Saídas de campo em Porto Alegre : potencialidades e desafios para escolas municipais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camana, Mateus
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/268261
Resumo: Saídas de campo tem papel importante no ensino de ciências, sendo uma atividade importante para ser explorada por docentes e escolas. Apesar disso, elas passam por vários empecilhos para a sua execução, como a falta de informação sobre quais são os locais adequados para a sua realização, além da logística de deslocamento até eles. Adicionalmente, uma prática que pode viabilizar as saídas, é o uso de praças públicas dado o seu menor tempo de deslocamento. O município de Porto Alegre, por sua vez, possui vários tipos de ambientes naturais, compreendidos em uma série de áreas públicas, como unidades de conservação, parques urbanos e praças. Assim, o nosso objetivo neste trabalho é fazer um diagnóstico de possibilidades de saídas de campo para escolas do município. Para isso, selecionamos áreas potenciais para saídas de campo, fizemos o seu mapeamento utilizando softwares de geoprocessamento, delimitamos o seu acesso e avaliamos o tipo de visitação, assim como se estão previstas atividades guiadas para escolas. Adicionalmente, mapeamos todas as praças públicas em um raio de 500 metros das escolas municipais de ensino fundamental. Selecionamos 17 áreas verdes como potenciais áreas para o uso em saídas de campo e contabilizamos 114 praças no entorno das 55 escolas selecionadas. Nossos resultados indicam que existem possibilidades de realização de saídas de campo em áreas verdes públicas em diferentes regiões do município de Porto Alegre. Identificamos que pelo menos quatro dessas áreas possuem atividades guiadas destinadas a escolas. Apesar disso, elas são em regiões mais distantes, especialmente de escolas situadas na zona norte. Também detectamos a presença de várias praças públicas, as quais também apresentam potencial para atividades de campo próximas às escolas, onde 82% delas possuem ao menos uma praça no seu entorno. Em síntese, nosso estudo indica que Porto Alegre possuí uma variedade de possibilidades para saídas de campo, desde áreas já estabelecidas, com infraestrutura e equipes treinadas, até espaços menores, como praças de poucos metros quadrados. Porém, ainda existem regiões na cidade que demandam mais atenção e planejamento, a fim de delimitar e promover a implementação tipo de área. Esperamos que este trabalho seja fonte de inspiração para quem utiliza saías de campo como atividade na e professores da área de ciências ambientais e da Terra.
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Para isso, selecionamos áreas potenciais para saídas de campo, fizemos o seu mapeamento utilizando softwares de geoprocessamento, delimitamos o seu acesso e avaliamos o tipo de visitação, assim como se estão previstas atividades guiadas para escolas. Adicionalmente, mapeamos todas as praças públicas em um raio de 500 metros das escolas municipais de ensino fundamental. Selecionamos 17 áreas verdes como potenciais áreas para o uso em saídas de campo e contabilizamos 114 praças no entorno das 55 escolas selecionadas. Nossos resultados indicam que existem possibilidades de realização de saídas de campo em áreas verdes públicas em diferentes regiões do município de Porto Alegre. Identificamos que pelo menos quatro dessas áreas possuem atividades guiadas destinadas a escolas. Apesar disso, elas são em regiões mais distantes, especialmente de escolas situadas na zona norte. Também detectamos a presença de várias praças públicas, as quais também apresentam potencial para atividades de campo próximas às escolas, onde 82% delas possuem ao menos uma praça no seu entorno. Em síntese, nosso estudo indica que Porto Alegre possuí uma variedade de possibilidades para saídas de campo, desde áreas já estabelecidas, com infraestrutura e equipes treinadas, até espaços menores, como praças de poucos metros quadrados. Porém, ainda existem regiões na cidade que demandam mais atenção e planejamento, a fim de delimitar e promover a implementação tipo de área. Esperamos que este trabalho seja fonte de inspiração para quem utiliza saías de campo como atividade na e professores da área de ciências ambientais e da Terra.Field work play an important role in science teaching, being a significant activity to be explored by educators and schools. However, they found various obstacles in their execution, such as a lack of information about suitable locations for their realization, as well as the logistics of transportation to these places. Additionally, a practice that can facilitate these trips is the use of public squares, given their shorter displacementy time. The city of Porto Alegre has various types of natural environments, encompassing a range of public areas, including protected areas, urban