Do boneco ao objeto. Do objeto ao sujeito : caminhos da criação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115452 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa com abordagem qualitativa caracterizada como estudo de caso, desenvolvida com o método autobiográfico, na forma de narrativa autobiográfica, apresenta um percurso criativo de construção de trajetória docente. A pesquisa foi realizada com o objetivo de compartilhar de que forma me utilizo do arranjamento de coisas que sou para (re)significar isso na prática da educação em saúde, a fim de provocar noutros educadores o desejo de se reinventarem a partir do que são, a perceberem a possibilidade da invenção de si e da construção da vida como uma obra de arte, como promotoras de utopia e autonomia docente. Os caminhos desta narrativa têm como contexto fundamental o papel do componente estético artístico na minha prática profissional e de que forma saberes e fazeres que me constituem foram gradativamente incluídos nos meus rituais de saúde e docência. Para operacionalização da pesquisa foi utilizada a narrativa autobiográfica a partir de três cenários, três lugares que juntos formam os principais territórios das minhas reflexões somados a conexões com leituras e anotações de oficinas que ministrei e assisti; de vídeos e espetáculos que vi; de poemas que li e escrevi, de pacientes que atendi; de conversas que tive com outros profissionais da educação e da saúde em espaços não-formais; e de outras atividades que participei como ouvinte, muitas diretamente relacionadas a esta narrativa e outras nem tanto. Os resultados do estudo estão apresentados em textos, enquanto dimensões, construídos a partir da narrativa autobiográfica em diálogo com referencial teórico. Acredito que a partir da reflexividade sobre nossas próprias práticas podemos retratar o desenvolvimento de uma prática singular e enxergar os saberes de experiência que se formam a partir das conexões cotidianas. |
id |
UFRGS-2_7ab422d580674751b2ba478fea2d460a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115452 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kurtz, Diego MonroePinheiro, Monalisa da Silva2015-04-18T01:57:58Z2013http://hdl.handle.net/10183/115452000955568Este trabalho de pesquisa com abordagem qualitativa caracterizada como estudo de caso, desenvolvida com o método autobiográfico, na forma de narrativa autobiográfica, apresenta um percurso criativo de construção de trajetória docente. A pesquisa foi realizada com o objetivo de compartilhar de que forma me utilizo do arranjamento de coisas que sou para (re)significar isso na prática da educação em saúde, a fim de provocar noutros educadores o desejo de se reinventarem a partir do que são, a perceberem a possibilidade da invenção de si e da construção da vida como uma obra de arte, como promotoras de utopia e autonomia docente. Os caminhos desta narrativa têm como contexto fundamental o papel do componente estético artístico na minha prática profissional e de que forma saberes e fazeres que me constituem foram gradativamente incluídos nos meus rituais de saúde e docência. Para operacionalização da pesquisa foi utilizada a narrativa autobiográfica a partir de três cenários, três lugares que juntos formam os principais territórios das minhas reflexões somados a conexões com leituras e anotações de oficinas que ministrei e assisti; de vídeos e espetáculos que vi; de poemas que li e escrevi, de pacientes que atendi; de conversas que tive com outros profissionais da educação e da saúde em espaços não-formais; e de outras atividades que participei como ouvinte, muitas diretamente relacionadas a esta narrativa e outras nem tanto. Os resultados do estudo estão apresentados em textos, enquanto dimensões, construídos a partir da narrativa autobiográfica em diálogo com referencial teórico. Acredito que a partir da reflexividade sobre nossas próprias práticas podemos retratar o desenvolvimento de uma prática singular e enxergar os saberes de experiência que se formam a partir das conexões cotidianas.application/pdfporTeatroDocênciaSaúdeDo boneco ao objeto. Do objeto ao sujeito : caminhos da criação docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000955568.pdf000955568.pdfTexto completoapplication/pdf318234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115452/1/000955568.pdf99ec71ffed9bd3907ae25f50bd33d8dbMD51TEXT000955568.pdf.txt000955568.pdf.txtExtracted Texttext/plain69722http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115452/2/000955568.pdf.txt7be5ad903e259167d41f0ba4f8063e47MD52THUMBNAIL000955568.pdf.jpg000955568.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115452/3/000955568.pdf.jpg97f8f2ace1239989649303352e9864deMD5310183/1154522018-10-19 10:46:35.143oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115452Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:46:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Do boneco ao objeto. Do objeto ao sujeito : caminhos da criação docente |
title |
Do boneco ao objeto. Do objeto ao sujeito : caminhos da criação docente |
spellingShingle |
Do boneco ao objeto. Do objeto ao sujeito : caminhos da criação docente Kurtz, Diego Monroe Teatro Docência Saúde |
title_short |
Do boneco ao objeto. Do objeto ao sujeito : caminhos da criação docente |
title_full |
Do boneco ao objeto. Do objeto ao sujeito : caminhos da criação docente |
title_fullStr |
Do boneco ao objeto. Do objeto ao sujeito : caminhos da criação docente |
title_full_unstemmed |
Do boneco ao objeto. Do objeto ao sujeito : caminhos da criação docente |
title_sort |
Do boneco ao objeto. Do objeto ao sujeito : caminhos da criação docente |
author |
Kurtz, Diego Monroe |
author_facet |
Kurtz, Diego Monroe |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kurtz, Diego Monroe |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinheiro, Monalisa da Silva |
contributor_str_mv |
Pinheiro, Monalisa da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Docência Saúde |
topic |
Teatro Docência Saúde |
description |
Este trabalho de pesquisa com abordagem qualitativa caracterizada como estudo de caso, desenvolvida com o método autobiográfico, na forma de narrativa autobiográfica, apresenta um percurso criativo de construção de trajetória docente. A pesquisa foi realizada com o objetivo de compartilhar de que forma me utilizo do arranjamento de coisas que sou para (re)significar isso na prática da educação em saúde, a fim de provocar noutros educadores o desejo de se reinventarem a partir do que são, a perceberem a possibilidade da invenção de si e da construção da vida como uma obra de arte, como promotoras de utopia e autonomia docente. Os caminhos desta narrativa têm como contexto fundamental o papel do componente estético artístico na minha prática profissional e de que forma saberes e fazeres que me constituem foram gradativamente incluídos nos meus rituais de saúde e docência. Para operacionalização da pesquisa foi utilizada a narrativa autobiográfica a partir de três cenários, três lugares que juntos formam os principais territórios das minhas reflexões somados a conexões com leituras e anotações de oficinas que ministrei e assisti; de vídeos e espetáculos que vi; de poemas que li e escrevi, de pacientes que atendi; de conversas que tive com outros profissionais da educação e da saúde em espaços não-formais; e de outras atividades que participei como ouvinte, muitas diretamente relacionadas a esta narrativa e outras nem tanto. Os resultados do estudo estão apresentados em textos, enquanto dimensões, construídos a partir da narrativa autobiográfica em diálogo com referencial teórico. Acredito que a partir da reflexividade sobre nossas próprias práticas podemos retratar o desenvolvimento de uma prática singular e enxergar os saberes de experiência que se formam a partir das conexões cotidianas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-18T01:57:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115452 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000955568 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115452 |
identifier_str_mv |
000955568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115452/1/000955568.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115452/2/000955568.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115452/3/000955568.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
99ec71ffed9bd3907ae25f50bd33d8db 7be5ad903e259167d41f0ba4f8063e47 97f8f2ace1239989649303352e9864de |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447145698820096 |