Saberes tradicionais de matriz africana e suas potencialidades no ensino de ciências da natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Patrícia Goulart
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212866
Resumo: A nação brasileira, desde sua colonização, carrega em sua genética e na sua cultura um pedaço da África, sendo o Atlântico Negro um grande canal por onde fluem saberes, costumes e modos de viver. Por isso, o presente estudo tem por objetivo encontrar as potencialidades dos saberes tradicionais de matriz africana no ensino de Ciências da Natureza, para uma educação antirracista no ensino de Biologia. Através da valorização dos conhecimentos tradicionais tendo como enfoque o estudo e a presença da Botânica nas tradições religiosas e familiares da população negra no Rio Grande do Sul. A metodologia incluiu entrevistas com griôs afrogaúchas, o registro escrito de seus saberes e posterior análise das categorias temáticas: Cosmossensação Aflorada, de flora, no sentido biológico, como conjunto de espécies vegetais características de determinada área; Filosofia Aflorada, de flora referindo-se ao nome das casas que comercializam artigos religiosos de matrizafricana e; Remédio Aflorado, de aflorar do verbo que indica o ato de trazer à superfície. Os resultados destacam a existência de um fluxo de trocas de saberes acerca da flora, em intersecção com a ideia de sustentabilidade socioambiental.
id UFRGS-2_7cc0908f718440a77745d2258514a8fb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212866
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pinheiro, Patrícia GoulartRosa, Russel Teresinha Dutra daMeinerz, Carla Beatriz2020-08-12T03:36:00Z2018http://hdl.handle.net/10183/212866001109120A nação brasileira, desde sua colonização, carrega em sua genética e na sua cultura um pedaço da África, sendo o Atlântico Negro um grande canal por onde fluem saberes, costumes e modos de viver. Por isso, o presente estudo tem por objetivo encontrar as potencialidades dos saberes tradicionais de matriz africana no ensino de Ciências da Natureza, para uma educação antirracista no ensino de Biologia. Através da valorização dos conhecimentos tradicionais tendo como enfoque o estudo e a presença da Botânica nas tradições religiosas e familiares da população negra no Rio Grande do Sul. A metodologia incluiu entrevistas com griôs afrogaúchas, o registro escrito de seus saberes e posterior análise das categorias temáticas: Cosmossensação Aflorada, de flora, no sentido biológico, como conjunto de espécies vegetais características de determinada área; Filosofia Aflorada, de flora referindo-se ao nome das casas que comercializam artigos religiosos de matrizafricana e; Remédio Aflorado, de aflorar do verbo que indica o ato de trazer à superfície. Os resultados destacam a existência de um fluxo de trocas de saberes acerca da flora, em intersecção com a ideia de sustentabilidade socioambiental.application/pdfporCiências da naturezaSaber TradicionalGriôSaberes tradicionais de matriz africana e suas potencialidades no ensino de ciências da naturezainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109120.pdf.txt001109120.pdf.txtExtracted Texttext/plain116141http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212866/2/001109120.pdf.txt653053ebc8729ca0899dea04d06ac43aMD52ORIGINAL001109120.pdfTexto completoapplication/pdf1184694http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212866/1/001109120.pdf87bb1d684c9aa11ae4b3686a91016ef0MD5110183/2128662020-08-13 03:35:56.449115oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212866Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-13T06:35:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saberes tradicionais de matriz africana e suas potencialidades no ensino de ciências da natureza
title Saberes tradicionais de matriz africana e suas potencialidades no ensino de ciências da natureza
spellingShingle Saberes tradicionais de matriz africana e suas potencialidades no ensino de ciências da natureza
Pinheiro, Patrícia Goulart
Ciências da natureza
Saber Tradicional
Griô
title_short Saberes tradicionais de matriz africana e suas potencialidades no ensino de ciências da natureza
title_full Saberes tradicionais de matriz africana e suas potencialidades no ensino de ciências da natureza
title_fullStr Saberes tradicionais de matriz africana e suas potencialidades no ensino de ciências da natureza
title_full_unstemmed Saberes tradicionais de matriz africana e suas potencialidades no ensino de ciências da natureza
title_sort Saberes tradicionais de matriz africana e suas potencialidades no ensino de ciências da natureza
author Pinheiro, Patrícia Goulart
author_facet Pinheiro, Patrícia Goulart
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Patrícia Goulart
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Meinerz, Carla Beatriz
contributor_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Meinerz, Carla Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da natureza
Saber Tradicional
Griô
topic Ciências da natureza
Saber Tradicional
Griô
description A nação brasileira, desde sua colonização, carrega em sua genética e na sua cultura um pedaço da África, sendo o Atlântico Negro um grande canal por onde fluem saberes, costumes e modos de viver. Por isso, o presente estudo tem por objetivo encontrar as potencialidades dos saberes tradicionais de matriz africana no ensino de Ciências da Natureza, para uma educação antirracista no ensino de Biologia. Através da valorização dos conhecimentos tradicionais tendo como enfoque o estudo e a presença da Botânica nas tradições religiosas e familiares da população negra no Rio Grande do Sul. A metodologia incluiu entrevistas com griôs afrogaúchas, o registro escrito de seus saberes e posterior análise das categorias temáticas: Cosmossensação Aflorada, de flora, no sentido biológico, como conjunto de espécies vegetais características de determinada área; Filosofia Aflorada, de flora referindo-se ao nome das casas que comercializam artigos religiosos de matrizafricana e; Remédio Aflorado, de aflorar do verbo que indica o ato de trazer à superfície. Os resultados destacam a existência de um fluxo de trocas de saberes acerca da flora, em intersecção com a ideia de sustentabilidade socioambiental.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-12T03:36:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212866
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109120
url http://hdl.handle.net/10183/212866
identifier_str_mv 001109120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212866/2/001109120.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212866/1/001109120.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 653053ebc8729ca0899dea04d06ac43a
87bb1d684c9aa11ae4b3686a91016ef0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447266929934336