Leitura crítica em sala de aula : há espaço para a formação do sujeito-leitor?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Fabiane Pereira dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70664
Resumo: A presente monografia propõe uma reflexão sobre a leitura crítica e a formação do sujeito-leitor em sala de aula. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola pública estadual e em uma federal, com o intuito de saber como se realiza a prática de leitura no ambiente escolar, verificando se há nesses lugares a preocupação com a formação de um sujeito crítico e reflexivo. Por fim, busca-se compreender o porquê da atividade de leitura não ser vista como uma prática social e discursiva, mas sim como um pré-requisito para a elaboração de trabalhos e provas.
id UFRGS-2_7e3319ce68fdef4bbd9974472f7f1200
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70664
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Moreira, Fabiane Pereira dos SantosNaujorks, Jane da Costa2013-04-27T01:47:51Z2012http://hdl.handle.net/10183/70664000877145A presente monografia propõe uma reflexão sobre a leitura crítica e a formação do sujeito-leitor em sala de aula. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola pública estadual e em uma federal, com o intuito de saber como se realiza a prática de leitura no ambiente escolar, verificando se há nesses lugares a preocupação com a formação de um sujeito crítico e reflexivo. Por fim, busca-se compreender o porquê da atividade de leitura não ser vista como uma prática social e discursiva, mas sim como um pré-requisito para a elaboração de trabalhos e provas.La presente tesina propone reflejar la lectura crítica y la formación del sujeto-lector en clase. Para eso fue realizada una investigación de campo en una escuela estadual y en una escuela estatal, con la intención de saber cómo se desarrolla la práctica de lectura en ambiente escolar. Se verificó si hay en estos espacios la preocupación con la formación del sujeto crítico y reflexivo. Al final, hay una búsqueda para comprender el porqué de la actividad de lectura no ser vista como una práctica social y discursiva, por más que sea presentada como un requisito para trabajos, pruebas.application/pdfporLeituraEnsinoLecturaEnseñanzaPerspectiva socialLeitura crítica em sala de aula : há espaço para a formação do sujeito-leitor?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2012Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000877145.pdf000877145.pdfTexto completoapplication/pdf4616035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70664/1/000877145.pdfc8d361d08995c0a7305438af7e39c84dMD51TEXT000877145.pdf.txt000877145.pdf.txtExtracted Texttext/plain90513http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70664/2/000877145.pdf.txt8b4446304cdc1b0ab241bf915d57e982MD52THUMBNAIL000877145.pdf.jpg000877145.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70664/3/000877145.pdf.jpg05ece30199398e6ef3221a26101325aaMD5310183/706642022-08-06 04:54:17.738935oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70664Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:54:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura crítica em sala de aula : há espaço para a formação do sujeito-leitor?
title Leitura crítica em sala de aula : há espaço para a formação do sujeito-leitor?
spellingShingle Leitura crítica em sala de aula : há espaço para a formação do sujeito-leitor?
Moreira, Fabiane Pereira dos Santos
Leitura
Ensino
Lectura
Enseñanza
Perspectiva social
title_short Leitura crítica em sala de aula : há espaço para a formação do sujeito-leitor?
title_full Leitura crítica em sala de aula : há espaço para a formação do sujeito-leitor?
title_fullStr Leitura crítica em sala de aula : há espaço para a formação do sujeito-leitor?
title_full_unstemmed Leitura crítica em sala de aula : há espaço para a formação do sujeito-leitor?
title_sort Leitura crítica em sala de aula : há espaço para a formação do sujeito-leitor?
author Moreira, Fabiane Pereira dos Santos
author_facet Moreira, Fabiane Pereira dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Fabiane Pereira dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Naujorks, Jane da Costa
contributor_str_mv Naujorks, Jane da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Ensino
topic Leitura
Ensino
Lectura
Enseñanza
Perspectiva social
dc.subject.spa.fl_str_mv Lectura
Enseñanza
Perspectiva social
description A presente monografia propõe uma reflexão sobre a leitura crítica e a formação do sujeito-leitor em sala de aula. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola pública estadual e em uma federal, com o intuito de saber como se realiza a prática de leitura no ambiente escolar, verificando se há nesses lugares a preocupação com a formação de um sujeito crítico e reflexivo. Por fim, busca-se compreender o porquê da atividade de leitura não ser vista como uma prática social e discursiva, mas sim como um pré-requisito para a elaboração de trabalhos e provas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-27T01:47:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/70664
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000877145
url http://hdl.handle.net/10183/70664
identifier_str_mv 000877145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70664/1/000877145.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70664/2/000877145.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70664/3/000877145.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c8d361d08995c0a7305438af7e39c84d
8b4446304cdc1b0ab241bf915d57e982
05ece30199398e6ef3221a26101325aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447105452376064