Notas sobre uma pesquisa cooperativa com professores de comunidades campesinas, quilombolas e indígenas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254637 |
Resumo: | O presente ensaio discute os dois eixos centrais de investigação desenvolvida no âmbito do curso Escola da Terra, em uma universidade federal, localizada no estado do Rio Grande do Sul. O primeiro eixo é sustentado em Nóvoa e Niza,e envolve a formação de um grupo interdisciplinar, assumindo a lógica inerente ao estabelecimento e consolidação de uma comunidade de prática.O segundo ésustentado teoricamente em Piaget, e envolve pesquisa em sala de aula.Por meio da articulação desses eixos, defendemos a possibilidade de construirmos modelos alternativos de processos de formação continuada de professores, o que pode dar visibilidade e fortalecer as especificidades da cultura profissional dos professores, e consequentemente potencializar seus processos formativos. |
id |
UFRGS-2_7a729afc248b96a8c181d1e96a66f023 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254637 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Collares, DarliSommer, Luis Henrique2023-02-10T04:57:44Z20232238-8346http://hdl.handle.net/10183/254637001161465O presente ensaio discute os dois eixos centrais de investigação desenvolvida no âmbito do curso Escola da Terra, em uma universidade federal, localizada no estado do Rio Grande do Sul. O primeiro eixo é sustentado em Nóvoa e Niza,e envolve a formação de um grupo interdisciplinar, assumindo a lógica inerente ao estabelecimento e consolidação de uma comunidade de prática.O segundo ésustentado teoricamente em Piaget, e envolve pesquisa em sala de aula.Por meio da articulação desses eixos, defendemos a possibilidade de construirmos modelos alternativos de processos de formação continuada de professores, o que pode dar visibilidade e fortalecer as especificidades da cultura profissional dos professores, e consequentemente potencializar seus processos formativos.This essay discusses the two main axés of investigation developed within the scope of the Escola da Terra project, a program offered by a Brazilian federal university located in the state of Rio Grande do Sul. The first axis is grounded in the work of Nóvoa and Niza, and involves the formation of na interdisciplinary group, which incorporates the inherent logic needed to the establishment and consolidation of a community of practice. The secondis theoretically grounded in the work of Piaget, and involves research in the classroom. By articulating these axes, we argue for the possibility of building alternative models of in-service teacher education projects that give visibility and strengthen the specificities of teachers' professional culture, therefore enhancing their continuing education.application/pdfporRevista Educação e Políticas em Debate. Uberlândia, MG. Vol. 12, n. 1 (jan./abr. 2023), p. 257-272Formação de professoresEducação continuadaPesquisa educacionalContinuing teacher educationResearch in the classroomCommunities of practiceNotas sobre uma pesquisa cooperativa com professores de comunidades campesinas, quilombolas e indígenasNotes on a cooperative research with teachers from peasant, quilombolas and indigenous communities info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161465.pdf.txt001161465.pdf.txtExtracted Texttext/plain47641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254637/2/001161465.pdf.txt212a06715f00c7328056aba6292fc5a5MD52ORIGINAL001161465.pdfTexto completoapplication/pdf191421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254637/1/001161465.pdfd6a2b32dc009b28f7f16ae905f22f19cMD5110183/2546372023-02-11 06:07:04.473181oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254637Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-11T08:07:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Notas sobre uma pesquisa cooperativa com professores de comunidades campesinas, quilombolas e indígenas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Notes on a cooperative research with teachers from peasant, quilombolas and indigenous communities |
title |
Notas sobre uma pesquisa cooperativa com professores de comunidades campesinas, quilombolas e indígenas |
spellingShingle |
Notas sobre uma pesquisa cooperativa com professores de comunidades campesinas, quilombolas e indígenas Collares, Darli Formação de professores Educação continuada Pesquisa educacional Continuing teacher education Research in the classroom Communities of practice |
title_short |
Notas sobre uma pesquisa cooperativa com professores de comunidades campesinas, quilombolas e indígenas |
title_full |
Notas sobre uma pesquisa cooperativa com professores de comunidades campesinas, quilombolas e indígenas |
title_fullStr |
Notas sobre uma pesquisa cooperativa com professores de comunidades campesinas, quilombolas e indígenas |
title_full_unstemmed |
Notas sobre uma pesquisa cooperativa com professores de comunidades campesinas, quilombolas e indígenas |
title_sort |
Notas sobre uma pesquisa cooperativa com professores de comunidades campesinas, quilombolas e indígenas |
author |
Collares, Darli |
author_facet |
Collares, Darli Sommer, Luis Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Sommer, Luis Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Collares, Darli Sommer, Luis Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Educação continuada Pesquisa educacional |
topic |
Formação de professores Educação continuada Pesquisa educacional Continuing teacher education Research in the classroom Communities of practice |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Continuing teacher education Research in the classroom Communities of practice |
description |
O presente ensaio discute os dois eixos centrais de investigação desenvolvida no âmbito do curso Escola da Terra, em uma universidade federal, localizada no estado do Rio Grande do Sul. O primeiro eixo é sustentado em Nóvoa e Niza,e envolve a formação de um grupo interdisciplinar, assumindo a lógica inerente ao estabelecimento e consolidação de uma comunidade de prática.O segundo ésustentado teoricamente em Piaget, e envolve pesquisa em sala de aula.Por meio da articulação desses eixos, defendemos a possibilidade de construirmos modelos alternativos de processos de formação continuada de professores, o que pode dar visibilidade e fortalecer as especificidades da cultura profissional dos professores, e consequentemente potencializar seus processos formativos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-10T04:57:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/254637 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-8346 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001161465 |
identifier_str_mv |
2238-8346 001161465 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/254637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Educação e Políticas em Debate. Uberlândia, MG. Vol. 12, n. 1 (jan./abr. 2023), p. 257-272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254637/2/001161465.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254637/1/001161465.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
212a06715f00c7328056aba6292fc5a5 d6a2b32dc009b28f7f16ae905f22f19c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225080848515072 |