Saberes tradicionais de matriz africana e suas potencialidades no ensino de ciências da natureza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/212866 |
Resumo: | A nação brasileira, desde sua colonização, carrega em sua genética e na sua cultura um pedaço da África, sendo o Atlântico Negro um grande canal por onde fluem saberes, costumes e modos de viver. Por isso, o presente estudo tem por objetivo encontrar as potencialidades dos saberes tradicionais de matriz africana no ensino de Ciências da Natureza, para uma educação antirracista no ensino de Biologia. Através da valorização dos conhecimentos tradicionais tendo como enfoque o estudo e a presença da Botânica nas tradições religiosas e familiares da população negra no Rio Grande do Sul. A metodologia incluiu entrevistas com griôs afrogaúchas, o registro escrito de seus saberes e posterior análise das categorias temáticas: Cosmossensação Aflorada, de flora, no sentido biológico, como conjunto de espécies vegetais características de determinada área; Filosofia Aflorada, de flora referindo-se ao nome das casas que comercializam artigos religiosos de matrizafricana e; Remédio Aflorado, de aflorar do verbo que indica o ato de trazer à superfície. Os resultados destacam a existência de um fluxo de trocas de saberes acerca da flora, em intersecção com a ideia de sustentabilidade socioambiental. |
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