O impacto da pandemia de SARS-Cov-2 na vida de acadêmicos da área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Flávia de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253605
Resumo: Introdução: Evidências do impacto na saúde mental dos alunos, incluindo associações entre ansiedade ou depressão e mecanismos de enfrentamento inadequados ou status de hábito não saudável, surgiram durante a pandemia de COVID-19. No entanto, pouco se sabe sobre os possíveis preditores de saúde mental ou sintomas psiquiátricos em estudantes brasileiros da área de saúde neste período. Objetivo: Avaliar possíveis preditores de ansiedade e sintomas depressivos, como medida de desfechos psiquiátricos, e qualidade de vida, como parâmetro de funcionalidade geral em estudantes brasileiros da área de saúde durante a pandemia de COVID- 19. Métodos: Estudo transversal realizado com estudantes brasileiros de graduação na área de saúde de maio a dezembro de 2020. Os participantes foram recrutados por meio das redes sociais e responderam a um questionário aberto online de 71 itens explorando características demográficas, comportamentos pessoais durante a pandemia (CRISIS), ansiedade (GAD- 7), depressão (PHQ-9) e qualidade de vida (QLESQ). Buscamos potenciais preditores de sintomas psiquiátricos e saúde mental nesses indivíduos, usando modelos de regressão de Poisson robustos. Resultados: Modelos multivariados mostraram depressão e ansiedade como fatores de alto risco para baixa qualidade de vida, e abuso de medicamentos como fator de risco para maior ansiedade e baixa qualidade de vida. A psicoterapia foi uma estratégia eficaz de enfrentamento da ansiedade, e a prática de meditação ou mindfulness e atividade física melhorou a qualidade de vida dos alunos. Conclusões: Nosso estudo fornece informações importantes sobre os fatores de risco e estratégias de enfrentamento associados aos impactos psicológicos da pandemia COVID-19 que devem ser úteis para refletir e projetar intervenções apropriadas.
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spelling Moraes, Flávia deGauer, GustavoManfro, Gisele Gus2023-01-12T04:56:29Z2021http://hdl.handle.net/10183/253605001135501Introdução: Evidências do impacto na saúde mental dos alunos, incluindo associações entre ansiedade ou depressão e mecanismos de enfrentamento inadequados ou status de hábito não saudável, surgiram durante a pandemia de COVID-19. No entanto, pouco se sabe sobre os possíveis preditores de saúde mental ou sintomas psiquiátricos em estudantes brasileiros da área de saúde neste período. Objetivo: Avaliar possíveis preditores de ansiedade e sintomas depressivos, como medida de desfechos psiquiátricos, e qualidade de vida, como parâmetro de funcionalidade geral em estudantes brasileiros da área de saúde durante a pandemia de COVID- 19. Métodos: Estudo transversal realizado com estudantes brasileiros de graduação na área de saúde de maio a dezembro de 2020. Os participantes foram recrutados por meio das redes sociais e responderam a um questionário aberto online de 71 itens explorando características demográficas, comportamentos pessoais durante a pandemia (CRISIS), ansiedade (GAD- 7), depressão (PHQ-9) e qualidade de vida (QLESQ). Buscamos potenciais preditores de sintomas psiquiátricos e saúde mental nesses indivíduos, usando modelos de regressão de Poisson robustos. Resultados: Modelos multivariados mostraram depressão e ansiedade como fatores de alto risco para baixa qualidade de vida, e abuso de medicamentos como fator de risco para maior ansiedade e baixa qualidade de vida. A psicoterapia foi uma estratégia eficaz de enfrentamento da ansiedade, e a prática de meditação ou mindfulness e atividade física melhorou a qualidade de vida dos alunos. Conclusões: Nosso estudo fornece informações importantes sobre os fatores de risco e estratégias de enfrentamento associados aos impactos psicológicos da pandemia COVID-19 que devem ser úteis para refletir e projetar intervenções apropriadas.Background: Evidences of the impact on students mental health, including associations between anxiety or depression and inadequate coping mechanisms or unhealthy habit status emerged during COVID-19 pandemic. However, little is known about possible predictors of mental health or psychiatric symptoms in Brazilian healthcare students during this period. Objective: To evaluate possible predictors of anxiety and depressive symptoms, as a measure of psychiatric outcomes, and quality of life, as a parameter of overall functionality in Brazilian healthcare students during the COVID-19 pandemic. Methods: Cross-sectional study conducted with Brazilian undergraduate healthcare students from May to December 2020. Participants were recruited through social media and answered a 71-item open online questionnaire exploring demographic characteristics, personal behaviors during the pandemic (CRISIS), anxiety (GAD-7), depression (PHQ-9) and quality of life (QLESQ). We searched for potential predictors of psychiatric symptoms and mental health in these individuals, using robust Poisson regression models. Results: Multivariate models showed depression and anxiety as high-risk factors to poor quality of life, and medication abuse as a risk factor to higher anxiety and poor quality of life. Psychotherapy was an effective coping strategy for anxiety, and meditation or mindfulness practice and physical activity improved the quality of life of the students. Conclusions: Our study provides important information about the risk factors and coping strategies associated with psychological impacts of the COVID-19 pandemic that should be helpful to reflect and to design appropriate interventions.application/pdfporDepressãoAnsiedadeEstudantesSaúde mentalPsicologiaCOVID-19Undergraduate studentsAnxietyDepressionQuality of lifeCovid-19 pandemicO impacto da pandemia de SARS-Cov-2 na vida de acadêmicos da área da saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2021Psicologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135501.pdf.txt001135501.pdf.txtExtracted Texttext/plain123264http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253605/2/001135501.pdf.txt995279ac34fe093a8a385805b8f269d0MD52ORIGINAL001135501.pdfTexto completoapplication/pdf1329179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253605/1/001135501.pdf12d4238f31c054ccc4557cb06510b1b8MD5110183/2536052023-01-13 06:03:46.106108oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253605Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-13T08:03:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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