A comunicação da informação vivenciada como aprendizado indispensável de saberes na formação profissional em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreza Rodrigues Nunes da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249378
Resumo: Este trabalho relata a experiência da aluna de graduação em dois cursos diferentes, que sempre nutriu a motivação e a vontade de unir em intersecção ativa os respectivos aprendizados. Os cursos de Enfermagem e Publicidade apesar de serem visualizados na fisiologia e em conteúdos de áreas diferentes, intercalados entre si, numa abrangência de circunvizinhança, a saúde e a comunicação poderiam ver-se, compreenderem-se, saberem-se complementares e serem úteis mutuamente. Os estudos decorreram de atividades didáticas nos campos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade da Cidade de São Paulo, Cruzeiro do Sul. Trata-se do método qualitativo, estudo descritivo, tipo relato de experiência. A partir de um experiência vivida e contextualizada, este relato está constituído de aspectos vivenciados no período de 2013 até 2020. Como apoio e motivação no aprendizado, ressaltam-se os cursos: técnico em comunicação visual (UniRitter); Graduação em Publicidade e Propaganda (Universidade Cruzeiro do Sul) e graduação em Enfermagem (UFRGS). Dessa experiência resultaram como anotações importantes a necessidade da avaliação permanente, individual, formal e institucional, e a observação de lacunas da comunicação na gênese acadêmica em saúde. Nessa proximidade das áreas, ambas, tornar-se-iam essenciais, cooperativas e complementares entre si. As pessoas necessitam de saúde tanto quanto da comunicação para o cuidado em saúde ser eficaz. Os profissionais formados em saúde que reconhecem essa necessidade e buscam se aprofundar no estudo da comunicação beneficiam-se, favorecendo ao usuário do seu atendimento e o próprio autocuidado e desempenho na carreira profissional.
id UFRGS-2_7a4079fec1fb309f268302c2f304472f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249378
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Andreza Rodrigues Nunes daPaixão, Dilmar Xavier da2022-09-28T04:39:27Z2020http://hdl.handle.net/10183/249378001145640Este trabalho relata a experiência da aluna de graduação em dois cursos diferentes, que sempre nutriu a motivação e a vontade de unir em intersecção ativa os respectivos aprendizados. Os cursos de Enfermagem e Publicidade apesar de serem visualizados na fisiologia e em conteúdos de áreas diferentes, intercalados entre si, numa abrangência de circunvizinhança, a saúde e a comunicação poderiam ver-se, compreenderem-se, saberem-se complementares e serem úteis mutuamente. Os estudos decorreram de atividades didáticas nos campos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade da Cidade de São Paulo, Cruzeiro do Sul. Trata-se do método qualitativo, estudo descritivo, tipo relato de experiência. A partir de um experiência vivida e contextualizada, este relato está constituído de aspectos vivenciados no período de 2013 até 2020. Como apoio e motivação no aprendizado, ressaltam-se os cursos: técnico em comunicação visual (UniRitter); Graduação em Publicidade e Propaganda (Universidade Cruzeiro do Sul) e graduação em Enfermagem (UFRGS). Dessa experiência resultaram como anotações importantes a necessidade da avaliação permanente, individual, formal e institucional, e a observação de lacunas da comunicação na gênese acadêmica em saúde. Nessa proximidade das áreas, ambas, tornar-se-iam essenciais, cooperativas e complementares entre si. As pessoas necessitam de saúde tanto quanto da comunicação para o cuidado em saúde ser eficaz. Os profissionais formados em saúde que reconhecem essa necessidade e buscam se aprofundar no estudo da comunicação beneficiam-se, favorecendo ao usuário do seu atendimento e o próprio autocuidado e desempenho na carreira profissional.Resumo não disponível.application/pdfporProfissional da saúdeEducação em saúdePessoal de saúde : FormaçãoHealth personnelHealth human resource trainingNursing educationA comunicação da informação vivenciada como aprendizado indispensável de saberes na formação profissional em saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2020Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145640.pdf.txt001145640.pdf.txtExtracted Texttext/plain67678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249378/2/001145640.pdf.txt173c25804e4ae9688fb7610d37f65327MD52ORIGINAL001145640.pdfTexto completoapplication/pdf862997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249378/1/001145640.pdfb7c9ca75b934960eb1524f78a286077eMD5110183/2493782022-09-29 04:46:41.631725oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249378Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-29T07:46:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A comunicação da informação vivenciada como aprendizado indispensável de saberes na formação profissional em saúde
