Impactos da urbanização na mobilidade do bairro Vila Nova em Porto Alegre, RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/205586 |
Resumo: | O bairro Vila Nova possui um importante potencial estratégico para a mobilidade da zona sul de Porto Alegre. No entanto, suas vias não acompanharam o ritmo do crescimento populacional e a sobrecarga de trânsito de veículos tem gerado transtornos na mobilidade da população que por elas transita. Este estudo teve como objetivo analisar os impactos da urbanização na mobilidade da Vila Nova. A metodologia utilizada na pesquisa se caracteriza como analítico-descritiva. A análise foi realizada a partir de três aspectos: (i) as políticas públicas municipais, pela consulta aos relatórios anuais e ao diagnóstico de mobilidade do município; (ii) as informações demográficas dos dados populacionais, de renda, dos domicílios e da pavimentação no entorno destes para estabelecimento do perfil socioeconômico dos moradores; (iii) a mobilidade urbana no bairro, relacionada às temáticas de motorização, do uso da bicicleta, do tempo de deslocamento e do tráfego de veículos. Sobre o bairro Vila Nova, pode-se concluir que existem poucas ações planejadas para melhoria da mobilidade e que ainda carecem de recursos para serem executadas, há um expressivo crescimento populacional e da desigualdade social, falta de elementos urbanos básicos para qualificação da mobilidade e ausência de incentivos ao uso dos modais mais sustentáveis, como o deslocamento a pé ou de bicicleta. |
id |
UFRGS-2_7ab705e53bbb35ed29b0036d5e9e9f64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205586 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Peres, Deleon OuriquesStrohaecker, Tania Marques2020-02-07T04:15:42Z2019http://hdl.handle.net/10183/205586001111248O bairro Vila Nova possui um importante potencial estratégico para a mobilidade da zona sul de Porto Alegre. No entanto, suas vias não acompanharam o ritmo do crescimento populacional e a sobrecarga de trânsito de veículos tem gerado transtornos na mobilidade da população que por elas transita. Este estudo teve como objetivo analisar os impactos da urbanização na mobilidade da Vila Nova. A metodologia utilizada na pesquisa se caracteriza como analítico-descritiva. A análise foi realizada a partir de três aspectos: (i) as políticas públicas municipais, pela consulta aos relatórios anuais e ao diagnóstico de mobilidade do município; (ii) as informações demográficas dos dados populacionais, de renda, dos domicílios e da pavimentação no entorno destes para estabelecimento do perfil socioeconômico dos moradores; (iii) a mobilidade urbana no bairro, relacionada às temáticas de motorização, do uso da bicicleta, do tempo de deslocamento e do tráfego de veículos. Sobre o bairro Vila Nova, pode-se concluir que existem poucas ações planejadas para melhoria da mobilidade e que ainda carecem de recursos para serem executadas, há um expressivo crescimento populacional e da desigualdade social, falta de elementos urbanos básicos para qualificação da mobilidade e ausência de incentivos ao uso dos modais mais sustentáveis, como o deslocamento a pé ou de bicicleta.The Vila Nova neighborhood has an important strategic potential for mobility in the south of Porto Alegre. However, its roads have not kept pace with population growth and the traffic overload of vehicles has generated disruptions in the mobility of the population that passes through them. This study aimed to analyze the impacts of urbanization on the mobility of Vila Nova. The methodology used in the research is characterized as analytical-descriptive. The analysis was performed from three aspects: (i) municipal public policies, by consulting the annual reports and diagnosing the municipality's mobility; (ii) demographic information of population data, income, households and paving around them to establish the socioeconomic profile of the residents; (iii) urban mobility in the neighborhood, related to motorization, bicycle use, commuting time and vehicle traffic. Regarding the Vila Nova neighborhood, it can be concluded that there are few planned actions to improve mobility that still lack the resources to be executed, there is a significant population growth and social inequality, lack of basic urban elements for mobility qualification and lack of incentives for using more sustainable modes