Avaliações autorreferentes e práticas esportivas : comparações entre universitários praticantes e não praticantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Mikael Almeida
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dias, Ana Cristina Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259278
Resumo: Espera-se que o engajamento em práticas esportivas contribua para o desenvolvimento de autopercepções positivas. Porém, há controvérsias sobre esse pressuposto, sobretudo no esporte competitivo, que é caracterizado por maior pressão e possíveis frustrações. O objetivo deste estudo é investigar e comparar as avaliações autorreferentes centrais (AAC) de três grupos de universitários: praticantes de esportes em nível competitivo (PEC), praticantes de esportes por lazer (PEL) e não praticantes (NP). Participaram 703 universitários de diferentes regiões do Brasil. As análises de covariância demonstraram que os PEC apresentaram médias de AAC significativamente maiores que os PEL (p < 0,05) e NP (p < 0,001). Os PEL também apresentaram médias significativamente maiores que os NP (p < 0,001). Os resultados demonstram que, apesar das controvérsias, indivíduos que praticam esportes, inclusive em nível competitivo, podem apresentar AAC mais positivas, o que contribui para uma melhor adaptação às diferentes demandas da vida e para um maior exercício da agência pessoal.
id UFRGS-2_7eb03616bbccf13839dc3fb16939bdbb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259278
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corrêa, Mikael AlmeidaDias, Ana Cristina Garcia2023-06-21T03:33:54Z20201516-3687http://hdl.handle.net/10183/259278001168635Espera-se que o engajamento em práticas esportivas contribua para o desenvolvimento de autopercepções positivas. Porém, há controvérsias sobre esse pressuposto, sobretudo no esporte competitivo, que é caracterizado por maior pressão e possíveis frustrações. O objetivo deste estudo é investigar e comparar as avaliações autorreferentes centrais (AAC) de três grupos de universitários: praticantes de esportes em nível competitivo (PEC), praticantes de esportes por lazer (PEL) e não praticantes (NP). Participaram 703 universitários de diferentes regiões do Brasil. As análises de covariância demonstraram que os PEC apresentaram médias de AAC significativamente maiores que os PEL (p < 0,05) e NP (p < 0,001). Os PEL também apresentaram médias significativamente maiores que os NP (p < 0,001). Os resultados demonstram que, apesar das controvérsias, indivíduos que praticam esportes, inclusive em nível competitivo, podem apresentar AAC mais positivas, o que contribui para uma melhor adaptação às diferentes demandas da vida e para um maior exercício da agência pessoal.Generally, it is assumed that practicing sports may contribute to developing positive self-perceptions. However, this assumption is still controversial, especially in competitive sports, which are characterized by high amounts of pressure and possible frustrations. Therefore, this study aims to investigate and compare the core self-evaluations (CSE) of three groups of college students: competitive sports practitioners (CSP), recreational sports practitioners (RSP), and non-practitioners (NP). Participants were 703 college students from different regions of Brazil. Covariance analyses showed that CSP had significantly higher CSE means than RSP (p < 0.05) and NP (p < 0.001). The RSP also presented significantly higher means than NP (p < 0.001). Despite the controversies, the results demonstrate that individuals who practice sports, even at a competitive level, may present more positive CSE, which contributes to better adaptation to different life demands and greater personal agency.Se espera que la práctica de deportes contribuya al desarrollo de autopercepciones positivas. Todavía, hay controversias sobre ese presupuesto, especialmente en el deporte competitivo, que se caracteriza por mayor presión y posibles frustraciones. Este estudio pretende investigar y comparar las evaluaciones auto-referentes centrales (EAC) de tres grupos de universitarios: practicantes de deportes a nivel competitivo (PDC), practicantes de deportes por ocio (PDO) y no practicantes (NP). Participaron 703 universitarios de diferentes regiones de Brasil. Los análisis de covariancia demostraron que PDC presentaron promedios de EAC significativamente mayores que PDO (p < 0,05) y NP (p < 0,001). PDO también presentaron promedios significativamente mayores que NP (p < 0,001). Los resultados demuestran que, a pesar de las controversias, individuos que practican deportes, incluso el competitivo, pueden presentar EAC más positivas, lo que contribuye a una mejor adaptación a las diferentes demandas de la vida y mayor ejercicio de la agencia personal.application/pdfporPsicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 22, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 444-457.Psicologia do esporteCompeticaoAutoavaliaçãoAutoeficáciaSports psychologyCompetitionSelf-evaluationsSelf-efficacyAgencyPsicología del esporteCompeticiónAutoevaluaciónAutoeficaciaAgenciaAvaliações autorreferentes e práticas esportivas : comparações entre universitários praticantes e não praticantesCore self-evaluations and sportive practice : comparisons between practitioners and nonpractitioners college studentsEvaluaciones auto-referentes y prácticas deportivas : comparaciones entre