O lugar da escola na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27411 |
Resumo: | O presente trabalho analisa sobre qual o lugar da escola na contemporaneidade, as formas de legitimações de produções do conhecimento, e quais são as influências, na formação da identidade do sujeito. Com o advento da tecnologia, a dinâmica da produção do conhecimento, está diversificada, mas mesmo assim, a escola ainda é um ponto referencial, quando se fala em formação e aquisição de aprendizagens para o viver socialmente. Sendo o processo escolar ainda muito importante, para a construção de perfis identitários, por isso, há a preocupação de que como está sendo utilizado este dispositivo, se a instituição escolar, serve apenas para reproduzir e fortalecer o status quo, ou também, é uma engrenagem para produção de novas ideias, formulando pensamentos críticos, servindo para um repensar da nossa realidade social. Metodologicamente, usamos para o trabalho, a observação participante e as entrevistas semi-estruturadas, a fim de identificar, nas práticas educacionais da Educação Infantil e da Educação de Jovens e Adultos, como a estandardização do pensamento em toda a rede de produção de conhecimento, pode fortalecer a sociedade que aí está. |
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