Criptogra a RSA : uma abordagem para professores do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Felipe Lopes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/110014
Resumo: O objetivo deste trabalho é estudar o funcionamento do sistema de criptografia RSA, discutindo toda a matemática necessária para a sua plena compreensão, onde são demonstrados o Teorema de Fermat, o Teorema Chinês dos Restos e o Teorema de Euler, bem como são abordados as questões de dificuldade de se fatorar números inteiros e de gerar números primos. O texto é dirigido aos professores da escola básica e serve de estímulo aos mesmos para introduzirem a aritmética modular como atividade de ensino em suas classes.
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spelling Castro, Felipe LopesSant'Ana, Alveri Alves2015-02-11T02:18:43Z2014http://hdl.handle.net/10183/110014000951896O objetivo deste trabalho é estudar o funcionamento do sistema de criptografia RSA, discutindo toda a matemática necessária para a sua plena compreensão, onde são demonstrados o Teorema de Fermat, o Teorema Chinês dos Restos e o Teorema de Euler, bem como são abordados as questões de dificuldade de se fatorar números inteiros e de gerar números primos. O texto é dirigido aos professores da escola básica e serve de estímulo aos mesmos para introduzirem a aritmética modular como atividade de ensino em suas classes.The aim of this work is to study how works the RSA encryption system, discussing all mathematical subjects which are needed for its full understanding, where we present a proof of the following results: Fermat's Little Theorem, Chinese Remainder Theorem and the Euler's Theorem. Moreover, we discuss the di culties of factorization methods and generating prime numbers. The text is intended for basics school teachers and one of the purposes is to stimulate them to introduce modular arithmetic as a teaching activities in their classes.application/pdfporTeoria dos númerosCriptografia : Método RSANúmeros primosRSA cryptographyNumber theoryPrime numbersDivisibility and basic schoolCriptogra a RSA : uma abordagem para professores do ensino básicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000951896.pdf000951896.pdfTexto completoapplication/pdf483558http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110014/1/000951896.pdfbac5c62555f8e8d5753a73a91cc2d7e8MD51TEXT000951896.pdf.txt000951896.pdf.txtExtracted Texttext/plain105503http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110014/2/000951896.pdf.txt206f06148efbdc2a1e0b3bbf03c5f467MD52THUMBNAIL000951896.pdf.jpg000951896.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110014/3/000951896.pdf.jpg0b563673c604bf44dea962d288c631b7MD5310183/1100142018-10-23 09:15:59.048oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110014Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:15:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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