O olhar do professor sobre aprendizagem algébrica no Ensino Fundamental : práticas e teorias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/66871 |
Resumo: | Neste trabalho tem-se como objetivo o estudo relativo aos processos de ensino e de aprendizagem da Álgebra no Ensino Fundamental, bem como a caracterização de concepções que alguns professores trazem de suas experiências práticas e de suas formações acadêmicas acerca desse tema. Tendo em vista a literatura da área e a contribuição desses professores, analisam-se as dificuldades que os alunos apresentam durante o processo de desenvolvimento do pensamento algébrico e alternativas de propostas de ensino. Considerou-se, ainda, a experiência da autora como educadora de turma e como orientadora individual e/ou de grupo para alunos carentes do Ensino Fundamental e Médio das escolas estaduais e municipais da zona norte de Porto Alegre/RS. No âmbito das considerações finais, destaca-se que o professor, além de dominar o conteúdo matemático precisa ser observador e pesquisador, em síntese, um eterno aprendiz, sempre à procura de novas metodologias que possibilitem uma melhor convivência dos alunos com a Matemática. |
id |
UFRGS-2_7e635d41b58b8de30b05492fe9cee618 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66871 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Soares, Heloisa Helena RamosCarrasco, Lucia Helena Marques2013-02-22T01:39:16Z2012http://hdl.handle.net/10183/66871000871977Neste trabalho tem-se como objetivo o estudo relativo aos processos de ensino e de aprendizagem da Álgebra no Ensino Fundamental, bem como a caracterização de concepções que alguns professores trazem de suas experiências práticas e de suas formações acadêmicas acerca desse tema. Tendo em vista a literatura da área e a contribuição desses professores, analisam-se as dificuldades que os alunos apresentam durante o processo de desenvolvimento do pensamento algébrico e alternativas de propostas de ensino. Considerou-se, ainda, a experiência da autora como educadora de turma e como orientadora individual e/ou de grupo para alunos carentes do Ensino Fundamental e Médio das escolas estaduais e municipais da zona norte de Porto Alegre/RS. No âmbito das considerações finais, destaca-se que o professor, além de dominar o conteúdo matemático precisa ser observador e pesquisador, em síntese, um eterno aprendiz, sempre à procura de novas metodologias que possibilitem uma melhor convivência dos alunos com a Matemática.In this work the focus lays on the study of the algebraic teaching in Fundamental School, as well as on the features of the conceptions that some teachers bring from their jobs and from their academic formation. Putting together the literature of this subject and the teacher's contributions, we analyze the problem that the students shows during the construction of algebraic thinking and analyzes some other methods of teaching students. The experience of the writer have been considered as educator and teacher of individual or in group poor children of the north zone of Porto Alegre/RS. In the final considerations is showed that besides dominating the math subject, the teacher has to be a observer and investigative, what means that must be a eternal pupil, always looking for new ways that makes better the relationship between the students with the math.application/pdfporMatemática : Ensino fundamentalEnsino : AprendizagemEnsino de matemáticaÁlgebraMath teachingMath teachersExperienceAlgebraicEquationsO olhar do professor sobre aprendizagem algébrica no Ensino Fundamental : práticas e teoriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871977.pdf000871977.pdfTexto completoapplication/pdf471740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66871/1/000871977.pdfaa5c5b0757c0d558694cbed8393845c2MD51TEXT000871977.pdf.txt000871977.pdf.txtExtracted Texttext/plain103551http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66871/2/000871977.pdf.txt0c99a414bc1ed2d3f4edf38893474cd8MD52THUMBNAIL000871977.pdf.jpg000871977.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66871/3/000871977.pdf.jpg6a7552d207a6ed4803995c3912feea4bMD5310183/668712022-02-22 04:50:33.292571oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66871Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:50:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O olhar do professor sobre aprendizagem algébrica no Ensino Fundamental : práticas e teorias |
title |
O olhar do professor sobre aprendizagem algébrica no Ensino Fundamental : práticas e teorias |
spellingShingle |
O olhar do professor sobre aprendizagem algébrica no Ensino Fundamental : práticas e teorias Soares, Heloisa Helena Ramos Matemática : Ensino fundamental Ensino : Aprendizagem Ensino de matemática Álgebra Math teaching Math teachers Experience Algebraic Equations |
title_short |
O olhar do professor sobre aprendizagem algébrica no Ensino Fundamental : práticas e teorias |
title_full |
O olhar do professor sobre aprendizagem algébrica no Ensino Fundamental : práticas e teorias |
title_fullStr |
O olhar do professor sobre aprendizagem algébrica no Ensino Fundamental : práticas e teorias |
title_full_unstemmed |
O olhar do professor sobre aprendizagem algébrica no Ensino Fundamental : práticas e teorias |
title_sort |
O olhar do professor sobre aprendizagem algébrica no Ensino Fundamental : práticas e teorias |
author |
Soares, Heloisa Helena Ramos |
author_facet |
Soares, Heloisa Helena Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Heloisa Helena Ramos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
contributor_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática : Ensino fundamental Ensino : Aprendizagem Ensino de matemática Álgebra |
topic |
Matemática : Ensino fundamental Ensino : Aprendizagem Ensino de matemática Álgebra Math teaching Math teachers Experience Algebraic Equations |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Math teaching Math teachers Experience Algebraic Equations |
description |
Neste trabalho tem-se como objetivo o estudo relativo aos processos de ensino e de aprendizagem da Álgebra no Ensino Fundamental, bem como a caracterização de concepções que alguns professores trazem de suas experiências práticas e de suas formações acadêmicas acerca desse tema. Tendo em vista a literatura da área e a contribuição desses professores, analisam-se as dificuldades que os alunos apresentam durante o processo de desenvolvimento do pensamento algébrico e alternativas de propostas de ensino. Considerou-se, ainda, a experiência da autora como educadora de turma e como orientadora individual e/ou de grupo para alunos carentes do Ensino Fundamental e Médio das escolas estaduais e municipais da zona norte de Porto Alegre/RS. No âmbito das considerações finais, destaca-se que o professor, além de dominar o conteúdo matemático precisa ser observador e pesquisador, em síntese, um eterno aprendiz, sempre à procura de novas metodologias que possibilitem uma melhor convivência dos alunos com a Matemática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-02-22T01:39:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/66871 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000871977 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/66871 |
identifier_str_mv |
000871977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66871/1/000871977.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66871/2/000871977.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66871/3/000871977.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aa5c5b0757c0d558694cbed8393845c2 0c99a414bc1ed2d3f4edf38893474cd8 6a7552d207a6ed4803995c3912feea4b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447098025312256 |