Psicanálise de crianças : a importância do aprender a pensar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Clarice Maria Jahn
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferrari, Andrea Gabriela, Silva, Milena da Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250157
Resumo: Quando uma criança chega à análise, espera-se que ela venha para protagonizar sua própria história. Analisar o material clínico sustentado pela teoria do pensar de Bion pode fornecer a ampliação das nossas experiências, permitindo-nos refletir sobre nossas práticas e sobre como selecionamos certos padrões da personalidade do paciente para tomá-los como material de análise. As intervenções do analista precisam possibilitar a expressão de brincar livre da criança para que ela possa explorar e constituir uma narrativa própria. Assim a função psicanalítica, na articulação da teoria do pensar com a sexualidade infantil, permite a construção de uma autenticidade em direção ao si mesmo.
id UFRGS-2_7b0e02656ffc44008f99db3ba67bb6a5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250157
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribeiro, Clarice Maria JahnFerrari, Andrea GabrielaSilva, Milena da Rosa2022-10-22T05:01:06Z20221413-6295http://hdl.handle.net/10183/250157001150976Quando uma criança chega à análise, espera-se que ela venha para protagonizar sua própria história. Analisar o material clínico sustentado pela teoria do pensar de Bion pode fornecer a ampliação das nossas experiências, permitindo-nos refletir sobre nossas práticas e sobre como selecionamos certos padrões da personalidade do paciente para tomá-los como material de análise. As intervenções do analista precisam possibilitar a expressão de brincar livre da criança para que ela possa explorar e constituir uma narrativa própria. Assim a função psicanalítica, na articulação da teoria do pensar com a sexualidade infantil, permite a construção de uma autenticidade em direção ao si mesmo.This article is an effort to investigate the clinical treatment of children using, as a reference, Wilfred Ruprecht Bion’s psychoanalytic theory of thinking. To him, it is the emotional experience that pro-motes the complex process of the formation of the psychic apparatus and the human thinking. We take two clinical vignettes to articulate and illustrate how his theoretical concepts carry a load of uncertainty and incompleteness, in order to, in clinical work, select and discriminate the different functions of the child’s personality, which allows to communicate and transform the psychic ele-ments involved in the construction of thinking and playing in the session.application/pdfporCadernos de psicanálise. Rio de Janeiro. Vol. 44, n. 46 (jan./jun. 2022), p. 99-116Sexualidade infantilPensamentoPsicanalise de criancasInfantile sexualityTheory of thinkingChildren’s psychoanalysisWilfred BionPsicanálise de crianças : a importância do aprender a pensarChild psychoanalysis : the importance of learning to thinkinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150976.pdf.txt001150976.pdf.txtExtracted Texttext/plain45591http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250157/2/001150976.pdf.txt9f3b166702263c8f1efdf56cf1650902MD52ORIGINAL001150976.pdfTexto completoapplication/pdf148510http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250157/1/001150976.pdf8c19c9a887ea00459fcb33b0e27e1e84MD5110183/2501572022-10-23 04:49:56.068438oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250157Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-23T07:49:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Psicanálise de crianças : a importância do aprender a pensar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Child psychoanalysis : the importance of learning to think
title Psicanálise de crianças : a importância do aprender a pensar
spellingShingle Psicanálise de crianças : a importância do aprender a pensar
Ribeiro, Clarice Maria Jahn
Sexualidade infantil
Pensamento
Psicanalise de criancas
Infantile sexuality
Theory of thinking
Children’s psychoanalysis
Wilfred Bion
title_short Psicanálise de crianças : a importância do aprender a pensar
title_full Psicanálise de crianças : a importância do aprender a pensar
title_fullStr Psicanálise de crianças : a importância do aprender a pensar
title_full_unstemmed Psicanálise de crianças : a importância do aprender a pensar
title_sort Psicanálise de crianças : a importância do aprender a pensar
author Ribeiro, Clarice Maria Jahn
author_facet Ribeiro, Clarice Maria Jahn
Ferrari, Andrea Gabriela
Silva, Milena da Rosa
author_role author
author2 Ferrari, Andrea Gabriela
Silva, Milena da Rosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Clarice Maria Jahn
Ferrari, Andrea Gabriela
Silva, Milena da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Sexualidade infantil
Pensamento
Psicanalise de criancas
topic Sexualidade infantil
Pensamento
Psicanalise de criancas
Infantile sexuality
Theory of thinking
Children’s psychoanalysis
Wilfred Bion
dc.subject.eng.fl_str_mv Infantile sexuality
Theory of thinking
Children’s psychoanalysis
Wilfred Bion
description Quando uma criança chega à análise, espera-se que ela venha para protagonizar sua própria história. Analisar o material clínico sustentado pela teoria do pensar de Bion pode fornecer a ampliação das nossas experiências, permitindo-nos refletir sobre nossas práticas e sobre como selecionamos certos padrões da personalidade do paciente para tomá-los como material de análise. As intervenções do analista precisam possibilitar a expressão de brincar livre da criança para que ela possa explorar e constituir uma narrativa própria. Assim a função psicanalítica, na articulação da teoria do pensar com a sexualidade infantil, permite a construção de uma autenticidade em direção ao si mesmo.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-22T05:01:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/250157
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-6295
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001150976
identifier_str_mv 1413-6295
001150976
url http://hdl.handle.net/10183/250157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de psicanálise. Rio de Janeiro. Vol. 44, n. 46 (jan./jun. 2022), p. 99-116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250157/2/001150976.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250157/1/001150976.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9f3b166702263c8f1efdf56cf1650902
8c19c9a887ea00459fcb33b0e27e1e84
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225071707029504