A satisfação dos pais de recém-nascidos com o atendimento em uma unidade de neonatologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damm, Bibiana Viegas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199757
Resumo: A pesquisa de satisfação institucional é uma ferramenta de gestão de qualidade que visa conhecer a satisfação dos usuários durante a internação e realizar o planejamento de melhorias no processo de atendimento no serviço hospitalar. A hospitalização de um recém-nascido em uma unidade de neonatologia faz aflorar, em seus responsáveis, sentimentos, grandes expectativas e incertezas em relação ao futuro. Por isso é essencial compreender as percepções dos pais com recémnascidos internados em uma unidade tão complexa e dinâmica. Dessa maneira, o presente estudo tem como objetivo geral descrever a satisfação dos pais de recémnascidos atendidos em uma unidade de neonatologia de um hospital universitário de Porto Alegre. Trata-se de um estudo do tipo retrospectivo, descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado em uma unidade de neonatologia. A população deste estudo foram os usuários que internaram na referida unidade. A amostra constituiu-se de todos os usuários que tiveram alta hospitalar e preencheram a pesquisa de satisfação no período de janeiro 2006 a dezembro de 2015, totalizando um período de dez anos. Os dados foram coletados no banco de dados institucionais, disponível no Sistema de Informações Gerenciais (IG) do HCPA, referentes ao período estabelecido neste estudo. Os dados quantitativos, oriundos das questões fechadas do formulário, foram analisados por meio de frequências, médias e percentuais. Os dados qualitativos, provenientes das manifestações registradas na questão aberta do formulário, foram submetidos à análise de conteúdo e categorizados com base em categorias teóricas préexistentes denominadas elogios, críticas e sugestões. Quanto aos aspectos éticos, realizou-se um adendo a um projeto principal, aprovado pelo Comitê de Ética da instituição sob número 16-0288. A amostra foi de 4.827 questionários com uma taxa de retorno média de 53,87%. Em relação à satisfação geral, 79,23% dos usuários classificaram o atendimento com o grau ótimo e 99,20% dos usuários recomendariam o hospital. Os usuários da unidade de neonatologia expressaram elevado grau de satisfação no período estudado, próximo da meta almejada pela instituição. O elevado grau de satisfação desta unidade também pode ser explicado pelo fato de que o instrumento é fornecido apenas para os pais cujos RN recebem alta hospitalar. Observa-se, pelo número expressivo de questionários respondidos, a conscientização e o empenho da equipe assistencial em estimular a participação do usuário para, assim, conhecer sua satisfação com o atendimento. É fundamental que a instituição disponibilize os resultados da pesquisa de satisfação para as equipes e implemente mudanças sugeridas pelo usuário para que se traduzam em melhorias no atendimento. A partir deste estudo, sugere-se a adequação do formulário de coleta às características do setor, incluindo itens mais específicos para as unidades fechadas.
id UFRGS-2_7d18f258835076f460ae43b199c8595e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199757
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Damm, Bibiana ViegasMoura, Gisela Maria Schebella Souto de2019-09-26T03:44:34Z2016http://hdl.handle.net/10183/199757001009602A pesquisa de satisfação institucional é uma ferramenta de gestão de qualidade que visa conhecer a satisfação dos usuários durante a internação e realizar o planejamento de melhorias no processo de atendimento no serviço hospitalar. A hospitalização de um recém-nascido em uma unidade de neonatologia faz aflorar, em seus responsáveis, sentimentos, grandes expectativas e incertezas em relação ao futuro. Por isso é essencial compreender as percepções dos pais com recémnascidos internados em uma unidade tão complexa e dinâmica. Dessa maneira, o presente estudo tem como objetivo geral descrever a satisfação dos pais de recémnascidos atendidos em uma unidade de neonatologia de um hospital universitário de Porto Alegre. Trata-se de um estudo do tipo retrospectivo, descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado em uma unidade de neonatologia. A população deste estudo foram os usuários que internaram na referida unidade. A amostra constituiu-se de todos os usuários que tiveram alta hospitalar e preencheram a pesquisa de satisfação no período de janeiro 2006 a dezembro de 2015, totalizando um período de dez anos. Os dados foram coletados no banco de dados institucionais, disponível no Sistema de Informações Gerenciais (IG) do HCPA, referentes ao período estabelecido neste estudo. Os dados quantitativos, oriundos das questões fechadas do formulário, foram analisados por meio de frequências, médias e percentuais. Os dados qualitativos, provenientes das manifestações registradas na questão aberta do formulário, foram submetidos à análise de conteúdo e categorizados com base em categorias teóricas préexistentes denominadas elogios, críticas e sugestões. Quanto aos aspectos éticos, realizou-se um adendo a um projeto principal, aprovado pelo Comitê de Ética da instituição sob número 16-0288. A amostra foi de 4.827 questionários com uma taxa de retorno média de 53,87%. Em relação à satisfação geral, 79,23% dos usuários classificaram o atendimento com o grau ótimo e 99,20% dos usuários recomendariam o hospital. Os usuários da unidade de neonatologia expressaram elevado grau de satisfação no período estudado, próximo da meta almejada pela instituição. O elevado grau de satisfação desta unidade também pode ser explicado pelo fato de que o instrumento é fornecido apenas para os pais cujos RN recebem alta hospitalar. Observa-se, pelo número expressivo de questionários respondidos, a conscientização e o empenho da equipe assistencial em estimular a participação do usuário para, assim, conhecer sua satisfação com o atendimento. É fundamental que a instituição disponibilize