Estado, mercado e formas de privatização : a influência dos think tanks na política educacional brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Valdelaine da Rosa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Peroni, Vera Maria Vidal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261778
Resumo: Há, especialmente no século XXI, uma proliferação dos think tanks que operam como produtores e influenciado-res de ideias acerca do mercado, que defendem a redução do intervencionismo estatal nas tomadas de decisões. Este estudo tem como objetivo discutir a influência que têm exercido na organização das políticas educacionais de forma a alargar e intensificar a penetração dos interesses do mercado na área educacional. Para alcançar este propósito, é realizada uma discussão sobre as formas de privatização que têm levado a lógica do mercado para o interior das políticas educacionais. É traçado um panorama da distribuição dessas organizações no mundo, com as características de seus financiadores e apoiadores. Por fim, são apresentados os princípios que orientam as ações de três think tanks: um estadunidense e dois brasileiros, com foco nas questões educacionais. Este estudo demonstrou que os interesses do capital, representados por organizações financiadas por grandes empresas (com capacidade de penetração na imprensa, nos governos, nas universidades, nas mídias sociais, na indústria cultural), pretendem claramente determinar ao Estado uma perspectiva privada na definição e na concepção das políticas educacionais.
id UFRGS-2_7a5a71dfe75da54f1175fa02f8501f56
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261778
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mendes, Valdelaine da RosaPeroni, Vera Maria Vidal2023-07-05T03:47:40Z20200104-7469http://hdl.handle.net/10183/261778001168818Há, especialmente no século XXI, uma proliferação dos think tanks que operam como produtores e influenciado-res de ideias acerca do mercado, que defendem a redução do intervencionismo estatal nas tomadas de decisões. Este estudo tem como objetivo discutir a influência que têm exercido na organização das políticas educacionais de forma a alargar e intensificar a penetração dos interesses do mercado na área educacional. Para alcançar este propósito, é realizada uma discussão sobre as formas de privatização que têm levado a lógica do mercado para o interior das políticas educacionais. É traçado um panorama da distribuição dessas organizações no mundo, com as características de seus financiadores e apoiadores. Por fim, são apresentados os princípios que orientam as ações de três think tanks: um estadunidense e dois brasileiros, com foco nas questões educacionais. Este estudo demonstrou que os interesses do capital, representados por organizações financiadas por grandes empresas (com capacidade de penetração na imprensa, nos governos, nas universidades, nas mídias sociais, na indústria cultural), pretendem claramente determinar ao Estado uma perspectiva privada na definição e na concepção das políticas educacionais.There is, especially in the 21st century, a proliferation of think tanks that operate as producers and influencers of market ideas, advocating the reduction of state interventionism in decision making. This study aims to discuss the influence they have exerted on educational policies in order to broaden and intensify the penetration of ma-rket interests in the educational area. To achieve this purpose, a discussion is held on the forms of privatization that have brought the logic of the market into educational policies. An overview is given of the distribution of organizations in the world, with characteristics of their funders and supporters. Finally, the principles that guide the actions of two think tanks are presented, one American and two Brazilian, which focus on educational issues. This study has shown that the interests of capital, represented by organizations funded by large corporations (which are able to gain entrance into the press, governments, universities, social media and the cultural industry) are intended to clearly determine the State a private perspective in the definition and design of educational policies.Existe, especialmente en el siglo XXI, una proliferación de think tanks que operan como productores e influen-ciadores de ideas acerca del mercado, que defienden la reducción del intervencionismo estatal en la tomada de decisiones. Este estudio tiene como objetivo discutir la influencia que han ejercido en la organización de las políticas educacionales de formaa estrechar e intensificar la penetración de los intereses del mercado en el área educacional. Para alcanzar este propósito realizamos una discusión acerca de las formas de privatización que han permeado la lógica del mercado en el interior de las políticas educacionales; se ha trazado un panorama de la distribución de esas organizaciones en el mundo, con las características de sus financiadores y apoyadores. Por fin, son presentados los principios que orientan las acciones de dos think tanks: un estadunidense y dos brasileños, con foco en las cuestiones educacionales. Este estudio ha demostrado que los intereses del capi-tal, representados por organizaciones financiadas por grandes empresas (con capacidad de penetración en la prensa, en los gobiernos, en las universidades, en los medios de comunicación