TV digital interativa : desenvolvimento de uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fuga
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/149247 |
Resumo: | A televisão digital interativa possibilita novas oportunidades para o ensino a distância. Este meio de comunicação ainda é a forma mais utilizada pelos brasileiros para obter conteúdos informacionais e de entretenimento. Estima-se que, hoje no Brasil, 96,9% das residências tem no mínimo um aparelho de televisão. Por esta relevância da televisão no cotidiano do brasileiro, e com as possibilidades de interatividade que o sistema digital permite, o Governo Federal fomenta o desenvolvimento de aplicações educativas para o sistema brasileiro de televisão digital. Assim, este artigo irá desenvolver uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fuga. Optou-se por este tema pois eles são assuntos relevantes para o desenvolvimento de técnicas de desenho e representação espacial. Para esta aplicação será utilizada o modelo de referência para o design de produtos educacionais considerando a base tecnológica da TV digital interativa. Como resultado desta aplicação verificou-se o potencial que o acesso a conteúdos extras através do canal de interatividade, tais como tutoriais e exemplos, podem auxiliar o usuário a resgatar informações apresentadas no audiovisual. |
id |
UFRGS-2_7f683dfcfc759f068b6eff489fb8d6ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149247 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kipper, Fabrício AugustoSilva, Tania Luisa Koltermann da2016-10-26T02:19:39Z20161414-3895http://hdl.handle.net/10183/149247001003935A televisão digital interativa possibilita novas oportunidades para o ensino a distância. Este meio de comunicação ainda é a forma mais utilizada pelos brasileiros para obter conteúdos informacionais e de entretenimento. Estima-se que, hoje no Brasil, 96,9% das residências tem no mínimo um aparelho de televisão. Por esta relevância da televisão no cotidiano do brasileiro, e com as possibilidades de interatividade que o sistema digital permite, o Governo Federal fomenta o desenvolvimento de aplicações educativas para o sistema brasileiro de televisão digital. Assim, este artigo irá desenvolver uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fuga. Optou-se por este tema pois eles são assuntos relevantes para o desenvolvimento de técnicas de desenho e representação espacial. Para esta aplicação será utilizada o modelo de referência para o design de produtos educacionais considerando a base tecnológica da TV digital interativa. Como resultado desta aplicação verificou-se o potencial que o acesso a conteúdos extras através do canal de interatividade, tais como tutoriais e exemplos, podem auxiliar o usuário a resgatar informações apresentadas no audiovisual.The interactive digital television enables new opportunities for distance learning. This means of communication is still the way most used by Brazilians for informational and entertainment content. It is estimated that today in Brazil, 96.9% of households have at least one television set. For this relevance of television in the Brazilian daily life, and the interactive possibilities that the digital system allows, the federal government encourages the development of educational applications for the Brazilian digital television system. This article will develop an application to teach the prospect and vanishing points. Therefore, this article will develop an application for the prospect of teaching and vanishing points. We opted for this theme because they are matters relevant to the development of design techniques and spatial representation. For this is used the reference model for the design of educational products based on the technological base of interactive digital TV. As a result of this application it was found that the user access opportunities for extra audiovisual content, which may be the retrieval of information through interactive application.application/pdfporEducação gráfica. Vol. 20, n. 1 (2016), p. 52-63Televisão digitalInteratividadeDesign instrucionalPerspectivaEducaçãoInteractive televisionEducationPerspective, vanishing pointTV digital interativa : desenvolvimento de uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fugaInteractive TV : development of an application for the education of perspective and vanishing pointinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001003935.pdf001003935.pdfTexto completoapplication/pdf1083434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149247/1/001003935.pdf07e38b04b1a8b6182245417017b60683MD51TEXT001003935.pdf.txt001003935.pdf.txtExtracted Texttext/plain32064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149247/2/001003935.pdf.txt510b6dad67d1f2b9e683350ba083a294MD52THUMBNAIL001003935.pdf.jpg001003935.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149247/3/001003935.pdf.jpgc45e41792ba69a6f611118769f102d47MD5310183/1492472018-10-29 09:16:40.847oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149247Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:16:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
TV digital interativa : desenvolvimento de uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fuga |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Interactive TV : development of an application for the education of perspective and vanishing point |
title |
TV digital interativa : desenvolvimento de uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fuga |
spellingShingle |
TV digital interativa : desenvolvimento de uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fuga Kipper, Fabrício Augusto Televisão digital Interatividade Design instrucional Perspectiva Educação Interactive television Education Perspective, vanishing point |
title_short |
TV digital interativa : desenvolvimento de uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fuga |
title_full |
TV digital interativa : desenvolvimento de uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fuga |
title_fullStr |
TV digital interativa : desenvolvimento de uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fuga |
title_full_unstemmed |
TV digital interativa : desenvolvimento de uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fuga |
title_sort |
TV digital interativa : desenvolvimento de uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fuga |
author |
Kipper, Fabrício Augusto |
author_facet |
Kipper, Fabrício Augusto Silva, Tania Luisa Koltermann da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Tania Luisa Koltermann da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kipper, Fabrício Augusto Silva, Tania Luisa Koltermann da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Televisão digital Interatividade Design instrucional Perspectiva Educação |
topic |
Televisão digital Interatividade Design instrucional Perspectiva Educação Interactive television Education Perspective, vanishing point |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Interactive television Education Perspective, vanishing point |
description |
A televisão digital interativa possibilita novas oportunidades para o ensino a distância. Este meio de comunicação ainda é a forma mais utilizada pelos brasileiros para obter conteúdos informacionais e de entretenimento. Estima-se que, hoje no Brasil, 96,9% das residências tem no mínimo um aparelho de televisão. Por esta relevância da televisão no cotidiano do brasileiro, e com as possibilidades de interatividade que o sistema digital permite, o Governo Federal fomenta o desenvolvimento de aplicações educativas para o sistema brasileiro de televisão digital. Assim, este artigo irá desenvolver uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fuga. Optou-se por este tema pois eles são assuntos relevantes para o desenvolvimento de técnicas de desenho e representação espacial. Para esta aplicação será utilizada o modelo de referência para o design de produtos educacionais considerando a base tecnológica da TV digital interativa. Como resultado desta aplicação verificou-se o potencial que o acesso a conteúdos extras através do canal de interatividade, tais como tutoriais e exemplos, podem auxiliar o usuário a resgatar informações apresentadas no audiovisual. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-26T02:19:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/149247 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-3895 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001003935 |
identifier_str_mv |
1414-3895 001003935 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/149247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação gráfica. Vol. 20, n. 1 (2016), p. 52-63 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149247/1/001003935.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149247/2/001003935.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149247/3/001003935.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
07e38b04b1a8b6182245417017b60683 510b6dad67d1f2b9e683350ba083a294 c45e41792ba69a6f611118769f102d47 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447624148320256 |