Do boneco ao objeto. Do objeto ao sujeito : caminhos da criação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kurtz, Diego Monroe
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115452
Resumo: Este trabalho de pesquisa com abordagem qualitativa caracterizada como estudo de caso, desenvolvida com o método autobiográfico, na forma de narrativa autobiográfica, apresenta um percurso criativo de construção de trajetória docente. A pesquisa foi realizada com o objetivo de compartilhar de que forma me utilizo do arranjamento de coisas que sou para (re)significar isso na prática da educação em saúde, a fim de provocar noutros educadores o desejo de se reinventarem a partir do que são, a perceberem a possibilidade da invenção de si e da construção da vida como uma obra de arte, como promotoras de utopia e autonomia docente. Os caminhos desta narrativa têm como contexto fundamental o papel do componente estético artístico na minha prática profissional e de que forma saberes e fazeres que me constituem foram gradativamente incluídos nos meus rituais de saúde e docência. Para operacionalização da pesquisa foi utilizada a narrativa autobiográfica a partir de três cenários, três lugares que juntos formam os principais territórios das minhas reflexões somados a conexões com leituras e anotações de oficinas que ministrei e assisti; de vídeos e espetáculos que vi; de poemas que li e escrevi, de pacientes que atendi; de conversas que tive com outros profissionais da educação e da saúde em espaços não-formais; e de outras atividades que participei como ouvinte, muitas diretamente relacionadas a esta narrativa e outras nem tanto. Os resultados do estudo estão apresentados em textos, enquanto dimensões, construídos a partir da narrativa autobiográfica em diálogo com referencial teórico. Acredito que a partir da reflexividade sobre nossas próprias práticas podemos retratar o desenvolvimento de uma prática singular e enxergar os saberes de experiência que se formam a partir das conexões cotidianas.
id UFRGS-2_7ab422d580674751b2ba478fea2d460a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115452
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kurtz, Diego MonroePinheiro, Monalisa da Silva2015-04-18T01:57:58Z2013http://hdl.handle.net/10183/115452000955568Este trabalho de pesquisa com abordagem qualitativa caracterizada como estudo de caso, desenvolvida com o método autobiográfico, na forma de narrativa autobiográfica, apresenta um percurso criativo de construção de trajetória docente. A pesquisa foi realizada com o objetivo de compartilhar de que forma me utilizo do arranjamento de coisas que sou para (re)significar isso na prática da educação em saúde, a fim de provocar noutros educadores o desejo de se reinventarem a partir do que são, a perceberem a possibilidade da invenção de si e da construção da vida como uma obra de arte, como promotoras de utopia e autonomia docente. Os caminhos desta narrativa têm como contexto fundamental o papel do componente estético artístico na minha prática profissional e de que forma saberes e fazeres que me constituem foram gradativamente incluídos nos meus rituais de saúde e docência. Para operacionalização da pesquisa foi utilizada a narrativa autobiográfica a partir de três cenários, três lugares que juntos formam os principais territórios das minhas reflexões somados a conexões com leituras e anotações de oficinas que ministrei e assisti; de vídeos e espetáculos que vi; de poemas que li e escrevi, de pacientes que atendi; de conversas que tive com outros profissionais da educação e da saúde em espaços não-formais; e de outras atividades que participei como ouvinte, muitas diretamente relacionadas a esta narrativa e outras nem tanto. Os resultados do estudo estão apresentados em textos, enquanto dimensões, construídos a partir da narrativa autobiográfica em diálogo com referencial teórico. Acredito que a partir da reflexividade sobre nossas próprias práticas podemos retratar o desenvolvimento de uma prática singular e enxergar os saberes de experiência que se formam a partir das conexões cotidianas.application/pdfporTeatroDocênciaSaúdeDo boneco ao objeto. Do objeto ao sujeito : caminhos da criação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000955568.pdf000955568.pdfTexto completoapplication/pdf318234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115452/1/000955568.pdf99ec71ffed9bd3907ae25f50bd33d8dbMD51TEXT000955568.pdf.txt000955568.pdf.txtExtracted Texttext/plain69722http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115452/2/000955568.pdf.txt7be5ad903e259167d41f0ba4f8063e47MD52THUMBNAIL000955568.pdf.jpg000955568.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115452/3/000955568.pdf.jpg97f8f2ace1239989649303352e9864deMD5310183/1154522018-10-19 10:46:35.143oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115452Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:46:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do boneco ao objeto. Do objeto ao sujeito : caminhos da criação docente
title Do boneco ao objeto. Do objeto ao sujeito : caminhos da criação docente
spellingShingle Do boneco ao objeto. Do objeto ao sujeito : caminhos da criação docente
Kurtz, Diego Monroe
Teatro
Docência
Saúde
title_short Do boneco ao objeto. Do objeto ao sujeito : caminhos da criação docente
title_full Do boneco ao objeto. Do objeto ao sujeito : caminhos da criação docente
title_fullStr Do boneco ao objeto. Do objeto ao sujeito : caminhos da criação docente
title_full_unstemmed Do boneco ao objeto. Do objeto ao sujeito : caminhos da criação docente
title_sort Do boneco ao objeto. Do objeto ao sujeito : caminhos da criação docente
author Kurtz, Diego Monroe
author_facet Kurtz, Diego Monroe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kurtz, Diego Monroe
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinheiro, Monalisa da Silva
contributor_str_mv Pinheiro, Monalisa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Docência
Saúde
topic Teatro
Docência
Saúde
description Este trabalho de pesquisa com abordagem qualitativa caracterizada como estudo de caso, desenvolvida com o método autobiográfico, na forma de narrativa autobiográfica, apresenta um percurso criativo de construção de trajetória docente. A pesquisa foi realizada com o objetivo de compartilhar de que forma me utilizo do arranjamento de coisas que sou para (re)significar isso na prática da educação em saúde, a fim de provocar noutros educadores o desejo de se reinventarem a partir do que são, a perceberem a possibilidade da invenção de si e da construção da vida como uma obra de arte, como promotoras de utopia e autonomia docente. Os caminhos desta narrativa têm como contexto fundamental o papel do componente estético artístico na minha prática profissional e de que forma saberes e fazeres que me constituem foram gradativamente incluídos nos meus rituais de saúde e docência. Para operacionalização da pesquisa foi utilizada a narrativa autobiográfica a partir de três cenários, três lugares que juntos formam os principais territórios das minhas reflexões somados a conexões com leituras e anotações de oficinas que ministrei e assisti; de vídeos e espetáculos que vi; de poemas que li e escrevi, de pacientes que atendi; de conversas que tive com outros profissionais da educação e da saúde em espaços não-formais; e de outras atividades que participei como ouvinte, muitas diretamente relacionadas a esta narrativa e outras nem tanto. Os resultados do estudo estão apresentados em textos, enquanto dimensões, construídos a partir da narrativa autobiográfica em diálogo com referencial teórico. Acredito que a partir da reflexividade sobre nossas próprias práticas podemos retratar o desenvolvimento de uma prática singular e enxergar os saberes de experiência que se formam a partir das conexões cotidianas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-18T01:57:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115452
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000955568
url http://hdl.handle.net/10183/115452
identifier_str_mv 000955568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115452/1/000955568.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115452/2/000955568.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115452/3/000955568.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 99ec71ffed9bd3907ae25f50bd33d8db
7be5ad903e259167d41f0ba4f8063e47
97f8f2ace1239989649303352e9864de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447145698820096