Percepção de riscos na internet na ótica de adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102834 |
Resumo: | O presente trabalho se apresenta com o objetivo de compreender como os adolescentes percebem os riscos a que estão sujeitos no uso indiscriminado da internet, quais os principais riscos morais e materiais que mais ocorrem na atualidade, através de pesquisa investigativa acerca da realidade sócio- cultural-econômica dos sujeitos, a função social da escola e dos profissionais de informática e educação no contexto da era pós-moderna, percebendo a necessidade da inclusão digital no âmbito escolar, bem como a contribuição do uso da Internet como recurso pedagógico no atual cenário educacional. Na era das novas tecnologias, onde a Internet se tornou uma constante no dia-a-dia dos adolescentes, é pontual que surjam novas oportunidades, mas também riscos e problemas que requerem um olhar analítico dos profissionais da educação e dos pais, para que os adolescentes possam utilizar as ferramentas virtuais a partir de uma postura digital segura, adotando comportamentos adequados no ciberespaço. O trabalho foi realizado a partir de pesquisa teórico-empírica: leitura de livros, artigos de revistas referentes ao tema, pesquisa de campo com aplicação de questionário, conversações on-line, entrevistas, dentro das normas da ABNT. |
id |
UFRGS-2_7cac6185634217af511af9cbb3b35fb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102834 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fedrigo, Renata Maria SabadinMehlecke, Querte Teresinha Conzi2014-09-11T02:09:53Z2012http://hdl.handle.net/10183/102834000919975O presente trabalho se apresenta com o objetivo de compreender como os adolescentes percebem os riscos a que estão sujeitos no uso indiscriminado da internet, quais os principais riscos morais e materiais que mais ocorrem na atualidade, através de pesquisa investigativa acerca da realidade sócio- cultural-econômica dos sujeitos, a função social da escola e dos profissionais de informática e educação no contexto da era pós-moderna, percebendo a necessidade da inclusão digital no âmbito escolar, bem como a contribuição do uso da Internet como recurso pedagógico no atual cenário educacional. Na era das novas tecnologias, onde a Internet se tornou uma constante no dia-a-dia dos adolescentes, é pontual que surjam novas oportunidades, mas também riscos e problemas que requerem um olhar analítico dos profissionais da educação e dos pais, para que os adolescentes possam utilizar as ferramentas virtuais a partir de uma postura digital segura, adotando comportamentos adequados no ciberespaço. O trabalho foi realizado a partir de pesquisa teórico-empírica: leitura de livros, artigos de revistas referentes ao tema, pesquisa de campo com aplicação de questionário, conversações on-line, entrevistas, dentro das normas da ABNT.application/pdfporInternetAdolescentePercepção de riscos na internet na ótica de adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919975.pdf000919975.pdfTexto completoapplication/pdf258795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102834/1/000919975.pdf0fe8784680d770355c7e6230288b11edMD51TEXT000919975.pdf.txt000919975.pdf.txtExtracted Texttext/plain51649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102834/2/000919975.pdf.txt74af91f9506287acab4f5dc7a2b46bc3MD52THUMBNAIL000919975.pdf.jpg000919975.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102834/3/000919975.pdf.jpg9e1c9abde2aa04ebcfdfaf503124a7c4MD5310183/1028342018-10-23 09:14:23.747oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102834Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:14:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepção de riscos na internet na ótica de adolescentes |
title |
Percepção de riscos na internet na ótica de adolescentes |
spellingShingle |
Percepção de riscos na internet na ótica de adolescentes Fedrigo, Renata Maria Sabadin Internet Adolescente |
title_short |
Percepção de riscos na internet na ótica de adolescentes |
title_full |
Percepção de riscos na internet na ótica de adolescentes |
title_fullStr |
Percepção de riscos na internet na ótica de adolescentes |
title_full_unstemmed |
Percepção de riscos na internet na ótica de adolescentes |
title_sort |
Percepção de riscos na internet na ótica de adolescentes |
author |
Fedrigo, Renata Maria Sabadin |
author_facet |
Fedrigo, Renata Maria Sabadin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fedrigo, Renata Maria Sabadin |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mehlecke, Querte Teresinha Conzi |
contributor_str_mv |
Mehlecke, Querte Teresinha Conzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet Adolescente |
topic |
Internet Adolescente |
description |
O presente trabalho se apresenta com o objetivo de compreender como os adolescentes percebem os riscos a que estão sujeitos no uso indiscriminado da internet, quais os principais riscos morais e materiais que mais ocorrem na atualidade, através de pesquisa investigativa acerca da realidade sócio- cultural-econômica dos sujeitos, a função social da escola e dos profissionais de informática e educação no contexto da era pós-moderna, percebendo a necessidade da inclusão digital no âmbito escolar, bem como a contribuição do uso da Internet como recurso pedagógico no atual cenário educacional. Na era das novas tecnologias, onde a Internet se tornou uma constante no dia-a-dia dos adolescentes, é pontual que surjam novas oportunidades, mas também riscos e problemas que requerem um olhar analítico dos profissionais da educação e dos pais, para que os adolescentes possam utilizar as ferramentas virtuais a partir de uma postura digital segura, adotando comportamentos adequados no ciberespaço. O trabalho foi realizado a partir de pesquisa teórico-empírica: leitura de livros, artigos de revistas referentes ao tema, pesquisa de campo com aplicação de questionário, conversações on-line, entrevistas, dentro das normas da ABNT. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-11T02:09:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102834 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000919975 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102834 |
identifier_str_mv |
000919975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102834/1/000919975.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102834/2/000919975.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102834/3/000919975.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0fe8784680d770355c7e6230288b11ed 74af91f9506287acab4f5dc7a2b46bc3 9e1c9abde2aa04ebcfdfaf503124a7c4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224471356375040 |