social y en la industria cultural), pretenden claramente determinar al Estado una perspectiva privada en la definición y concepción de las políti-cas educacionales.application/pdfporEspaço pedagógico. Passo Fundo, RS. Vol. 27, n. 1 (jan./abr. 2020), p. 147-167Política educacionalAções afirmativasEducational policyThink tankPrivatizationMarketPolítica educacionalPrivatizaciónMercadoEstado, mercado e formas de privatização : a influência dos think tanks na política educacional brasileiraState, market and forms of privatization : an influence of think tanks on brazilian educational policyEstado, mercado y formas de privatización : la influencia de los think tanks en la política educacional brasileñainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168818.pdf.txt001168818.pdf.txtExtracted Texttext/plain71436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261778/2/001168818.pdf.txt5669fd42721d150431682d5d8769eea1MD52ORIGINAL001168818.pdfTexto completoapplication/pdf274100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261778/1/001168818.pdfc290c3ea7ff70f844eef08a9e5579078MD5110183/2617782023-07-06 03:53:02.783021oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261778Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-06T06:53:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estado, mercado e formas de privatização : a influência dos think tanks na política educacional brasileira
dc.title.alternative.en.fl_str_mv State, market and forms of privatization : an influence of think tanks on brazilian educational policy
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Estado, mercado y formas de privatización : la influencia de los think tanks en la política educacional brasileña
title Estado, mercado e formas de privatização : a influência dos think tanks na política educacional brasileira
spellingShingle Estado, mercado e formas de privatização : a influência dos think tanks na política educacional brasileira
Mendes, Valdelaine da Rosa
Política educacional
Ações afirmativas
Educational policy
Think tank
Privatization
Market
Política educacional
Privatización
Mercado
title_short Estado, mercado e formas de privatização : a influência dos think tanks na política educacional brasileira
title_full Estado, mercado e formas de privatização : a influência dos think tanks na política educacional brasileira
title_fullStr Estado, mercado e formas de privatização : a influência dos think tanks na política educacional brasileira
title_full_unstemmed Estado, mercado e formas de privatização : a influência dos think tanks na política educacional brasileira
title_sort Estado, mercado e formas de privatização : a influência dos think tanks na política educacional brasileira
author Mendes, Valdelaine da Rosa
author_facet Mendes, Valdelaine da Rosa
Peroni, Vera Maria Vidal
author_role author
author2 Peroni, Vera Maria Vidal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Valdelaine da Rosa
Peroni, Vera Maria Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Ações afirmativas
topic Política educacional
Ações afirmativas
Educational policy
Think tank
Privatization
Market
Política educacional
Privatización
Mercado
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational policy
Think tank
Privatization
Market
dc.subject.spa.fl_str_mv Política educacional
Privatización
Mercado
description Há, especialmente no século XXI, uma proliferação dos think tanks que operam como produtores e influenciado-res de ideias acerca do mercado, que defendem a redução do intervencionismo estatal nas tomadas de decisões. Este estudo tem como objetivo discutir a influência que têm exercido na organização das políticas educacionais de forma a alargar e intensificar a penetração dos interesses do mercado na área educacional. Para alcançar este propósito, é realizada uma discussão sobre as formas de privatização que têm levado a lógica do mercado para o interior das políticas educacionais. É traçado um panorama da distribuição dessas organizações no mundo, com as características de seus financiadores e apoiadores. Por fim, são apresentados os princípios que orientam as ações de três think tanks: um estadunidense e dois brasileiros, com foco nas questões educacionais. Este estudo demonstrou que os interesses do capital, representados por organizações financiadas por grandes empresas (com capacidade de penetração na imprensa, nos governos, nas universidades, nas mídias sociais, na indústria cultural), pretendem claramente determinar ao Estado uma perspectiva privada na definição e na concepção das políticas educacionais.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T03:47:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/261778
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-7469
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001168818
identifier_str_mv 0104-7469
001168818
url http://hdl.handle.net/10183/261778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Espaço pedagógico. Passo Fundo, RS. Vol. 27, n. 1 (jan./abr. 2020), p. 147-167
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261778/2/001168818.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261778/1/001168818.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5669fd42721d150431682d5d8769eea1
c290c3ea7ff70f844eef08a9e5579078
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447830888710144