Aprendizagens com adultos recicladores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129281 |
Resumo: | Neste artigo desenvolvo argumentos que procuram afirmar a indispensável parceria com autores filiados ao campo da antropologia e sociologia, na compreensão de como “práticas sociais de escolarização” de jovens e adultos precisam de categorias de análise oriundas dessas duas áreas. Ao tomar duas experiências dentro de um projeto de escolarização na periferia de Porto Alegre, junto aos homens e mulheres recicladores do lixo urbano, proponho a superação de reducionismos classificatórios, tanto na idealização como na manipulação dos conhecimentos produzidos por esses trabalhadores. Nas conclusões, enfatizo a importância da escuta qualificada desses sujeitos, para oportunizar situações de “ensino-aprendizagem” relacionais (entre sujeitos e entorno social), bem como para a construção de ferramentas de análise aos educadores presentes nesses espaços. |
id |
UFRGS-2_7dbde910e2846837a7a6be913afd9d85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129281 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fischer, Nilton Bueno2015-11-09T16:32:50Z20040100-3143http://hdl.handle.net/10183/129281000499999Neste artigo desenvolvo argumentos que procuram afirmar a indispensável parceria com autores filiados ao campo da antropologia e sociologia, na compreensão de como “práticas sociais de escolarização” de jovens e adultos precisam de categorias de análise oriundas dessas duas áreas. Ao tomar duas experiências dentro de um projeto de escolarização na periferia de Porto Alegre, junto aos homens e mulheres recicladores do lixo urbano, proponho a superação de reducionismos classificatórios, tanto na idealização como na manipulação dos conhecimentos produzidos por esses trabalhadores. Nas conclusões, enfatizo a importância da escuta qualificada desses sujeitos, para oportunizar situações de “ensino-aprendizagem” relacionais (entre sujeitos e entorno social), bem como para a construção de ferramentas de análise aos educadores presentes nesses espaços.In this paper, I develop some reasons that try to affirm the strength of a partnership with authors that belong the anthropological and sociological fields, regarding the comprehension in how “schooling social praxis” of young and adult people need analytical categories from both fields. Using two experiences from a schooling project in poor neighborhoods from the city of Porto Alegre, regarding men and women who work as urban garbage recyclers, I propose the overcoming of classificatory limitations, not only in the idealization but also in the manipulation of the knowledge produced by these workers. In the conclusion, I emphasize the importance of listening to these people in order to offer teaching-learning situations in a relational form between the people and their social environment, collaborating in the construction of analytical tools for the educators that work in these places.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 29, n. 2 (jul./dez. 2004), p. 201-217Educação de adultosPeriferia urbanaProfessorFormaçãoEducação popularEducaçãoPorto Alegre (RS)Popular educationAdult educationEducation in urban peripheral areasTeacher educationAprendizagens com adultos recicladoresLearnings with adult recyclers info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000499999.pdf.txt000499999.pdf.txtExtracted Texttext/plain2170http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129281/2/000499999.pdf.txtdb5038e882d15353852b5953cfa500fbMD52ORIGINAL000499999.pdf000499999.pdfTexto completoapplication/pdf42031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129281/1/000499999.pdfaaa996b338d49d941a39bdd7cdb967dfMD51THUMBNAIL000499999.pdf.jpg000499999.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129281/3/000499999.pdf.jpgf0c451658ac2539c105e124a6158f5b1MD5310183/1292812018-10-24 09:13:03.57oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129281Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:13:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagens com adultos recicladores |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Learnings with adult recyclers |
title |
Aprendizagens com adultos recicladores |
spellingShingle |
Aprendizagens com adultos recicladores Fischer, Nilton Bueno Educação de adultos Periferia urbana Professor Formação Educação popular Educação Porto Alegre (RS) Popular education Adult education Education in urban peripheral areas Teacher education |
title_short |
Aprendizagens com adultos recicladores |
title_full |
Aprendizagens com adultos recicladores |
title_fullStr |
Aprendizagens com adultos recicladores |
title_full_unstemmed |
Aprendizagens com adultos recicladores |
title_sort |
Aprendizagens com adultos recicladores |
author |
Fischer, Nilton Bueno |
author_facet |
Fischer, Nilton Bueno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fischer, Nilton Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de adultos Periferia urbana Professor Formação Educação popular Educação Porto Alegre (RS) |
topic |
Educação de adultos Periferia urbana Professor Formação Educação popular Educação Porto Alegre (RS) Popular education Adult education Education in urban peripheral areas Teacher education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Popular education Adult education Education in urban peripheral areas Teacher education |
description |
Neste artigo desenvolvo argumentos que procuram afirmar a indispensável parceria com autores filiados ao campo da antropologia e sociologia, na compreensão de como “práticas sociais de escolarização” de jovens e adultos precisam de categorias de análise oriundas dessas duas áreas. Ao tomar duas experiências dentro de um projeto de escolarização na periferia de Porto Alegre, junto aos homens e mulheres recicladores do lixo urbano, proponho a superação de reducionismos classificatórios, tanto na idealização como na manipulação dos conhecimentos produzidos por esses trabalhadores. Nas conclusões, enfatizo a importância da escuta qualificada desses sujeitos, para oportunizar situações de “ensino-aprendizagem” relacionais (entre sujeitos e entorno social), bem como para a construção de ferramentas de análise aos educadores presentes nesses espaços. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-09T16:32:50Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/129281 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000499999 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000499999 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/129281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 29, n. 2 (jul./dez. 2004), p. 201-217 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129281/2/000499999.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129281/1/000499999.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129281/3/000499999.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
db5038e882d15353852b5953cfa500fb aaa996b338d49d941a39bdd7cdb967df f0c451658ac2539c105e124a6158f5b1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224889542115328 |