Políticas públicas na primeira infância : um estudo sobre o Programa Primeira Infância Melhor de Santa Cruz do Sul – RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254671 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa aqui apresentada é compreender as mudanças ocorridas no Programa Primeira Infância Melhor de Santa Cruz do Sul, que se estabelece por meio de visitação domiciliar, entre os anos de 2019 a 2022 frente a pandemia de Covid-19. Outro ponto de investigação do estudo é o trabalho intersetorial entre educação, assistência social e saúde, afinal, políticas públicas para a primeira infância estão em um contexto de desenvolvimento integral e esses pilares são fundamentais para que a criança se desenvolva de maneira adequada. Partindo da historicidade do PIM em Santa Cruz do Sul e apresentando sua composição, bem como sua metodologia de atendimento, esta última sendo o foco central da análise. A metodologia do trabalho consiste em uma pesquisa documental qualitativa e quantitativa de dados dos atendimentos realizados no período, bem como a seleção de casos relevantes para a análise da importância das intervenções e encaminhamentos, além de uma entrevista estruturada com a Coordenadora do PIM de Santa Cruz do Sul que acrescenta dados para o entendimento da política pública. Podemos indicar, pelos resultados da pesquisa, que o PIM contribui significativamente para a efetividade de uma política pública com foco na qualidade social da primeira infância e conseguiu se reestruturar no período pandêmico da Covid-19. A partir de mudanças no cotidiano do Programa e de continuidades e descontinuidades metodológicas e estruturais, a política pública se estabelece como um importante vínculo para garantir o acesso às políticas sociais, à saúde e à escola. |
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Almeida, Larissa Gabe deGarcia, Elisete Enir BernardiAguiar, Tiane Fernanda de2023-02-11T05:05:59Z2022http://hdl.handle.net/10183/254671001162370O objetivo da pesquisa aqui apresentada é compreender as mudanças ocorridas no Programa Primeira Infância Melhor de Santa Cruz do Sul, que se estabelece por meio de visitação domiciliar, entre os anos de 2019 a 2022 frente a pandemia de Covid-19. Outro ponto de investigação do estudo é o trabalho intersetorial entre educação, assistência social e saúde, afinal, políticas públicas para a primeira infância estão em um contexto de desenvolvimento integral e esses pilares são fundamentais para que a criança se desenvolva de maneira adequada. Partindo da historicidade do PIM em Santa Cruz do Sul e apresentando sua composição, bem como sua metodologia de atendimento, esta última sendo o foco central da análise. A metodologia do trabalho consiste em uma pesquisa documental qualitativa e quantitativa de dados dos atendimentos realizados no período, bem como a seleção de casos relevantes para a análise da importância das intervenções e encaminhamentos, além de uma entrevista estruturada com a Coordenadora do PIM de Santa Cruz do Sul que acrescenta dados para o entendimento da política pública. Podemos indicar, pelos resultados da pesquisa, que o PIM contribui significativamente para a efetividade de uma política pública com foco na qualidade social da primeira infância e conseguiu se reestruturar no período pandêmico da Covid-19. A partir de mudanças no cotidiano do Programa e de continuidades e descontinuidades metodológicas e estruturais, a política pública se estabelece como um importante vínculo para garantir o acesso às políticas sociais, à saúde e à escola.La investigación que se presenta tiene como objetivo comprender los cambios ocurridos en el Programa Primeira Infância Melhor de Santa Cruz do Sul, que se establece a través de la visita en las casas de las familias, entre los años 2019 a 2022 ante la pandemia del coronavirus. Otro punto de investigación en el estudio es el trabajo intersectorial entre educación, asistencia social y salud, pues las políticas públicas para la primera infancia se encuentran en un contexto de desarrollo integral y estos pilares son fundamentales para que el niño se desarrolle adecuadamente. Partiendo de la historicidad del PIM en Santa Cruz do Sul y presentando su composición, así como su metodología de atención, siendo esta última el punto central del análisis. La metodología del trabajo consiste en una investigación documental cualitativa y cuantitativa de datos de las visitas realizadas en el período, así como la selección de casos relevantes para el análisis de la importancia de las intervenciones, además de una entrevista estructurada con la Coordinadora del PIM de Santa Cruz do Sul que suma datos para la comprensión de la política pública. Podemos indicar, a partir de los resultados de la investigación, que el PIM contribuye significativamente a la efectividad de una política pública enfocada en la calidad social de la primera infancia y logró reestructurarse en el período de pandemia. A partir de los cambios en la rutina del Programa y de las continuidades y discontinuidades metodológicas y estructurales, la política pública se establece como un enlace importante para garantizar el acceso a las políticas sociales, de salud y escolares.application/pdfporPrograma Primeira Infância MelhorPolíticas públicasInfânciaIntersetorialidadeSanta Cruz do Sul (RS)Políticas públicasMejor primera infanciaIntersectorialidadPolíticas públicas na primeira infância : um estudo sobre o Programa Primeira Infância Melhor de Santa Cruz do Sul – RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162370.pdf.txt001162370.pdf.txtExtracted Texttext/plain169732http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254671/2/001162370.pdf.txtafbd72d36784ac2f7bde6ad9cf0ac5f6MD52ORIGINAL001162370.pdfTexto completoapplication/pdf2067016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254671/1/001162370.pdf7b28d2cb818885aed06ff3b20b0dd478MD5110183/2546712023-02-12 05:56:38.515oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254671Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-12T07:56:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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