Percepção de riscos na internet na ótica de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fedrigo, Renata Maria Sabadin
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102834
Resumo: O presente trabalho se apresenta com o objetivo de compreender como os adolescentes percebem os riscos a que estão sujeitos no uso indiscriminado da internet, quais os principais riscos morais e materiais que mais ocorrem na atualidade, através de pesquisa investigativa acerca da realidade sócio- cultural-econômica dos sujeitos, a função social da escola e dos profissionais de informática e educação no contexto da era pós-moderna, percebendo a necessidade da inclusão digital no âmbito escolar, bem como a contribuição do uso da Internet como recurso pedagógico no atual cenário educacional. Na era das novas tecnologias, onde a Internet se tornou uma constante no dia-a-dia dos adolescentes, é pontual que surjam novas oportunidades, mas também riscos e problemas que requerem um olhar analítico dos profissionais da educação e dos pais, para que os adolescentes possam utilizar as ferramentas virtuais a partir de uma postura digital segura, adotando comportamentos adequados no ciberespaço. O trabalho foi realizado a partir de pesquisa teórico-empírica: leitura de livros, artigos de revistas referentes ao tema, pesquisa de campo com aplicação de questionário, conversações on-line, entrevistas, dentro das normas da ABNT.
id UFRGS-2_7cac6185634217af511af9cbb3b35fb8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102834
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fedrigo, Renata Maria SabadinMehlecke, Querte Teresinha Conzi2014-09-11T02:09:53Z2012http://hdl.handle.net/10183/102834000919975O presente trabalho se apresenta com o objetivo de compreender como os adolescentes percebem os riscos a que estão sujeitos no uso indiscriminado da internet, quais os principais riscos morais e materiais que mais ocorrem na atualidade, através de pesquisa investigativa acerca da realidade sócio- cultural-econômica dos sujeitos, a função social da escola e dos profissionais de informática e educação no contexto da era pós-moderna, percebendo a necessidade da inclusão digital no âmbito escolar, bem como a contribuição do uso da Internet como recurso pedagógico no atual cenário educacional. Na era das novas tecnologias, onde a Internet se tornou uma constante no dia-a-dia dos adolescentes, é pontual que surjam novas oportunidades, mas também riscos e problemas que requerem um olhar analítico dos profissionais da educação e dos pais, para que os adolescentes possam utilizar as ferramentas virtuais a partir de uma postura digital segura, adotando comportamentos adequados no ciberespaço. O trabalho foi realizado a partir de pesquisa teórico-empírica: leitura de livros, artigos de revistas referentes ao tema, pesquisa de campo com aplicação de questionário, conversações on-line, entrevistas, dentro das normas da ABNT.application/pdfporInternetAdolescentePercepção de riscos na internet na ótica de adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919975.pdf000919975.pdfTexto completoapplication/pdf258795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102834/1/000919975.pdf0fe8784680d770355c7e6230288b11edMD51TEXT000919975.pdf.txt000919975.pdf.txtExtracted Texttext/plain51649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102834/2/000919975.pdf.txt74af91f9506287acab4f5dc7a2b46bc3MD52THUMBNAIL000919975.pdf.jpg000919975.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102834/3/000919975.pdf.jpg9e1c9abde2aa04ebcfdfaf503124a7c4MD5310183/1028342018-10-23 09:14:23.747oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102834Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:14:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção de riscos na internet na ótica de adolescentes
title Percepção de riscos na internet na ótica de adolescentes
spellingShingle Percepção de riscos na internet na ótica de adolescentes
Fedrigo, Renata Maria Sabadin
Internet
Adolescente
title_short Percepção de riscos na internet na ótica de adolescentes
title_full Percepção de riscos na internet na ótica de adolescentes
title_fullStr Percepção de riscos na internet na ótica de adolescentes
title_full_unstemmed Percepção de riscos na internet na ótica de adolescentes
title_sort Percepção de riscos na internet na ótica de adolescentes
author Fedrigo, Renata Maria Sabadin
author_facet Fedrigo, Renata Maria Sabadin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fedrigo, Renata Maria Sabadin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mehlecke, Querte Teresinha Conzi
contributor_str_mv Mehlecke, Querte Teresinha Conzi
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Adolescente
topic Internet
Adolescente
description O presente trabalho se apresenta com o objetivo de compreender como os adolescentes percebem os riscos a que estão sujeitos no uso indiscriminado da internet, quais os principais riscos morais e materiais que mais ocorrem na atualidade, através de pesquisa investigativa acerca da realidade sócio- cultural-econômica dos sujeitos, a função social da escola e dos profissionais de informática e educação no contexto da era pós-moderna, percebendo a necessidade da inclusão digital no âmbito escolar, bem como a contribuição do uso da Internet como recurso pedagógico no atual cenário educacional. Na era das novas tecnologias, onde a Internet se tornou uma constante no dia-a-dia dos adolescentes, é pontual que surjam novas oportunidades, mas também riscos e problemas que requerem um olhar analítico dos profissionais da educação e dos pais, para que os adolescentes possam utilizar as ferramentas virtuais a partir de uma postura digital segura, adotando comportamentos adequados no ciberespaço. O trabalho foi realizado a partir de pesquisa teórico-empírica: leitura de livros, artigos de revistas referentes ao tema, pesquisa de campo com aplicação de questionário, conversações on-line, entrevistas, dentro das normas da ABNT.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-11T02:09:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102834
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000919975
url http://hdl.handle.net/10183/102834
identifier_str_mv 000919975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102834/1/000919975.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102834/2/000919975.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102834/3/000919975.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0fe8784680d770355c7e6230288b11ed
74af91f9506287acab4f5dc7a2b46bc3
9e1c9abde2aa04ebcfdfaf503124a7c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471356375040