universitarios practicantes y no practicantesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168635.pdf.txt001168635.pdf.txtExtracted Texttext/plain34529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259278/3/001168635.pdf.txt7f0c72375e9ae2f6668a0d26488da1c7MD53001168635-02.pdf.txt001168635-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain33191http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259278/4/001168635-02.pdf.txt2be8091f1b6f23b9210a3e14d26910cbMD54ORIGINAL001168635.pdfTexto completoapplication/pdf236012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259278/1/001168635.pdfae51cbe5953a817bf43a25d2deb7c8afMD51001168635-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf212708http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259278/2/001168635-02.pdf43c9296be51c074ad03607803f861de3MD5210183/2592782023-06-22 03:32:21.96536oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259278Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-22T06:32:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliações autorreferentes e práticas esportivas : comparações entre universitários praticantes e não praticantes
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Core self-evaluations and sportive practice : comparisons between practitioners and nonpractitioners college students
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Evaluaciones auto-referentes y prácticas deportivas : comparaciones entre universitarios practicantes y no practicantes
title Avaliações autorreferentes e práticas esportivas : comparações entre universitários praticantes e não praticantes
spellingShingle Avaliações autorreferentes e práticas esportivas : comparações entre universitários praticantes e não praticantes
Corrêa, Mikael Almeida
Psicologia do esporte
Competicao
Autoavaliação
Autoeficácia
Sports psychology
Competition
Self-evaluations
Self-efficacy
Agency
Psicología del esporte
Competición
Autoevaluación
Autoeficacia
Agencia
title_short Avaliações autorreferentes e práticas esportivas : comparações entre universitários praticantes e não praticantes
title_full Avaliações autorreferentes e práticas esportivas : comparações entre universitários praticantes e não praticantes
title_fullStr Avaliações autorreferentes e práticas esportivas : comparações entre universitários praticantes e não praticantes
title_full_unstemmed Avaliações autorreferentes e práticas esportivas : comparações entre universitários praticantes e não praticantes
title_sort Avaliações autorreferentes e práticas esportivas : comparações entre universitários praticantes e não praticantes
author Corrêa, Mikael Almeida
author_facet Corrêa, Mikael Almeida
Dias, Ana Cristina Garcia
author_role author
author2 Dias, Ana Cristina Garcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Mikael Almeida
Dias, Ana Cristina Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia do esporte
Competicao
Autoavaliação
Autoeficácia
topic Psicologia do esporte
Competicao
Autoavaliação
Autoeficácia
Sports psychology
Competition
Self-evaluations
Self-efficacy
Agency
Psicología del esporte
Competición
Autoevaluación
Autoeficacia
Agencia
dc.subject.eng.fl_str_mv Sports psychology
Competition
Self-evaluations
Self-efficacy
Agency
dc.subject.spa.fl_str_mv Psicología del esporte
Competición
Autoevaluación
Autoeficacia
Agencia
description Espera-se que o engajamento em práticas esportivas contribua para o desenvolvimento de autopercepções positivas. Porém, há controvérsias sobre esse pressuposto, sobretudo no esporte competitivo, que é caracterizado por maior pressão e possíveis frustrações. O objetivo deste estudo é investigar e comparar as avaliações autorreferentes centrais (AAC) de três grupos de universitários: praticantes de esportes em nível competitivo (PEC), praticantes de esportes por lazer (PEL) e não praticantes (NP). Participaram 703 universitários de diferentes regiões do Brasil. As análises de covariância demonstraram que os PEC apresentaram médias de AAC significativamente maiores que os PEL (p < 0,05) e NP (p < 0,001). Os PEL também apresentaram médias significativamente maiores que os NP (p < 0,001). Os resultados demonstram que, apesar das controvérsias, indivíduos que praticam esportes, inclusive em nível competitivo, podem apresentar AAC mais positivas, o que contribui para uma melhor adaptação às diferentes demandas da vida e para um maior exercício da agência pessoal.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-21T03:33:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259278
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-3687
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001168635
identifier_str_mv 1516-3687
001168635
url http://hdl.handle.net/10183/259278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 22, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 444-457.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259278/3/001168635.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259278/4/001168635-02.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259278/1/001168635.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259278/2/001168635-02.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f0c72375e9ae2f6668a0d26488da1c7
2be8091f1b6f23b9210a3e14d26910cb
ae51cbe5953a817bf43a25d2deb7c8af
43c9296be51c074ad03607803f861de3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225089440546816