Projeto de interface gráfica de ambiente virtual de aprendizagem com foco na experiência dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Tamires Daiane Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235999
Resumo: A pandemia do coronavírus iniciada em 2019 acelerou o processo de transformação digital na educação através do "ensino remoto emergencial". Porém, com a baixa quantidade de ambientes virtuais de aprendizagem disponíveis com foco no ensino fundamental, o resultado observado foi uma queda brusca na qualidade de aprendizado dos alunos. Dessa forma, o presente trabalho apresenta o processo de criação de uma solução de projeto de interface gráfica de um ambiente virtual de aprendizagem focado nos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, cujo objetivo é auxiliar o aluno a ter controle, autonomia e autogerenciamento da sua vida escolar. O projeto propõe uma navegação fácil com uma interface amigável, trazendo princípios de design de interface, design de experiência, acessibilidade e gamificação. Para isso, utilizou-se a metodologia de Passos (2010), que propõe o desenvolvimento de projetos de interface centrados nos usuários. As etapas consistem em coleta de dados e priorização das informações sobre o tema, identificação dos objetivos e requisitos, investigação da identidade visual e o desenvolvimento da interface. O projeto finaliza com a apresentação das telas, incluindo um modelo funcional navegável, do ambiente virtual de aprendizado validado através de testes de usabilidade com os usuários do público-alvo.
id UFRGS-2_7bc7b8a5d0fe44b1e66e96bf632966f8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235999
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Melo, Tamires Daiane SouzaSilva, Regio Pierre da2022-03-17T04:46:40Z2021http://hdl.handle.net/10183/235999001138428A pandemia do coronavírus iniciada em 2019 acelerou o processo de transformação digital na educação através do "ensino remoto emergencial". Porém, com a baixa quantidade de ambientes virtuais de aprendizagem disponíveis com foco no ensino fundamental, o resultado observado foi uma queda brusca na qualidade de aprendizado dos alunos. Dessa forma, o presente trabalho apresenta o processo de criação de uma solução de projeto de interface gráfica de um ambiente virtual de aprendizagem focado nos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, cujo objetivo é auxiliar o aluno a ter controle, autonomia e autogerenciamento da sua vida escolar. O projeto propõe uma navegação fácil com uma interface amigável, trazendo princípios de design de interface, design de experiência, acessibilidade e gamificação. Para isso, utilizou-se a metodologia de Passos (2010), que propõe o desenvolvimento de projetos de interface centrados nos usuários. As etapas consistem em coleta de dados e priorização das informações sobre o tema, identificação dos objetivos e requisitos, investigação da identidade visual e o desenvolvimento da interface. O projeto finaliza com a apresentação das telas, incluindo um modelo funcional navegável, do ambiente virtual de aprendizado validado através de testes de usabilidade com os usuários do público-alvo.The coronavirus pandemic started in 2019 accelerated the process of digital transformation in education through "emergency remote teaching". However, with the low amount of virtual learning environments available with focus on the elementary and middle school education, the observed result was a sharp drop in the quality of students’ learning. Therefore, this work presents the process of creating graphical user interfaces solutions for a virtual learning environment focused on the elementary school audience, whose objective is to help the student to have control, autonomy, and self-management of their school life. The project aims to have easy navigation with a user-friendly interface, bringing principles of interface design, experience design, accessibility, and gamification. For this, the methodology of Passos (2010) was used, which proposes the development of user-centered interface projects. The steps consist of collecting data and prioritizing information on the topic, identifying objectives and requirements, investigating visual identity, and developing the interface. The project ends with the presentation of the screens, including a navigable functional model, of the virtual learning environment after validation by usability tests with users of the target audience.application/pdfporDesign de interfacesDesign de experiênciaEducação a distânciaAmbiente virtual de aprendizagemInterface designExperience designDistance educationElementary schoolVirtual learning environmentProjeto de interface gráfica de ambiente virtual de aprendizagem com foco na experiência dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2021Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138428.pdf.txt001138428.pdf.txtExtracted Texttext/plain183826http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235999/2/001138428.pdf.txt42b8ce81b5903d262c89faa453b185baMD52ORIGINAL001138428.pdfTexto completoapplication/pdf8529892http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235999/1/001138428.pdf8a8a06a9bc6c8cef0e1c16c492f7d9a0MD5110183/2359992022-03-26 05:10:24.363326oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235999Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-03-26T08:10:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto de interface gráfica de ambiente virtual de aprendizagem com foco na experiência dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
title Projeto de interface gráfica de ambiente virtual de aprendizagem com foco na experiência dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Projeto de interface gráfica de ambiente virtual de aprendizagem com foco na experiência dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
Melo, Tamires Daiane Souza
Design de interfaces
Design de experiência
Educação a distância
Ambiente virtual de aprendizagem
Interface design
Experience design
Distance education
Elementary school
Virtual learning environment
title_short Projeto de interface gráfica de ambiente virtual de aprendizagem com foco na experiência dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Projeto de interface gráfica de ambiente virtual de aprendizagem com foco na experiência dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Projeto de interface gráfica de ambiente virtual de aprendizagem com foco na experiência dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Projeto de interface gráfica de ambiente virtual de aprendizagem com foco na experiência dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Projeto de interface gráfica de ambiente virtual de aprendizagem com foco na experiência dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
author Melo, Tamires Daiane Souza
author_facet Melo, Tamires Daiane Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Tamires Daiane Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Regio Pierre da
contributor_str_mv Silva, Regio Pierre da
dc.subject.por.fl_str_mv Design de interfaces
Design de experiência
Educação a distância
Ambiente virtual de aprendizagem
topic Design de interfaces
Design de experiência
Educação a distância
Ambiente virtual de aprendizagem
Interface design
Experience design
Distance education
Elementary school
Virtual learning environment
dc.subject.eng.fl_str_mv Interface design
Experience design
Distance education
Elementary school
Virtual learning environment
description A pandemia do coronavírus iniciada em 2019 acelerou o processo de transformação digital na educação através do "ensino remoto emergencial". Porém, com a baixa quantidade de ambientes virtuais de aprendizagem disponíveis com foco no ensino fundamental, o resultado observado foi uma queda brusca na qualidade de aprendizado dos alunos. Dessa forma, o presente trabalho apresenta o processo de criação de uma solução de projeto de interface gráfica de um ambiente virtual de aprendizagem focado nos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, cujo objetivo é auxiliar o aluno a ter controle, autonomia e autogerenciamento da sua vida escolar. O projeto propõe uma navegação fácil com uma interface amigável, trazendo princípios de design de interface, design de experiência, acessibilidade e gamificação. Para isso, utilizou-se a metodologia de Passos (2010), que propõe o desenvolvimento de projetos de interface centrados nos usuários. As etapas consistem em coleta de dados e priorização das informações sobre o tema, identificação dos objetivos e requisitos, investigação da identidade visual e o desenvolvimento da interface. O projeto finaliza com a apresentação das telas, incluindo um modelo funcional navegável, do ambiente virtual de aprendizado validado através de testes de usabilidade com os usuários do público-alvo.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-17T04:46:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/235999
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001138428
url http://hdl.handle.net/10183/235999
identifier_str_mv 001138428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235999/2/001138428.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235999/1/001138428.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 42b8ce81b5903d262c89faa453b185ba
8a8a06a9bc6c8cef0e1c16c492f7d9a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447301841223680