Razões para procura e critérios de escolha do estágio pelos estudantes de administração da grande Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cargnin, Rafaela Vinholes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/178617
Resumo: No Brasil, a partir dos anos 1990, com a ampliação das vagas do ensino superior os estágios ganham maior importância como forma de inserção profissional dos estudantes, ao mesmo tempo em que são tratados por algumas organizações como um contrato temporário. Este trabalho dará continuidade à pesquisa iniciada em 2012, quando sua autora fez parte de uma bolsa de Iniciação Científica na Escola de Administração da UFRGS. Nesse estudo, pretende-se levantar os critérios utilizados na escolha da vaga, identificar o perfil e as razões dos estudantes de Administração que buscam estágios nãoobrigatórios durante o curso, fazendo uma comparação com os resultados obtidos na pesquisa em 2012, a fim de observar o quanto o mercado de estágios mudou nos últimos 5 anos. Para a realização da pesquisa, foi elaborado um questionário online, contendo perguntas que envolviam desde a visão geral do estágio na sociedade, razões da busca por este e critérios de escolha a informações do perfil do respondente. O público alvo foi os alunos de Administração das Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana de Porto Alegre. Participaram da pesquisa 225 estudantes de 5 instituições de ensino. Para a realização da análise, foram utilizadas as ferramentas SPSS e Excel a fim de comparar perfis e visões de estágio entre os alunos. A idade média dos respondentes é de 24 anos e 65% são do sexo feminino. Com as análises, verificou-se que os alunos consideram a prática do estágio como positiva porque é um período de aprendizado que permite experimentação de diferentes áreas profissionais. Os respondentes já realizaram em média 2 estágios e percebeu-se que a maior parte (66%) nunca trabalhou como efetivo antes de estagiar.
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