Avaliações autorreferentes e práticas esportivas : comparações entre universitários praticantes e não praticantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259278 |
Resumo: | Espera-se que o engajamento em práticas esportivas contribua para o desenvolvimento de autopercepções positivas. Porém, há controvérsias sobre esse pressuposto, sobretudo no esporte competitivo, que é caracterizado por maior pressão e possíveis frustrações. O objetivo deste estudo é investigar e comparar as avaliações autorreferentes centrais (AAC) de três grupos de universitários: praticantes de esportes em nível competitivo (PEC), praticantes de esportes por lazer (PEL) e não praticantes (NP). Participaram 703 universitários de diferentes regiões do Brasil. As análises de covariância demonstraram que os PEC apresentaram médias de AAC significativamente maiores que os PEL (p < 0,05) e NP (p < 0,001). Os PEL também apresentaram médias significativamente maiores que os NP (p < 0,001). Os resultados demonstram que, apesar das controvérsias, indivíduos que praticam esportes, inclusive em nível competitivo, podem apresentar AAC mais positivas, o que contribui para uma melhor adaptação às diferentes demandas da vida e para um maior exercício da agência pessoal. |
id |
UFRGS-2_7eb03616bbccf13839dc3fb16939bdbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259278 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corrêa, Mikael AlmeidaDias, Ana Cristina Garcia2023-06-21T03:33:54Z20201516-3687http://hdl.handle.net/10183/259278001168635Espera-se que o engajamento em práticas esportivas contribua para o desenvolvimento de autopercepções positivas. Porém, há controvérsias sobre esse pressuposto, sobretudo no esporte competitivo, que é caracterizado por maior pressão e possíveis frustrações. O objetivo deste estudo é investigar e comparar as avaliações autorreferentes centrais (AAC) de três grupos de universitários: praticantes de esportes em nível competitivo (PEC), praticantes de esportes por lazer (PEL) e não praticantes (NP). Participaram 703 universitários de diferentes regiões do Brasil. As análises de covariância demonstraram que os PEC apresentaram médias de AAC significativamente maiores que os PEL (p < 0,05) e NP (p < 0,001). Os PEL também apresentaram médias significativamente maiores que os NP (p < 0,001). Os resultados demonstram que, apesar das controvérsias, indivíduos que praticam esportes, inclusive em nível competitivo, podem apresentar AAC mais positivas, o que contribui para uma melhor adaptação às diferentes demandas da vida e para um maior exercício da agência pessoal.Generally, it is assumed that practicing sports may contribute to developing positive self-perceptions. However, this assumption is still controversial, especially in competitive sports, which are characterized by high amounts of pressure and possible frustrations. Therefore, this study aims to investigate and compare the core self-evaluations (CSE) of three groups of college students: competitive sports practitioners (CSP), recreational sports practitioners (RSP), and non-practitioners (NP). Participants were 703 college students from different regions of Brazil. Covariance analyses showed that CSP had significantly higher CSE means than RSP (p < 0.05) and NP (p < 0.001). The RSP also presented significantly higher means than NP (p < 0.001). Despite the controversies, the results demonstrate that individuals who practice sports, even at a competitive level, may present more positive CSE, which contributes to better adaptation to different life demands and greater personal agency.Se espera que la práctica de deportes contribuya al desarrollo de autopercepciones positivas. Todavía, hay controversias sobre ese presupuesto, especialmente en el deporte competitivo, que se caracteriza por mayor presión y posibles frustraciones. Este estudio pretende investigar y comparar las evaluaciones auto-referentes centrales (EAC) de tres grupos de universitarios: practicantes de deportes a nivel competitivo (PDC), practicantes de deportes por ocio (PDO) y no practicantes (NP). Participaron 703 universitarios de diferentes regiones de Brasil. Los análisis de covariancia demostraron que PDC presentaron promedios de EAC significativamente mayores que PDO (p < 0,05) y NP (p < 0,001). PDO también presentaron promedios significativamente mayores que NP (p < 0,001). Los resultados demuestran que, a pesar de las controversias, individuos que practican deportes, incluso el competitivo, pueden presentar EAC más positivas, lo que contribuye a una mejor adaptación a las diferentes demandas de la vida y mayor ejercicio de la agencia personal.application/pdfporPsicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 22, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 444-457.Psicologia do esporteCompeticaoAutoavaliaçãoAutoeficáciaSports psychologyCompetitionSelf-evaluationsSelf-efficacyAgencyPsicología del esporteCompeticiónAutoevaluaciónAutoeficaciaAgenciaAvaliações autorreferentes e práticas esportivas : comparações entre universitários praticantes e não praticantesCore self-evaluations and sportive practice : comparisons between practitioners and nonpractitioners college studentsEvaluaciones auto-referentes y prácticas deportivas : comparaciones entre universitarios practicantes y no practicantesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168635.pdf.txt001168635.pdf.txtExtracted