Cabelo ruim? : a representação do cabelo crespo na publicidade brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balhego, Juliana de Melo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147532
Resumo: O objetivo desta monografia é analisar a representação do cabelo crespo nas peças publicitárias de produtos para higiene capilar das marcas Seda, Elsève, Tressemé, Pantene, Palmolive Naturals, Garnier Fructis, Niely Gold e Dove. A partir disso, espera-se compreender como a estética negra repercute na publicidade focada no seguimento de higiene capilar. Para tanto, foram utilizados referências teóricos relativos à raça, recuperando historicamente a inserção do negro, em especial da mulher negra, no Brasil. Além disso, foram abordados os referenciais relativos ao gênero, representação do negro e negra da mídia, focalizando na Publicidade e Propaganda e , com isso, também abordamos a inserção do cabelo crespo. Utilizamos a Análise de Conteúdo numa abordagem quantitativa e qualitativa. Foram coletados 37 anúncios e depois foram separados 17 anúncios onde continham mulheres negras com o cabelo crespo/cacheado. Estes anúncios foram divididos em quatro categorias: Cabelos Regulados, Cabelos Entrelaçados, Cabelos Livres e Cabelos Poderosos.
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