parks, and squares. Thus, our objective in this study is to diagnose the possibilities of field trips for schools within the city. To achieve this, we selected potential areas for field works, mapped them using geoprocessing software, defined their accessibility, and assessed the type of visitation, as well as the presence of guided activities for schools. Furthermore, we mapped all public squares within a 500-meter radius of elementary schools. We selected 17 green areas as potential sites for field trips and identified 114 squares around the 55 selected schools. Our findings indicate that there are opportunities for field trips in public green areas across various regions of Porto Alegre. We identified that at least four of these areas offer guided activities tailored for schools. However, they are located in distant places, especially from schools in the northern zone. We also detected the presence of several public squares, which also hold potential for field activities close to schools, with 82% of them having at least one square in their vicinity. In summary, our study suggests that Porto Alegre offers a range of possibilities for field trips, from established areas with infrastructure and trained teams to smaller spaces, such as squares of a few square meters. Nonetheless, there are still areas in the city that require more attention and planning to delineate and promote this type of space. We hope this work serves as an inspiration for those using field work as an activity and for educators in the field of environmental and Earth sciences.Las salidas de campo desempeñan un papel importante en la enseñanza de las ciencias, siendo una actividad significativa que debe ser explorada por educadores y escuelas. Sin embargo, ellas enfrentan varios obstáculos en su ejecución, como la falta de información sobre lugares adecuados para su realización, así como la logística de transporte hacia estos lugares. Además, una práctica que puede facilitar estas salidas es el uso de plazas públicas, dado su menor tiempo de desplazamiento. La ciudad de Porto Alegre, a su vez, cuenta con varios tipos de ambientes naturales, que abarcan una variedad de áreas públicas, incluidas unidades de conservación, parques urbanos y plazas. Por lo tanto, nuestro objetivo en este estudio es diagnosticar las posibilidades de salidas de campo para las escuelas dentro de la ciudad. Para lograr esto, seleccionamos áreas potenciales para las salidas de campo, las mapeamos utilizando softwares de geoprocesamiento, definimos su accesibilidad y evaluamos el tipo de visitación, así como la presencia de actividades guiadas para las escuelas. Además, mapeamos todas las plazas públicas en un radio de 500 metros de las escuelas primarias municipales. Seleccionamos 17 áreas verdes como posibles sitios para las salidas de campo e identificamos 114 plazas alrededor de las 55 escuelas seleccionadas. Nuestros resultados indican que existen oportunidades para salidas de campo en áreas verdes públicas en varias regiones de Porto Alegre. Identificamos que al menos cuatro de estas áreas ofrecen actividades guiadas adaptadas para las escuelas. Sin embargo, se encuentran en regiones más distantes, especialmente de las escuelas en la zona norte. También detectamos la presencia de varias plazas públicas, que también tienen potencial para actividades de campo cerca de las escuelas, con un 82% de ellas teniendo al menos una plaza en su proximidad. En resumen, nuestro estudio sugiere que Porto Alegre ofrece una variedad de posibilidades para salidas de campo, desde áreas establecidas con infraestructura y equipos capacitados hasta espacios más pequeños, como plazas de unos pocos metros cuadrados. Sin embargo, aún existen áreas en la ciudad que requieren más atención y planificación para delinear y promover este tipo de espacio. Esperamos que este trabajo sirva de inspiración para aquellos que utilizan salidas de campo como actividad y para educadores en el campo de las ciencias ambientales y de la Tierra.application/pdfporÁreas verdesUnidades de conservaçãoGeoprocessamentoPraçasPorto Alegre (RS)Green AreasProtected AreasSquaresSaídas de campo em Porto Alegre : potencialidades e desafios para escolas municipaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001188053.pdf.txt001188053.pdf.txtExtracted Texttext/plain45147http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268261/2/001188053.pdf.txt8091217b6a0fa450b03177842f70fc17MD52ORIGINAL001188053.pdfTexto completoapplication/pdf1000269http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/268261/1/001188053.pdfd729cc40a9ba6862727865c0b8542786MD5110183/2682612023-12-10 04:21:36.299745oai:www.lume.ufrgs.br:10183/268261Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-10T06:21:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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