os resultados da pesquisa de satisfação para as equipes e implemente mudanças sugeridas pelo usuário para que se traduzam em melhorias no atendimento. A partir deste estudo, sugere-se a adequação do formulário de coleta às características do setor, incluindo itens mais específicos para as unidades fechadas.application/pdfporUnidades de terapia intensiva neonatalSatisfação do pacienteRecém-nascidoA satisfação dos pais de recém-nascidos com o atendimento em uma unidade de neonatologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2016Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001009602.pdf.txt001009602.pdf.txtExtracted Texttext/plain66733http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199757/2/001009602.pdf.txtb055739fdedbe951d8de518b11b0fa9aMD52ORIGINAL001009602.pdfTexto completoapplication/pdf748318http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199757/1/001009602.pdfed1f48387cfaae008d99674357daf5f4MD5110183/1997572019-09-27 03:44:57.909834oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199757Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-27T06:44:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A satisfação dos pais de recém-nascidos com o atendimento em uma unidade de neonatologia
title A satisfação dos pais de recém-nascidos com o atendimento em uma unidade de neonatologia
spellingShingle A satisfação dos pais de recém-nascidos com o atendimento em uma unidade de neonatologia
Damm, Bibiana Viegas
Unidades de terapia intensiva neonatal
Satisfação do paciente
Recém-nascido
title_short A satisfação dos pais de recém-nascidos com o atendimento em uma unidade de neonatologia
title_full A satisfação dos pais de recém-nascidos com o atendimento em uma unidade de neonatologia
title_fullStr A satisfação dos pais de recém-nascidos com o atendimento em uma unidade de neonatologia
title_full_unstemmed A satisfação dos pais de recém-nascidos com o atendimento em uma unidade de neonatologia
title_sort A satisfação dos pais de recém-nascidos com o atendimento em uma unidade de neonatologia
author Damm, Bibiana Viegas
author_facet Damm, Bibiana Viegas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damm, Bibiana Viegas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moura, Gisela Maria Schebella Souto de
contributor_str_mv Moura, Gisela Maria Schebella Souto de
dc.subject.por.fl_str_mv Unidades de terapia intensiva neonatal
Satisfação do paciente
Recém-nascido
topic Unidades de terapia intensiva neonatal
Satisfação do paciente
Recém-nascido
description A pesquisa de satisfação institucional é uma ferramenta de gestão de qualidade que visa conhecer a satisfação dos usuários durante a internação e realizar o planejamento de melhorias no processo de atendimento no serviço hospitalar. A hospitalização de um recém-nascido em uma unidade de neonatologia faz aflorar, em seus responsáveis, sentimentos, grandes expectativas e incertezas em relação ao futuro. Por isso é essencial compreender as percepções dos pais com recémnascidos internados em uma unidade tão complexa e dinâmica. Dessa maneira, o presente estudo tem como objetivo geral descrever a satisfação dos pais de recémnascidos atendidos em uma unidade de neonatologia de um hospital universitário de Porto Alegre. Trata-se de um estudo do tipo retrospectivo, descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado em uma unidade de neonatologia. A população deste estudo foram os usuários que internaram na referida unidade. A amostra constituiu-se de todos os usuários que tiveram alta hospitalar e preencheram a pesquisa de satisfação no período de janeiro 2006 a dezembro de 2015, totalizando um período de dez anos. Os dados foram coletados no banco de dados institucionais, disponível no Sistema de Informações Gerenciais (IG) do HCPA, referentes ao período estabelecido neste estudo. Os dados quantitativos, oriundos das questões fechadas do formulário, foram analisados por meio de frequências, médias e percentuais. Os dados qualitativos, provenientes das manifestações registradas na questão aberta do formulário, foram submetidos à análise de conteúdo e categorizados com base em categorias teóricas préexistentes denominadas elogios, críticas e sugestões. Quanto aos aspectos éticos, realizou-se um adendo a um projeto principal, aprovado pelo Comitê de Ética da instituição sob número 16-0288. A amostra foi de 4.827 questionários com uma taxa de retorno média de 53,87%. Em relação à satisfação geral, 79,23% dos usuários classificaram o atendimento com o grau ótimo e 99,20% dos usuários recomendariam o hospital. Os usuários da unidade de neonatologia expressaram elevado grau de satisfação no período estudado, próximo da meta almejada pela instituição. O elevado grau de satisfação desta unidade também pode ser explicado pelo fato de que o instrumento é fornecido apenas para os pais cujos RN recebem alta hospitalar. Observa-se, pelo número expressivo de questionários respondidos, a conscientização e o empenho da equipe assistencial em estimular a participação do usuário para, assim, conhecer sua satisfação com o atendimento. É fundamental que a instituição disponibilize os resultados da pesquisa de satisfação para as equipes e implemente mudanças sugeridas pelo usuário para que se traduzam em melhorias no atendimento. A partir deste estudo, sugere-se a adequação do formulário de coleta às características do setor, incluindo itens mais específicos para as unidades fechadas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-26T03:44:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199757
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001009602
url http://hdl.handle.net/10183/199757
identifier_str_mv 001009602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199757/2/001009602.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199757/1/001009602.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b055739fdedbe951d8de518b11b0fa9a
ed1f48387cfaae008d99674357daf5f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447250555371520