Projeto de interface gráfica de ambiente virtual de aprendizagem com foco na experiência dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/235999 |
Resumo: | A pandemia do coronavírus iniciada em 2019 acelerou o processo de transformação digital na educação através do "ensino remoto emergencial". Porém, com a baixa quantidade de ambientes virtuais de aprendizagem disponíveis com foco no ensino fundamental, o resultado observado foi uma queda brusca na qualidade de aprendizado dos alunos. Dessa forma, o presente trabalho apresenta o processo de criação de uma solução de projeto de interface gráfica de um ambiente virtual de aprendizagem focado nos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, cujo objetivo é auxiliar o aluno a ter controle, autonomia e autogerenciamento da sua vida escolar. O projeto propõe uma navegação fácil com uma interface amigável, trazendo princípios de design de interface, design de experiência, acessibilidade e gamificação. Para isso, utilizou-se a metodologia de Passos (2010), que propõe o desenvolvimento de projetos de interface centrados nos usuários. As etapas consistem em coleta de dados e priorização das informações sobre o tema, identificação dos objetivos e requisitos, investigação da identidade visual e o desenvolvimento da interface. O projeto finaliza com a apresentação das telas, incluindo um modelo funcional navegável, do ambiente virtual de aprendizado validado através de testes de usabilidade com os usuários do público-alvo. |
id |
UFRGS-2_7bc7b8a5d0fe44b1e66e96bf632966f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235999 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Tamires Daiane SouzaSilva, Regio Pierre da2022-03-17T04:46:40Z2021http://hdl.handle.net/10183/235999001138428A pandemia do coronavírus iniciada em 2019 acelerou o processo de transformação digital na educação através do "ensino remoto emergencial". Porém, com a baixa quantidade de ambientes virtuais de aprendizagem disponíveis com foco no ensino fundamental, o resultado observado foi uma queda brusca na qualidade de aprendizado dos alunos. Dessa forma, o presente trabalho apresenta o processo de criação de uma solução de projeto de interface gráfica de um ambiente virtual de aprendizagem focado nos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, cujo objetivo é auxiliar o aluno a ter controle, autonomia e autogerenciamento da sua vida escolar. O projeto propõe uma navegação fácil com uma interface amigável, trazendo princípios de design de interface, design de experiência, acessibilidade e gamificação. Para isso, utilizou-se a metodologia de Passos (2010), que propõe o desenvolvimento de projetos de interface centrados nos usuários. As etapas consistem em coleta de dados e priorização das informações sobre o tema, identificação dos objetivos e requisitos, investigação da identidade visual e o desenvolvimento da interface. O projeto finaliza com a apresentação das telas, incluindo um modelo funcional navegável, do ambiente virtual de aprendizado validado através de testes de usabilidade com os usuários do público-alvo.The coronavirus pandemic started in 2019 accelerated the process of digital transformation in education through "emergency remote teaching". However, with the low amount of virtual learning environments available with focus on the elementary and middle school education, the observed result was a sharp drop in the quality of students’ learning. Therefore, this work presents the process of creating graphical user interfaces solutions for a virtual learning environment focused on the elementary school audience, whose objective is to help the student to have control, autonomy, and self-management of their school life. The project aims to have easy navigation with a user-friendly interface, bringing principles of interface design, experience design, accessibility, and gamification. For this, the methodology of Passos (2010) was used, which proposes the development of user-centered interface projects. The steps consist of collecting data and prioritizing information on the topic, identifying objectives and requirements, investigating visual identity, and developing the interface. The project ends with the presentation of the screens, including a navigable functional model, of the virtual learning environment after validation by usability tests with users of the target audience.application/pdfporDesign de interfacesDesign de experiênciaEducação a distânciaAmbiente virtual de aprendizagemInterface designExperience designDistance educationElementary schoolVirtual learning environmentProjeto de interface gráfica de ambiente virtual de aprendizagem com foco na experiência dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2021Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138428.pdf.txt001138428.pdf.txtExtracted Texttext/plain183826http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235999/2/001138428.pdf.txt42b8ce81b5903d262c89faa453b185baMD52ORIGINAL001138428.pdfTexto completoapplication/pdf8529892http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235999/1/001138428.pdf8a8a06a9bc6c8cef0e1c16c492f7d9a0MD5110183/2359992022-03-26 05:10:24.363326oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235999Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-03-26T08:10:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projeto de interface gráfica de ambiente virtual de aprendizagem com foco na experiência dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
Projeto de interface gráfica de ambiente virtual de aprendizagem com foco na experiência dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Projeto de interface gráfica de ambiente virtual de aprendizagem com foco na experiência dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental Melo, Tamires Daiane Souza Design de interfaces Design de experiência Educação a distância Ambiente virtual de aprendizagem Interface design Experience design Distance education Elementary school Virtual learning environment |
title_short |
Projeto de interface gráfica de ambiente virtual de aprendizagem com foco na experiência dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Projeto de interface gráfica de ambiente virtual de aprendizagem com foco na experiência dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Projeto de interface gráfica de ambiente virtual de aprendizagem com foco na experiência dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Projeto de interface gráfica de ambiente virtual de aprendizagem com foco na experiência dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Projeto de interface gráfica de ambiente virtual de aprendizagem com foco na experiência dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Melo, Tamires Daiane Souza |
author_facet |
Melo, Tamires Daiane Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Tamires Daiane Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Regio Pierre da |
contributor_str_mv |
Silva, Regio Pierre da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de interfaces Design de experiência Educação a distância Ambiente virtual de aprendizagem |
topic |
Design de interfaces Design de experiência Educação a distância Ambiente virtual de aprendizagem Interface design Experience design Distance education Elementary school Virtual learning environment |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Interface design Experience design Distance education Elementary school Virtual learning environment |
description |
A pandemia do coronavírus iniciada em 2019 acelerou o processo de transformação digital na educação através do "ensino remoto emergencial". Porém, com a baixa quantidade de ambientes virtuais de aprendizagem disponíveis com foco no ensino fundamental, o resultado observado foi uma queda brusca na qualidade de aprendizado dos alunos. Dessa forma, o presente trabalho apresenta o processo de criação de uma solução de projeto de interface gráfica de um ambiente virtual de aprendizagem focado nos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, cujo objetivo é auxiliar o aluno a ter controle, autonomia e autogerenciamento da sua vida escolar. O projeto propõe uma navegação fácil com uma interface amigável, trazendo princípios de design de interface, design de experiência, acessibilidade e gamificação. Para isso, utilizou-se a metodologia de Passos (2010), que propõe o desenvolvimento de projetos de interface centrados nos usuários. As etapas consistem em coleta de dados e priorização das informações sobre o tema, identificação dos objetivos e requisitos, investigação da identidade visual e o desenvolvimento da interface. O projeto finaliza com a apresentação das telas, incluindo um modelo funcional navegável, do ambiente virtual de aprendizado validado através de testes de usabilidade com os usuários do público-alvo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-17T04:46:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/235999 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001138428 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/235999 |
identifier_str_mv |
001138428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235999/2/001138428.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235999/1/001138428.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
42b8ce81b5903d262c89faa453b185ba 8a8a06a9bc6c8cef0e1c16c492f7d9a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447301841223680 |