Psicanálise de crianças : a importância do aprender a pensar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/250157 |
Resumo: | Quando uma criança chega à análise, espera-se que ela venha para protagonizar sua própria história. Analisar o material clínico sustentado pela teoria do pensar de Bion pode fornecer a ampliação das nossas experiências, permitindo-nos refletir sobre nossas práticas e sobre como selecionamos certos padrões da personalidade do paciente para tomá-los como material de análise. As intervenções do analista precisam possibilitar a expressão de brincar livre da criança para que ela possa explorar e constituir uma narrativa própria. Assim a função psicanalítica, na articulação da teoria do pensar com a sexualidade infantil, permite a construção de uma autenticidade em direção ao si mesmo. |
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Ribeiro, Clarice Maria JahnFerrari, Andrea GabrielaSilva, Milena da Rosa2022-10-22T05:01:06Z20221413-6295http://hdl.handle.net/10183/250157001150976Quando uma criança chega à análise, espera-se que ela venha para protagonizar sua própria história. Analisar o material clínico sustentado pela teoria do pensar de Bion pode fornecer a ampliação das nossas experiências, permitindo-nos refletir sobre nossas práticas e sobre como selecionamos certos padrões da personalidade do paciente para tomá-los como material de análise. As intervenções do analista precisam possibilitar a expressão de brincar livre da criança para que ela possa explorar e constituir uma narrativa própria. Assim a função psicanalítica, na articulação da teoria do pensar com a sexualidade infantil, permite a construção de uma autenticidade em direção ao si mesmo.This article is an effort to investigate the clinical treatment of children using, as a reference, Wilfred Ruprecht Bion’s psychoanalytic theory of thinking. To him, it is the emotional experience that pro-motes the complex process of the formation of the psychic apparatus and the human thinking. We take two clinical vignettes to articulate and illustrate how his theoretical concepts carry a load of uncertainty and incompleteness, in order to, in clinical work, select and discriminate the different functions of the child’s personality, which allows to communicate and transform the psychic ele-ments involved in the construction of thinking and playing in the session.application/pdfporCadernos de psicanálise. Rio de Janeiro. Vol. 44, n. 46 (jan./jun. 2022), p. 99-116Sexualidade infantilPensamentoPsicanalise de criancasInfantile sexualityTheory of thinkingChildren’s psychoanalysisWilfred BionPsicanálise de crianças : a importância do aprender a pensarChild psychoanalysis : the importance of learning to thinkinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150976.pdf.txt001150976.pdf.txtExtracted Texttext/plain45591http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250157/2/001150976.pdf.txt9f3b166702263c8f1efdf56cf1650902MD52ORIGINAL001150976.pdfTexto completoapplication/pdf148510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250157/1/001150976.pdf8c19c9a887ea00459fcb33b0e27e1e84MD5110183/2501572022-10-23 04:49:56.068438oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250157Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-23T07:49:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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