Notas sobre uma pesquisa cooperativa com professores de comunidades campesinas, quilombolas e indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Collares, Darli
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sommer, Luis Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254637
Resumo: O presente ensaio discute os dois eixos centrais de investigação desenvolvida no âmbito do curso Escola da Terra, em uma universidade federal, localizada no estado do Rio Grande do Sul. O primeiro eixo é sustentado em Nóvoa e Niza,e envolve a formação de um grupo interdisciplinar, assumindo a lógica inerente ao estabelecimento e consolidação de uma comunidade de prática.O segundo ésustentado teoricamente em Piaget, e envolve pesquisa em sala de aula.Por meio da articulação desses eixos, defendemos a possibilidade de construirmos modelos alternativos de processos de formação continuada de professores, o que pode dar visibilidade e fortalecer as especificidades da cultura profissional dos professores, e consequentemente potencializar seus processos formativos.
id UFRGS-2_7a729afc248b96a8c181d1e96a66f023
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254637
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Collares, DarliSommer, Luis Henrique2023-02-10T04:57:44Z20232238-8346http://hdl.handle.net/10183/254637001161465O presente ensaio discute os dois eixos centrais de investigação desenvolvida no âmbito do curso Escola da Terra, em uma universidade federal, localizada no estado do Rio Grande do Sul. O primeiro eixo é sustentado em Nóvoa e Niza,e envolve a formação de um grupo interdisciplinar, assumindo a lógica inerente ao estabelecimento e consolidação de uma comunidade de prática.O segundo ésustentado teoricamente em Piaget, e envolve pesquisa em sala de aula.Por meio da articulação desses eixos, defendemos a possibilidade de construirmos modelos alternativos de processos de formação continuada de professores, o que pode dar visibilidade e fortalecer as especificidades da cultura profissional dos professores, e consequentemente potencializar seus processos formativos.This essay discusses the two main axés of investigation developed within the scope of the Escola da Terra project, a program offered by a Brazilian federal university located in the state of Rio Grande do Sul. The first axis is grounded in the work of Nóvoa and Niza, and involves the formation of na interdisciplinary group, which incorporates the inherent logic needed to the establishment and consolidation of a community of practice. The secondis theoretically grounded in the work of Piaget, and involves research in the classroom. By articulating these axes, we argue for the possibility of building alternative models of in-service teacher education projects that give visibility and strengthen the specificities of teachers' professional culture, therefore enhancing their continuing education.application/pdfporRevista Educação e Políticas em Debate. Uberlândia, MG. Vol. 12, n. 1 (jan./abr. 2023), p. 257-272Formação de professoresEducação continuadaPesquisa educacionalContinuing teacher educationResearch in the classroomCommunities of practiceNotas sobre uma pesquisa cooperativa com professores de comunidades campesinas, quilombolas e indígenasNotes on a cooperative research with teachers from peasant, quilombolas and indigenous communities info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161465.pdf.txt001161465.pdf.txtExtracted Texttext/plain47641http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254637/2/001161465.pdf.txt212a06715f00c7328056aba6292fc5a5MD52ORIGINAL001161465.pdfTexto completoapplication/pdf191421http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254637/1/001161465.pdfd6a2b32dc009b28f7f16ae905f22f19cMD5110183/2546372023-02-11 06:07:04.473181oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254637Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-11T08:07:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Notas sobre uma pesquisa cooperativa com professores de comunidades campesinas, quilombolas e indígenas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Notes on a cooperative research with teachers from peasant, quilombolas and indigenous communities
title Notas sobre uma pesquisa cooperativa com professores de comunidades campesinas, quilombolas e indígenas
spellingShingle Notas sobre uma pesquisa cooperativa com professores de comunidades campesinas, quilombolas e indígenas
Collares, Darli
Formação de professores
Educação continuada
Pesquisa educacional
Continuing teacher education
Research in the classroom
Communities of practice
title_short Notas sobre uma pesquisa cooperativa com professores de comunidades campesinas, quilombolas e indígenas
title_full Notas sobre uma pesquisa cooperativa com professores de comunidades campesinas, quilombolas e indígenas
title_fullStr Notas sobre uma pesquisa cooperativa com professores de comunidades campesinas, quilombolas e indígenas
title_full_unstemmed Notas sobre uma pesquisa cooperativa com professores de comunidades campesinas, quilombolas e indígenas
title_sort Notas sobre uma pesquisa cooperativa com professores de comunidades campesinas, quilombolas e indígenas
author Collares, Darli
author_facet Collares, Darli
Sommer, Luis Henrique
author_role author
author2 Sommer, Luis Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Collares, Darli
Sommer, Luis Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação continuada
Pesquisa educacional
topic Formação de professores
Educação continuada
Pesquisa educacional
Continuing teacher education
Research in the classroom
Communities of practice
dc.subject.eng.fl_str_mv Continuing teacher education
Research in the classroom
Communities of practice
description O presente ensaio discute os dois eixos centrais de investigação desenvolvida no âmbito do curso Escola da Terra, em uma universidade federal, localizada no estado do Rio Grande do Sul. O primeiro eixo é sustentado em Nóvoa e Niza,e envolve a formação de um grupo interdisciplinar, assumindo a lógica inerente ao estabelecimento e consolidação de uma comunidade de prática.O segundo ésustentado teoricamente em Piaget, e envolve pesquisa em sala de aula.Por meio da articulação desses eixos, defendemos a possibilidade de construirmos modelos alternativos de processos de formação continuada de professores, o que pode dar visibilidade e fortalecer as especificidades da cultura profissional dos professores, e consequentemente potencializar seus processos formativos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-10T04:57:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254637
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-8346
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001161465
identifier_str_mv 2238-8346
001161465
url http://hdl.handle.net/10183/254637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate. Uberlândia, MG. Vol. 12, n. 1 (jan./abr. 2023), p. 257-272
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254637/2/001161465.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254637/1/001161465.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 212a06715f00c7328056aba6292fc5a5
d6a2b32dc009b28f7f16ae905f22f19c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225080848515072