Neoliberalismo, subjetivação e oligopólio na indústria da música : um estudo comparativo entre o topo das paradas da Billboard da década de 1970 e 2000

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Favretto, Gabriel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205847
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar a indústria da música dos EUA através de uma análise comparada entre a década de 1970 e 2000. A comparação se dá no intuito de entender como o neoliberalismo afetou tal setor de mercado tendo em vista que o projeto neoliberal estava em sua infância nos anos 1970 e já havia conquistado certa hegemonia no novo milênio. Para tal, é utilizado como fonte os charts de fim de ano da revista Billboard. Esses, por mensurarem o número de vendas e reproduções de uma determinada canção ao longo do ano são o padrão para se medir a popularidade de uma música nos EUA. O estudo se dá, portanto, no sentido de entender não só o âmbito econômico desse processo, mas também as mudanças na esfera discursiva das letras das canções utilizando para tal a ideia de neoliberalismo enquanto uma racionalidade. O foco desta instrumentalização é a questão da subjetivação dos sujeitos pelo discurso, sendo o neossujeito o marco teórico empregado para tal.
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