Museu Estadual do Carvão como local de aprendizagem : possibilidades pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Juliana Souza da Silva de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252043
Resumo: A educação tem por objetivo formar o indivíduo para a vida e, para isso, é essencial que em sua formação ele tenha contato e experiências com o mundo e sua cultura. Estas experiências permitem que ele se aproprie de culturas diversas e, também, reproduza a sua cultura e seus saberes, compreendendo melhor a si e aos outros. Este trabalho versa sobre a cultura, apropriação de patrimônio e formação integral e teve por objetivo compreender como os espaços culturais podem ser potenciais educativos para os processos de ensino e aprendizagem que ocorrem no contexto escolar. Para tal foi realizada uma uma pesquisa bibliográfica acerca de teorizações sobre conceito de museus e sobre o Museu Estadual do Carvão. Ainda, foi realizada uma pesquisação na qual foi elaborado um projeto, desenvolvido junto ao estágio de docência, propondo ações educativas a serem realizadas na escola que integrassem o museu e currículo escolar. O resultado desta pesquisa mostra a potencialidade das atividades em sala de aula que agregam os contextos históricos e culturais do espaço pesquisado e seus desdobramentos nos componentes curriculares.
id UFRGS-2_7c73e81eee03bd777d2032f39a01c09f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252043
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Juliana Souza da Silva deWeber, Dorcas Janice2022-11-30T04:54:08Z2022http://hdl.handle.net/10183/252043001154046A educação tem por objetivo formar o indivíduo para a vida e, para isso, é essencial que em sua formação ele tenha contato e experiências com o mundo e sua cultura. Estas experiências permitem que ele se aproprie de culturas diversas e, também, reproduza a sua cultura e seus saberes, compreendendo melhor a si e aos outros. Este trabalho versa sobre a cultura, apropriação de patrimônio e formação integral e teve por objetivo compreender como os espaços culturais podem ser potenciais educativos para os processos de ensino e aprendizagem que ocorrem no contexto escolar. Para tal foi realizada uma uma pesquisa bibliográfica acerca de teorizações sobre conceito de museus e sobre o Museu Estadual do Carvão. Ainda, foi realizada uma pesquisação na qual foi elaborado um projeto, desenvolvido junto ao estágio de docência, propondo ações educativas a serem realizadas na escola que integrassem o museu e currículo escolar. O resultado desta pesquisa mostra a potencialidade das atividades em sala de aula que agregam os contextos históricos e culturais do espaço pesquisado e seus desdobramentos nos componentes curriculares.Education aims to train the individual for life and, for that, it is essential that in his training he has contact and experiences with the world and its culture. These experiences allow him to appropriate different cultures and also reproduce their culture and knowledge, better understanding himself and others. This work deals with culture, appropriation of heritage and integral formation and aimed to understand how cultural spaces can be educational potential for the teaching and learning processes that occur in the school context. For this, a bibliographic research was carried out on theorizations about the concept of museums and about the State Coal Museum. Still, a research was carried out in which a project was elaborated, developed along with the teaching internship, proposing educational actions to be carried out in the school that integrate the museum and school curriculum. The result of this research shows the potential of activities in the classroom that add the historical and cultural contexts of the researched space and its consequences in the curricular components.application/pdfporMuseu Estadual do Carvão (Arroio dos Ratos, RS)Educação patrimonialInterdisciplinaridadeEducationMuseumState Coal MuseumHeritage educationInterdisciplinaryMuseu Estadual do Carvão como local de aprendizagem : possibilidades pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154046.pdf.txt001154046.pdf.txtExtracted Texttext/plain54144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252043/2/001154046.pdf.txt940dc966a7a0db2a0149f3c08fde8d87MD52ORIGINAL001154046.pdfTexto completoapplication/pdf7163398http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252043/1/001154046.pdf559298d988690d8e570b2b7d89bba0ceMD5110183/2520432022-12-01 05:53:45.066976oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252043Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-01T07:53:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Museu Estadual do Carvão como local de aprendizagem : possibilidades pedagógicas
title Museu Estadual do Carvão como local de aprendizagem : possibilidades pedagógicas
spellingShingle Museu Estadual do Carvão como local de aprendizagem : possibilidades pedagógicas
Oliveira, Juliana Souza da Silva de
Museu Estadual do Carvão (Arroio dos Ratos, RS)
Educação patrimonial
Interdisciplinaridade
Education
Museum
State Coal Museum
Heritage education
Interdisciplinary
title_short Museu Estadual do Carvão como local de aprendizagem : possibilidades pedagógicas
title_full Museu Estadual do Carvão como local de aprendizagem : possibilidades pedagógicas
title_fullStr Museu Estadual do Carvão como local de aprendizagem : possibilidades pedagógicas
title_full_unstemmed Museu Estadual do Carvão como local de aprendizagem : possibilidades pedagógicas
title_sort Museu Estadual do Carvão como local de aprendizagem : possibilidades pedagógicas
author Oliveira, Juliana Souza da Silva de
author_facet Oliveira, Juliana Souza da Silva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Juliana Souza da Silva de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Weber, Dorcas Janice
contributor_str_mv Weber, Dorcas Janice
dc.subject.por.fl_str_mv Museu Estadual do Carvão (Arroio dos Ratos, RS)
Educação patrimonial
Interdisciplinaridade
topic Museu Estadual do Carvão (Arroio dos Ratos, RS)
Educação patrimonial
Interdisciplinaridade
Education
Museum
State Coal Museum
Heritage education
Interdisciplinary
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Museum
State Coal Museum
Heritage education
Interdisciplinary
description A educação tem por objetivo formar o indivíduo para a vida e, para isso, é essencial que em sua formação ele tenha contato e experiências com o mundo e sua cultura. Estas experiências permitem que ele se aproprie de culturas diversas e, também, reproduza a sua cultura e seus saberes, compreendendo melhor a si e aos outros. Este trabalho versa sobre a cultura, apropriação de patrimônio e formação integral e teve por objetivo compreender como os espaços culturais podem ser potenciais educativos para os processos de ensino e aprendizagem que ocorrem no contexto escolar. Para tal foi realizada uma uma pesquisa bibliográfica acerca de teorizações sobre conceito de museus e sobre o Museu Estadual do Carvão. Ainda, foi realizada uma pesquisação na qual foi elaborado um projeto, desenvolvido junto ao estágio de docência, propondo ações educativas a serem realizadas na escola que integrassem o museu e currículo escolar. O resultado desta pesquisa mostra a potencialidade das atividades em sala de aula que agregam os contextos históricos e culturais do espaço pesquisado e seus desdobramentos nos componentes curriculares.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-30T04:54:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252043
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001154046
url http://hdl.handle.net/10183/252043
identifier_str_mv 001154046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252043/2/001154046.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252043/1/001154046.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 940dc966a7a0db2a0149f3c08fde8d87
559298d988690d8e570b2b7d89bba0ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224645753438208