title A comunicação da informação vivenciada como aprendizado indispensável de saberes na formação profissional em saúde
spellingShingle A comunicação da informação vivenciada como aprendizado indispensável de saberes na formação profissional em saúde
Silva, Andreza Rodrigues Nunes da
Profissional da saúde
Educação em saúde
Pessoal de saúde : Formação
Health personnel
Health human resource training
Nursing education
title_short A comunicação da informação vivenciada como aprendizado indispensável de saberes na formação profissional em saúde
title_full A comunicação da informação vivenciada como aprendizado indispensável de saberes na formação profissional em saúde
title_fullStr A comunicação da informação vivenciada como aprendizado indispensável de saberes na formação profissional em saúde
title_full_unstemmed A comunicação da informação vivenciada como aprendizado indispensável de saberes na formação profissional em saúde
title_sort A comunicação da informação vivenciada como aprendizado indispensável de saberes na formação profissional em saúde
author Silva, Andreza Rodrigues Nunes da
author_facet Silva, Andreza Rodrigues Nunes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andreza Rodrigues Nunes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paixão, Dilmar Xavier da
contributor_str_mv Paixão, Dilmar Xavier da
dc.subject.por.fl_str_mv Profissional da saúde
Educação em saúde
Pessoal de saúde : Formação
topic Profissional da saúde
Educação em saúde
Pessoal de saúde : Formação
Health personnel
Health human resource training
Nursing education
dc.subject.eng.fl_str_mv Health personnel
Health human resource training
Nursing education
description Este trabalho relata a experiência da aluna de graduação em dois cursos diferentes, que sempre nutriu a motivação e a vontade de unir em intersecção ativa os respectivos aprendizados. Os cursos de Enfermagem e Publicidade apesar de serem visualizados na fisiologia e em conteúdos de áreas diferentes, intercalados entre si, numa abrangência de circunvizinhança, a saúde e a comunicação poderiam ver-se, compreenderem-se, saberem-se complementares e serem úteis mutuamente. Os estudos decorreram de atividades didáticas nos campos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade da Cidade de São Paulo, Cruzeiro do Sul. Trata-se do método qualitativo, estudo descritivo, tipo relato de experiência. A partir de um experiência vivida e contextualizada, este relato está constituído de aspectos vivenciados no período de 2013 até 2020. Como apoio e motivação no aprendizado, ressaltam-se os cursos: técnico em comunicação visual (UniRitter); Graduação em Publicidade e Propaganda (Universidade Cruzeiro do Sul) e graduação em Enfermagem (UFRGS). Dessa experiência resultaram como anotações importantes a necessidade da avaliação permanente, individual, formal e institucional, e a observação de lacunas da comunicação na gênese acadêmica em saúde. Nessa proximidade das áreas, ambas, tornar-se-iam essenciais, cooperativas e complementares entre si. As pessoas necessitam de saúde tanto quanto da comunicação para o cuidado em saúde ser eficaz. Os profissionais formados em saúde que reconhecem essa necessidade e buscam se aprofundar no estudo da comunicação beneficiam-se, favorecendo ao usuário do seu atendimento e o próprio autocuidado e desempenho na carreira profissional.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-28T04:39:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/249378
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145640
url http://hdl.handle.net/10183/249378
identifier_str_mv 001145640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249378/2/001145640.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249378/1/001145640.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 173c25804e4ae9688fb7610d37f65327
b7c9ca75b934960eb1524f78a286077e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447319899799552