Aprendizagens com adultos recicladores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer, Nilton Bueno
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129281
Resumo: Neste artigo desenvolvo argumentos que procuram afirmar a indispensável parceria com autores filiados ao campo da antropologia e sociologia, na compreensão de como “práticas sociais de escolarização” de jovens e adultos precisam de categorias de análise oriundas dessas duas áreas. Ao tomar duas experiências dentro de um projeto de escolarização na periferia de Porto Alegre, junto aos homens e mulheres recicladores do lixo urbano, proponho a superação de reducionismos classificatórios, tanto na idealização como na manipulação dos conhecimentos produzidos por esses trabalhadores. Nas conclusões, enfatizo a importância da escuta qualificada desses sujeitos, para oportunizar situações de “ensino-aprendizagem” relacionais (entre sujeitos e entorno social), bem como para a construção de ferramentas de análise aos educadores presentes nesses espaços.
id UFRGS-2_7dbde910e2846837a7a6be913afd9d85
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129281
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fischer, Nilton Bueno2015-11-09T16:32:50Z20040100-3143http://hdl.handle.net/10183/129281000499999Neste artigo desenvolvo argumentos que procuram afirmar a indispensável parceria com autores filiados ao campo da antropologia e sociologia, na compreensão de como “práticas sociais de escolarização” de jovens e adultos precisam de categorias de análise oriundas dessas duas áreas. Ao tomar duas experiências dentro de um projeto de escolarização na periferia de Porto Alegre, junto aos homens e mulheres recicladores do lixo urbano, proponho a superação de reducionismos classificatórios, tanto na idealização como na manipulação dos conhecimentos produzidos por esses trabalhadores. Nas conclusões, enfatizo a importância da escuta qualificada desses sujeitos, para oportunizar situações de “ensino-aprendizagem” relacionais (entre sujeitos e entorno social), bem como para a construção de ferramentas de análise aos educadores presentes nesses espaços.In this paper, I develop some reasons that try to affirm the strength of a partnership with authors that belong the anthropological and sociological fields, regarding the comprehension in how “schooling social praxis” of young and adult people need analytical categories from both fields. Using two experiences from a schooling project in poor neighborhoods from the city of Porto Alegre, regarding men and women who work as urban garbage recyclers, I propose the overcoming of classificatory limitations, not only in the idealization but also in the manipulation of the knowledge produced by these workers. In the conclusion, I emphasize the importance of listening to these people in order to offer teaching-learning situations in a relational form between the people and their social environment, collaborating in the construction of analytical tools for the educators that work in these places.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 29, n. 2 (jul./dez. 2004), p. 201-217Educação de adultosPeriferia urbanaProfessorFormaçãoEducação popularEducaçãoPorto Alegre (RS)Popular educationAdult educationEducation in urban peripheral areasTeacher educationAprendizagens com adultos recicladoresLearnings with adult recyclers info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000499999.pdf.txt000499999.pdf.txtExtracted Texttext/plain2170http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129281/2/000499999.pdf.txtdb5038e882d15353852b5953cfa500fbMD52ORIGINAL000499999.pdf000499999.pdfTexto completoapplication/pdf42031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129281/1/000499999.pdfaaa996b338d49d941a39bdd7cdb967dfMD51THUMBNAIL000499999.pdf.jpg000499999.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129281/3/000499999.pdf.jpgf0c451658ac2539c105e124a6158f5b1MD5310183/1292812018-10-24 09:13:03.57oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129281Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:13:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagens com adultos recicladores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Learnings with adult recyclers
title Aprendizagens com adultos recicladores
spellingShingle Aprendizagens com adultos recicladores
Fischer, Nilton Bueno
Educação de adultos
Periferia urbana
Professor
Formação
Educação popular
Educação
Porto Alegre (RS)
Popular education
Adult education
Education in urban peripheral areas
Teacher education
title_short Aprendizagens com adultos recicladores
title_full Aprendizagens com adultos recicladores
title_fullStr Aprendizagens com adultos recicladores
title_full_unstemmed Aprendizagens com adultos recicladores
title_sort Aprendizagens com adultos recicladores
author Fischer, Nilton Bueno
author_facet Fischer, Nilton Bueno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer, Nilton Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de adultos
Periferia urbana
Professor
Formação
Educação popular
Educação
Porto Alegre (RS)
topic Educação de adultos
Periferia urbana
Professor
Formação
Educação popular
Educação
Porto Alegre (RS)
Popular education
Adult education
Education in urban peripheral areas
Teacher education
dc.subject.eng.fl_str_mv Popular education
Adult education
Education in urban peripheral areas
Teacher education
description Neste artigo desenvolvo argumentos que procuram afirmar a indispensável parceria com autores filiados ao campo da antropologia e sociologia, na compreensão de como “práticas sociais de escolarização” de jovens e adultos precisam de categorias de análise oriundas dessas duas áreas. Ao tomar duas experiências dentro de um projeto de escolarização na periferia de Porto Alegre, junto aos homens e mulheres recicladores do lixo urbano, proponho a superação de reducionismos classificatórios, tanto na idealização como na manipulação dos conhecimentos produzidos por esses trabalhadores. Nas conclusões, enfatizo a importância da escuta qualificada desses sujeitos, para oportunizar situações de “ensino-aprendizagem” relacionais (entre sujeitos e entorno social), bem como para a construção de ferramentas de análise aos educadores presentes nesses espaços.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-09T16:32:50Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129281
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000499999
identifier_str_mv 0100-3143
000499999
url http://hdl.handle.net/10183/129281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 29, n. 2 (jul./dez. 2004), p. 201-217
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129281/2/000499999.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129281/1/000499999.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129281/3/000499999.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv db5038e882d15353852b5953cfa500fb
aaa996b338d49d941a39bdd7cdb967df
f0c451658ac2539c105e124a6158f5b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224889542115328