Big Data, este artículo tiene como objetivo analizar el CGI como un agente de imperfección en el Strategic Factor Market de Big Data. Las hipótesis se probaron de una encuesta de 101 respondedores y se analizaron con SEM-PLS. Los resultados indican la positiva influencia de CGI sobre la expectativa y una negativa en una expectativa de los costos. La expectativa de los costos inversamente afecta al intento de comprar o de desarrollar los recursos para implementar estrategias Big Data. La expectativa de valor tiene un efecto positivo en ambos intents.application/pdfporRae: Revista de administração de empresas. São Paulo. Vol. 59, n. 6 (nov./dez. 2019), p. 379-388Gestão da informaçãoBig dataEstratégia tecnológicaInformation managementBig dataEstrategic factor marketValue expectationCost expectationCapacidade de gestão da informação e implementação de estratégia de big dataInformation management capability and big data strategy implementation Capacidad de gestión de la información e implementación de estrategia de Big Data info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114348.pdf.txt001114348.pdf.txtExtracted Texttext/plain50237http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207165/3/001114348.pdf.txtd8bf5a536ebc1719a08157fd1757f7e2MD53001114348-02.pdf.txt001114348-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain46929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207165/4/001114348-02.pdf.txtf8a19421bad12a481f9566e7824a9280MD54ORIGINAL001114348.pdfTexto completoapplication/pdf222620http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207165/1/001114348.pdfd0f2e4256e90e3e1d98b3776d96f1828MD51001114348-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf212334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207165/2/001114348-02.pdf86c6b37b0505849f76a2e0a8182a499bMD5210183/2071652021-03-09 04:28:20.906398oai:www.lume.ufrgs.br:10183/207165Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-03-09T07:28:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Capacidade de gestão da informação e implementação de estratégia de big data
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Information management capability and big data strategy implementation
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Capacidad de gestión de la información e implementación de estrategia de Big Data
title Capacidade de gestão da informação e implementação de estratégia de big data
spellingShingle Capacidade de gestão da informação e implementação de estratégia de big data
Maçada, Antônio Carlos Gastaud
Gestão da informação
Big data
Estratégia tecnológica
Information management
Big data
Estrategic factor market
Value expectation
Cost expectation
title_short Capacidade de gestão da informação e implementação de estratégia de big data
title_full Capacidade de gestão da informação e implementação de estratégia de big data
title_fullStr Capacidade de gestão da informação e implementação de estratégia de big data
title_full_unstemmed Capacidade de gestão da informação e implementação de estratégia de big data
title_sort Capacidade de gestão da informação e implementação de estratégia de big data
author Maçada, Antônio Carlos Gastaud
author_facet Maçada, Antônio Carlos Gastaud
Brinkhues, Rafael Alfonso
Freitas Junior, José Carlos da Silva
author_role author
author2 Brinkhues, Rafael Alfonso
Freitas Junior, José Carlos da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maçada, Antônio Carlos Gastaud
Brinkhues, Rafael Alfonso
Freitas Junior, José Carlos da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da informação
Big data
Estratégia tecnológica
topic Gestão da informação
Big data
Estratégia tecnológica
Information management
Big data
Estrategic factor market
Value expectation
Cost expectation
dc.subject.eng.fl_str_mv Information management
Big data
Estrategic factor market
Value expectation
Cost expectation
description O interesse das organizações em desenvolver estratégias de Big Data está aumentando significativamente. No entanto, a expectativa do valor desses benefícios e dos custos envolvidos na aquisição ou desenvolvimento dessas soluções não é homogênea para todas as empresas, gerando imperfeições competitivas no mercado de recursos estratégicos. A capacidade de gestão da informação (CGI) tem como premissa fornecer as informações necessárias para que as estratégias de Big Data sejam bem-sucedidas. Este artigo se propõe a analisar a CGI como um agente de imperfeição no mercado de fatores estratégicos de Big Data. As hipóteses foram testadas a partir de uma Survey com 101 respondentes e analisadas com a utilização de SEM-PLS. Os resultados indicam uma influência CGI positiva na expectativa de valor e uma negativa na expectativa de custo. A expectativa de custo afeta inversamente a intenção de comprar ou desenvolver os recursos para implantar estratégias de Big Data. A expectativa de valor tem um efeito positivo em ambas as intenções.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-08T04:08:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/207165
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0034-7590
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001114348
identifier_str_mv 0034-7590
001114348
url http://hdl.handle.net/10183/207165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Rae: Revista de administração de empresas. São Paulo. Vol. 59, n. 6 (nov./dez. 2019), p. 379-388
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207165/3/001114348.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207165/4/001114348-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207165/1/001114348.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/207165/2/001114348-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d8bf5a536ebc1719a08157fd1757f7e2
f8a19421bad12a481f9566e7824a9280
d0f2e4256e90e3e1d98b3776d96f1828
86c6b37b0505849f76a2e0a8182a499b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725068166299648