Quem diz que a juventude está perdida, nunca visitou uma escola ocupada : estudo de caso sobre as ocupações secundaristas no município de Novo Hamburgo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Pedro Antonio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/153013
Resumo: O aprendizado dos estudantes secundaristas durante as escola em ocupação, no município de Novo Hamburgo, é tema deste trabalho que tenta compreender e explanar quais as transformações, ações, re-ações e desenvolvimentos que se deram no início do ano de 2016. O trabalho faz uma contextualização histórica importante sobre momentos de luta em 2013 contra o aumento da passagem, que semearam a força para os estudantes secundaristas conseguissem ter um espaço de luta e visibilidade, mesmo que negado pelas mídias. Através da metodologia das entrevistas, com estudantes que participaram das ocupações, busca-se refletir sobre o aprendizado construído durante esse processo de resistência, tendo os conceitos de protagonismo, crítica, co-criação e experimentações como eixos suleadores da análise deste trabalho. Ainda, é possível perceber a relação que se dá com familiares e comunidade escolar, tendo em vista que a escola, a partir da ocupação, se torna um espaço de aprendizagem diferenciado da escola comum, pois seus agentes multiplicadores são os próprios estudantes que realizam movimentos de mudança e reconhecimento.
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