TV digital interativa : desenvolvimento de uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fuga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kipper, Fabrício Augusto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Tania Luisa Koltermann da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/149247
Resumo: A televisão digital interativa possibilita novas oportunidades para o ensino a distância. Este meio de comunicação ainda é a forma mais utilizada pelos brasileiros para obter conteúdos informacionais e de entretenimento. Estima-se que, hoje no Brasil, 96,9% das residências tem no mínimo um aparelho de televisão. Por esta relevância da televisão no cotidiano do brasileiro, e com as possibilidades de interatividade que o sistema digital permite, o Governo Federal fomenta o desenvolvimento de aplicações educativas para o sistema brasileiro de televisão digital. Assim, este artigo irá desenvolver uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fuga. Optou-se por este tema pois eles são assuntos relevantes para o desenvolvimento de técnicas de desenho e representação espacial. Para esta aplicação será utilizada o modelo de referência para o design de produtos educacionais considerando a base tecnológica da TV digital interativa. Como resultado desta aplicação verificou-se o potencial que o acesso a conteúdos extras através do canal de interatividade, tais como tutoriais e exemplos, podem auxiliar o usuário a resgatar informações apresentadas no audiovisual.
id UFRGS-2_7f683dfcfc759f068b6eff489fb8d6ef
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149247
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kipper, Fabrício AugustoSilva, Tania Luisa Koltermann da2016-10-26T02:19:39Z20161414-3895http://hdl.handle.net/10183/149247001003935A televisão digital interativa possibilita novas oportunidades para o ensino a distância. Este meio de comunicação ainda é a forma mais utilizada pelos brasileiros para obter conteúdos informacionais e de entretenimento. Estima-se que, hoje no Brasil, 96,9% das residências tem no mínimo um aparelho de televisão. Por esta relevância da televisão no cotidiano do brasileiro, e com as possibilidades de interatividade que o sistema digital permite, o Governo Federal fomenta o desenvolvimento de aplicações educativas para o sistema brasileiro de televisão digital. Assim, este artigo irá desenvolver uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fuga. Optou-se por este tema pois eles são assuntos relevantes para o desenvolvimento de técnicas de desenho e representação espacial. Para esta aplicação será utilizada o modelo de referência para o design de produtos educacionais considerando a base tecnológica da TV digital interativa. Como resultado desta aplicação verificou-se o potencial que o acesso a conteúdos extras através do canal de interatividade, tais como tutoriais e exemplos, podem auxiliar o usuário a resgatar informações apresentadas no audiovisual.The interactive digital television enables new opportunities for distance learning. This means of communication is still the way most used by Brazilians for informational and entertainment content. It is estimated that today in Brazil, 96.9% of households have at least one television set. For this relevance of television in the Brazilian daily life, and the interactive possibilities that the digital system allows, the federal government encourages the development of educational applications for the Brazilian digital television system. This article will develop an application to teach the prospect and vanishing points. Therefore, this article will develop an application for the prospect of teaching and vanishing points. We opted for this theme because they are matters relevant to the development of design techniques and spatial representation. For this is used the reference model for the design of educational products based on the technological base of interactive digital TV. As a result of this application it was found that the user access opportunities for extra audiovisual content, which may be the retrieval of information through interactive application.application/pdfporEducação gráfica. Vol. 20, n. 1 (2016), p. 52-63Televisão digitalInteratividadeDesign instrucionalPerspectivaEducaçãoInteractive televisionEducationPerspective, vanishing pointTV digital interativa : desenvolvimento de uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fugaInteractive TV : development of an application for the education of perspective and vanishing pointinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001003935.pdf001003935.pdfTexto completoapplication/pdf1083434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149247/1/001003935.pdf07e38b04b1a8b6182245417017b60683MD51TEXT001003935.pdf.txt001003935.pdf.txtExtracted Texttext/plain32064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149247/2/001003935.pdf.txt510b6dad67d1f2b9e683350ba083a294MD52THUMBNAIL001003935.pdf.jpg001003935.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149247/3/001003935.pdf.jpgc45e41792ba69a6f611118769f102d47MD5310183/1492472018-10-29 09:16:40.847oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149247Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:16:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv TV digital interativa : desenvolvimento de uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fuga
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Interactive TV : development of an application for the education of perspective and vanishing point
title TV digital interativa : desenvolvimento de uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fuga
spellingShingle TV digital interativa : desenvolvimento de uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fuga
Kipper, Fabrício Augusto
Televisão digital
Interatividade
Design instrucional
Perspectiva
Educação
Interactive television
Education
Perspective, vanishing point
title_short TV digital interativa : desenvolvimento de uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fuga
title_full TV digital interativa : desenvolvimento de uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fuga
title_fullStr TV digital interativa : desenvolvimento de uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fuga
title_full_unstemmed TV digital interativa : desenvolvimento de uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fuga
title_sort TV digital interativa : desenvolvimento de uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fuga
author Kipper, Fabrício Augusto
author_facet Kipper, Fabrício Augusto
Silva, Tania Luisa Koltermann da
author_role author
author2 Silva, Tania Luisa Koltermann da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kipper, Fabrício Augusto
Silva, Tania Luisa Koltermann da
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão digital
Interatividade
Design instrucional
Perspectiva
Educação
topic Televisão digital
Interatividade
Design instrucional
Perspectiva
Educação
Interactive television
Education
Perspective, vanishing point
dc.subject.eng.fl_str_mv Interactive television
Education
Perspective, vanishing point
description A televisão digital interativa possibilita novas oportunidades para o ensino a distância. Este meio de comunicação ainda é a forma mais utilizada pelos brasileiros para obter conteúdos informacionais e de entretenimento. Estima-se que, hoje no Brasil, 96,9% das residências tem no mínimo um aparelho de televisão. Por esta relevância da televisão no cotidiano do brasileiro, e com as possibilidades de interatividade que o sistema digital permite, o Governo Federal fomenta o desenvolvimento de aplicações educativas para o sistema brasileiro de televisão digital. Assim, este artigo irá desenvolver uma aplicação para o ensino de perspectiva e pontos de fuga. Optou-se por este tema pois eles são assuntos relevantes para o desenvolvimento de técnicas de desenho e representação espacial. Para esta aplicação será utilizada o modelo de referência para o design de produtos educacionais considerando a base tecnológica da TV digital interativa. Como resultado desta aplicação verificou-se o potencial que o acesso a conteúdos extras através do canal de interatividade, tais como tutoriais e exemplos, podem auxiliar o usuário a resgatar informações apresentadas no audiovisual.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-26T02:19:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/149247
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3895
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001003935
identifier_str_mv 1414-3895
001003935
url http://hdl.handle.net/10183/149247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação gráfica. Vol. 20, n. 1 (2016), p. 52-63
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149247/1/001003935.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149247/2/001003935.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149247/3/001003935.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 07e38b04b1a8b6182245417017b60683
510b6dad67d1f2b9e683350ba083a294
c45e41792ba69a6f611118769f102d47
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447624148320256