O olhar do professor sobre aprendizagem algébrica no Ensino Fundamental : práticas e teorias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Heloisa Helena Ramos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/66871
Resumo: Neste trabalho tem-se como objetivo o estudo relativo aos processos de ensino e de aprendizagem da Álgebra no Ensino Fundamental, bem como a caracterização de concepções que alguns professores trazem de suas experiências práticas e de suas formações acadêmicas acerca desse tema. Tendo em vista a literatura da área e a contribuição desses professores, analisam-se as dificuldades que os alunos apresentam durante o processo de desenvolvimento do pensamento algébrico e alternativas de propostas de ensino. Considerou-se, ainda, a experiência da autora como educadora de turma e como orientadora individual e/ou de grupo para alunos carentes do Ensino Fundamental e Médio das escolas estaduais e municipais da zona norte de Porto Alegre/RS. No âmbito das considerações finais, destaca-se que o professor, além de dominar o conteúdo matemático precisa ser observador e pesquisador, em síntese, um eterno aprendiz, sempre à procura de novas metodologias que possibilitem uma melhor convivência dos alunos com a Matemática.
id UFRGS-2_7e635d41b58b8de30b05492fe9cee618
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66871
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Soares, Heloisa Helena RamosCarrasco, Lucia Helena Marques2013-02-22T01:39:16Z2012http://hdl.handle.net/10183/66871000871977Neste trabalho tem-se como objetivo o estudo relativo aos processos de ensino e de aprendizagem da Álgebra no Ensino Fundamental, bem como a caracterização de concepções que alguns professores trazem de suas experiências práticas e de suas formações acadêmicas acerca desse tema. Tendo em vista a literatura da área e a contribuição desses professores, analisam-se as dificuldades que os alunos apresentam durante o processo de desenvolvimento do pensamento algébrico e alternativas de propostas de ensino. Considerou-se, ainda, a experiência da autora como educadora de turma e como orientadora individual e/ou de grupo para alunos carentes do Ensino Fundamental e Médio das escolas estaduais e municipais da zona norte de Porto Alegre/RS. No âmbito das considerações finais, destaca-se que o professor, além de dominar o conteúdo matemático precisa ser observador e pesquisador, em síntese, um eterno aprendiz, sempre à procura de novas metodologias que possibilitem uma melhor convivência dos alunos com a Matemática.In this work the focus lays on the study of the algebraic teaching in Fundamental School, as well as on the features of the conceptions that some teachers bring from their jobs and from their academic formation. Putting together the literature of this subject and the teacher's contributions, we analyze the problem that the students shows during the construction of algebraic thinking and analyzes some other methods of teaching students. The experience of the writer have been considered as educator and teacher of individual or in group poor children of the north zone of Porto Alegre/RS. In the final considerations is showed that besides dominating the math subject, the teacher has to be a observer and investigative, what means that must be a eternal pupil, always looking for new ways that makes better the relationship between the students with the math.application/pdfporMatemática : Ensino fundamentalEnsino : AprendizagemEnsino de matemáticaÁlgebraMath teachingMath teachersExperienceAlgebraicEquationsO olhar do professor sobre aprendizagem algébrica no Ensino Fundamental : práticas e teoriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871977.pdf000871977.pdfTexto completoapplication/pdf471740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66871/1/000871977.pdfaa5c5b0757c0d558694cbed8393845c2MD51TEXT000871977.pdf.txt000871977.pdf.txtExtracted Texttext/plain103551http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66871/2/000871977.pdf.txt0c99a414bc1ed2d3f4edf38893474cd8MD52THUMBNAIL000871977.pdf.jpg000871977.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66871/3/000871977.pdf.jpg6a7552d207a6ed4803995c3912feea4bMD5310183/668712022-02-22 04:50:33.292571oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66871Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:50:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O olhar do professor sobre aprendizagem algébrica no Ensino Fundamental : práticas e teorias
title O olhar do professor sobre aprendizagem algébrica no Ensino Fundamental : práticas e teorias
spellingShingle O olhar do professor sobre aprendizagem algébrica no Ensino Fundamental : práticas e teorias
Soares, Heloisa Helena Ramos
Matemática : Ensino fundamental
Ensino : Aprendizagem
Ensino de matemática
Álgebra
Math teaching
Math teachers
Experience
Algebraic
Equations
title_short O olhar do professor sobre aprendizagem algébrica no Ensino Fundamental : práticas e teorias
title_full O olhar do professor sobre aprendizagem algébrica no Ensino Fundamental : práticas e teorias
title_fullStr O olhar do professor sobre aprendizagem algébrica no Ensino Fundamental : práticas e teorias
title_full_unstemmed O olhar do professor sobre aprendizagem algébrica no Ensino Fundamental : práticas e teorias
title_sort O olhar do professor sobre aprendizagem algébrica no Ensino Fundamental : práticas e teorias
author Soares, Heloisa Helena Ramos
author_facet Soares, Heloisa Helena Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Heloisa Helena Ramos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
contributor_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática : Ensino fundamental
Ensino : Aprendizagem
Ensino de matemática
Álgebra
topic Matemática : Ensino fundamental
Ensino : Aprendizagem
Ensino de matemática
Álgebra
Math teaching
Math teachers
Experience
Algebraic
Equations
dc.subject.eng.fl_str_mv Math teaching
Math teachers
Experience
Algebraic
Equations
description Neste trabalho tem-se como objetivo o estudo relativo aos processos de ensino e de aprendizagem da Álgebra no Ensino Fundamental, bem como a caracterização de concepções que alguns professores trazem de suas experiências práticas e de suas formações acadêmicas acerca desse tema. Tendo em vista a literatura da área e a contribuição desses professores, analisam-se as dificuldades que os alunos apresentam durante o processo de desenvolvimento do pensamento algébrico e alternativas de propostas de ensino. Considerou-se, ainda, a experiência da autora como educadora de turma e como orientadora individual e/ou de grupo para alunos carentes do Ensino Fundamental e Médio das escolas estaduais e municipais da zona norte de Porto Alegre/RS. No âmbito das considerações finais, destaca-se que o professor, além de dominar o conteúdo matemático precisa ser observador e pesquisador, em síntese, um eterno aprendiz, sempre à procura de novas metodologias que possibilitem uma melhor convivência dos alunos com a Matemática.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-02-22T01:39:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/66871
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000871977
url http://hdl.handle.net/10183/66871
identifier_str_mv 000871977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66871/1/000871977.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66871/2/000871977.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66871/3/000871977.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aa5c5b0757c0d558694cbed8393845c2
0c99a414bc1ed2d3f4edf38893474cd8
6a7552d207a6ed4803995c3912feea4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224438169993216