Leitura crítica em sala de aula : há espaço para a formação do sujeito-leitor?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/70664 |
Resumo: | A presente monografia propõe uma reflexão sobre a leitura crítica e a formação do sujeito-leitor em sala de aula. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola pública estadual e em uma federal, com o intuito de saber como se realiza a prática de leitura no ambiente escolar, verificando se há nesses lugares a preocupação com a formação de um sujeito crítico e reflexivo. Por fim, busca-se compreender o porquê da atividade de leitura não ser vista como uma prática social e discursiva, mas sim como um pré-requisito para a elaboração de trabalhos e provas. |
id |
UFRGS-2_7e3319ce68fdef4bbd9974472f7f1200 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70664 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Moreira, Fabiane Pereira dos SantosNaujorks, Jane da Costa2013-04-27T01:47:51Z2012http://hdl.handle.net/10183/70664000877145A presente monografia propõe uma reflexão sobre a leitura crítica e a formação do sujeito-leitor em sala de aula. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola pública estadual e em uma federal, com o intuito de saber como se realiza a prática de leitura no ambiente escolar, verificando se há nesses lugares a preocupação com a formação de um sujeito crítico e reflexivo. Por fim, busca-se compreender o porquê da atividade de leitura não ser vista como uma prática social e discursiva, mas sim como um pré-requisito para a elaboração de trabalhos e provas.La presente tesina propone reflejar la lectura crítica y la formación del sujeto-lector en clase. Para eso fue realizada una investigación de campo en una escuela estadual y en una escuela estatal, con la intención de saber cómo se desarrolla la práctica de lectura en ambiente escolar. Se verificó si hay en estos espacios la preocupación con la formación del sujeto crítico y reflexivo. Al final, hay una búsqueda para comprender el porqué de la actividad de lectura no ser vista como una práctica social y discursiva, por más que sea presentada como un requisito para trabajos, pruebas.application/pdfporLeituraEnsinoLecturaEnseñanzaPerspectiva socialLeitura crítica em sala de aula : há espaço para a formação do sujeito-leitor?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2012Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000877145.pdf000877145.pdfTexto completoapplication/pdf4616035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70664/1/000877145.pdfc8d361d08995c0a7305438af7e39c84dMD51TEXT000877145.pdf.txt000877145.pdf.txtExtracted Texttext/plain90513http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70664/2/000877145.pdf.txt8b4446304cdc1b0ab241bf915d57e982MD52THUMBNAIL000877145.pdf.jpg000877145.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70664/3/000877145.pdf.jpg05ece30199398e6ef3221a26101325aaMD5310183/706642022-08-06 04:54:17.738935oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70664Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:54:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura crítica em sala de aula : há espaço para a formação do sujeito-leitor? |
title |
Leitura crítica em sala de aula : há espaço para a formação do sujeito-leitor? |
spellingShingle |
Leitura crítica em sala de aula : há espaço para a formação do sujeito-leitor? Moreira, Fabiane Pereira dos Santos Leitura Ensino Lectura Enseñanza Perspectiva social |
title_short |
Leitura crítica em sala de aula : há espaço para a formação do sujeito-leitor? |
title_full |
Leitura crítica em sala de aula : há espaço para a formação do sujeito-leitor? |
title_fullStr |
Leitura crítica em sala de aula : há espaço para a formação do sujeito-leitor? |
title_full_unstemmed |
Leitura crítica em sala de aula : há espaço para a formação do sujeito-leitor? |
title_sort |
Leitura crítica em sala de aula : há espaço para a formação do sujeito-leitor? |
author |
Moreira, Fabiane Pereira dos Santos |
author_facet |
Moreira, Fabiane Pereira dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Fabiane Pereira dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Naujorks, Jane da Costa |
contributor_str_mv |
Naujorks, Jane da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Ensino |
topic |
Leitura Ensino Lectura Enseñanza Perspectiva social |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Lectura Enseñanza Perspectiva social |
description |
A presente monografia propõe uma reflexão sobre a leitura crítica e a formação do sujeito-leitor em sala de aula. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola pública estadual e em uma federal, com o intuito de saber como se realiza a prática de leitura no ambiente escolar, verificando se há nesses lugares a preocupação com a formação de um sujeito crítico e reflexivo. Por fim, busca-se compreender o porquê da atividade de leitura não ser vista como uma prática social e discursiva, mas sim como um pré-requisito para a elaboração de trabalhos e provas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-27T01:47:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/70664 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000877145 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/70664 |
identifier_str_mv |
000877145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70664/1/000877145.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70664/2/000877145.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70664/3/000877145.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c8d361d08995c0a7305438af7e39c84d 8b4446304cdc1b0ab241bf915d57e982 05ece30199398e6ef3221a26101325aa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447105452376064 |