Texttext/plain34529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259278/3/001168635.pdf.txt7f0c72375e9ae2f6668a0d26488da1c7MD53001168635-02.pdf.txt001168635-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain33191http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259278/4/001168635-02.pdf.txt2be8091f1b6f23b9210a3e14d26910cbMD54ORIGINAL001168635.pdfTexto completoapplication/pdf236012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259278/1/001168635.pdfae51cbe5953a817bf43a25d2deb7c8afMD51001168635-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf212708http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259278/2/001168635-02.pdf43c9296be51c074ad03607803f861de3MD5210183/2592782023-06-22 03:32:21.96536oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259278Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-22T06:32:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliações autorreferentes e práticas esportivas : comparações entre universitários praticantes e não praticantes |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Core self-evaluations and sportive practice : comparisons between practitioners and nonpractitioners college students |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Evaluaciones auto-referentes y prácticas deportivas : comparaciones entre universitarios practicantes y no practicantes |
title |
Avaliações autorreferentes e práticas esportivas : comparações entre universitários praticantes e não praticantes |
spellingShingle |
Avaliações autorreferentes e práticas esportivas : comparações entre universitários praticantes e não praticantes Corrêa, Mikael Almeida Psicologia do esporte Competicao Autoavaliação Autoeficácia Sports psychology Competition Self-evaluations Self-efficacy Agency Psicología del esporte Competición Autoevaluación Autoeficacia Agencia |
title_short |
Avaliações autorreferentes e práticas esportivas : comparações entre universitários praticantes e não praticantes |
title_full |
Avaliações autorreferentes e práticas esportivas : comparações entre universitários praticantes e não praticantes |
title_fullStr |
Avaliações autorreferentes e práticas esportivas : comparações entre universitários praticantes e não praticantes |
title_full_unstemmed |
Avaliações autorreferentes e práticas esportivas : comparações entre universitários praticantes e não praticantes |
title_sort |
Avaliações autorreferentes e práticas esportivas : comparações entre universitários praticantes e não praticantes |
author |
Corrêa, Mikael Almeida |
author_facet |
Corrêa, Mikael Almeida Dias, Ana Cristina Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Ana Cristina Garcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Mikael Almeida Dias, Ana Cristina Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia do esporte Competicao Autoavaliação Autoeficácia |
topic |
Psicologia do esporte Competicao Autoavaliação Autoeficácia Sports psychology Competition Self-evaluations Self-efficacy Agency Psicología del esporte Competición Autoevaluación Autoeficacia Agencia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sports psychology Competition Self-evaluations Self-efficacy Agency |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Psicología del esporte Competición Autoevaluación Autoeficacia Agencia |
description |
Espera-se que o engajamento em práticas esportivas contribua para o desenvolvimento de autopercepções positivas. Porém, há controvérsias sobre esse pressuposto, sobretudo no esporte competitivo, que é caracterizado por maior pressão e possíveis frustrações. O objetivo deste estudo é investigar e comparar as avaliações autorreferentes centrais (AAC) de três grupos de universitários: praticantes de esportes em nível competitivo (PEC), praticantes de esportes por lazer (PEL) e não praticantes (NP). Participaram 703 universitários de diferentes regiões do Brasil. As análises de covariância demonstraram que os PEC apresentaram médias de AAC significativamente maiores que os PEL (p < 0,05) e NP (p < 0,001). Os PEL também apresentaram médias significativamente maiores que os NP (p < 0,001). Os resultados demonstram que, apesar das controvérsias, indivíduos que praticam esportes, inclusive em nível competitivo, podem apresentar AAC mais positivas, o que contribui para uma melhor adaptação às diferentes demandas da vida e para um maior exercício da agência pessoal. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-21T03:33:54Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/259278 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1516-3687 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001168635 |
identifier_str_mv |
1516-3687 001168635 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/259278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia : teoria e prática. São Paulo. Vol. 22, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 444-457. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259278/3/001168635.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259278/4/001168635-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259278/1/001168635.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259278/2/001168635-02.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7f0c72375e9ae2f6668a0d26488da1c7 2be8091f1b6f23b9210a3e14d26910cb ae51cbe5953a817bf43a25d2deb7c8af 43c9296be51c074ad03607803f861de3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225089440546816 |