such as walking or cycling.application/pdfporExpansão urbanaMobilidade urbanaVila Nova (Porto Alegre, RS)Urban expansionMobilityVila Nova neighborhoodImpactos da urbanização na mobilidade do bairro Vila Nova em Porto Alegre, RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2019Geografia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111248.pdf.txt001111248.pdf.txtExtracted Texttext/plain60999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205586/2/001111248.pdf.txt5b0da420d036d4f2de7e959389b04edbMD52ORIGINAL001111248.pdfTexto completoapplication/pdf2466227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205586/1/001111248.pdf6a92ac71f721b75c614acf0f5feff3dcMD5110183/2055862021-05-07 05:15:03.45967oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205586Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:15:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Impactos da urbanização na mobilidade do bairro Vila Nova em Porto Alegre, RS |
title |
Impactos da urbanização na mobilidade do bairro Vila Nova em Porto Alegre, RS |
spellingShingle |
Impactos da urbanização na mobilidade do bairro Vila Nova em Porto Alegre, RS Peres, Deleon Ouriques Expansão urbana Mobilidade urbana Vila Nova (Porto Alegre, RS) Urban expansion Mobility Vila Nova neighborhood |
title_short |
Impactos da urbanização na mobilidade do bairro Vila Nova em Porto Alegre, RS |
title_full |
Impactos da urbanização na mobilidade do bairro Vila Nova em Porto Alegre, RS |
title_fullStr |
Impactos da urbanização na mobilidade do bairro Vila Nova em Porto Alegre, RS |
title_full_unstemmed |
Impactos da urbanização na mobilidade do bairro Vila Nova em Porto Alegre, RS |
title_sort |
Impactos da urbanização na mobilidade do bairro Vila Nova em Porto Alegre, RS |
author |
Peres, Deleon Ouriques |
author_facet |
Peres, Deleon Ouriques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, Deleon Ouriques |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Strohaecker, Tania Marques |
contributor_str_mv |
Strohaecker, Tania Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expansão urbana Mobilidade urbana Vila Nova (Porto Alegre, RS) |
topic |
Expansão urbana Mobilidade urbana Vila Nova (Porto Alegre, RS) Urban expansion Mobility Vila Nova neighborhood |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Urban expansion Mobility Vila Nova neighborhood |
description |
O bairro Vila Nova possui um importante potencial estratégico para a mobilidade da zona sul de Porto Alegre. No entanto, suas vias não acompanharam o ritmo do crescimento populacional e a sobrecarga de trânsito de veículos tem gerado transtornos na mobilidade da população que por elas transita. Este estudo teve como objetivo analisar os impactos da urbanização na mobilidade da Vila Nova. A metodologia utilizada na pesquisa se caracteriza como analítico-descritiva. A análise foi realizada a partir de três aspectos: (i) as políticas públicas municipais, pela consulta aos relatórios anuais e ao diagnóstico de mobilidade do município; (ii) as informações demográficas dos dados populacionais, de renda, dos domicílios e da pavimentação no entorno destes para estabelecimento do perfil socioeconômico dos moradores; (iii) a mobilidade urbana no bairro, relacionada às temáticas de motorização, do uso da bicicleta, do tempo de deslocamento e do tráfego de veículos. Sobre o bairro Vila Nova, pode-se concluir que existem poucas ações planejadas para melhoria da mobilidade e que ainda carecem de recursos para serem executadas, há um expressivo crescimento populacional e da desigualdade social, falta de elementos urbanos básicos para qualificação da mobilidade e ausência de incentivos ao uso dos modais mais sustentáveis, como o deslocamento a pé ou de bicicleta. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-07T04:15:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/205586 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001111248 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/205586 |
identifier_str_mv |
001111248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205586/2/001111248.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205586/1/001111248.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5b0da420d036d4f2de7e959389b04edb 6a92ac71f721b75c614acf0f5feff3dc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447260979265536 |