Análise de sobrevivência aplicada ao estudo do fluxo escolar nos cursos de graduação em física : um exemplo de uma universidade brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Júnior, Paulo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silveira, Fernando Lang da, Ostermann, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98899
Resumo: A análise de sobrevivência é um método estatístico muito utilizado nas ciências da saúde, possuindo aplicações em outras áreas do conhecimento. Seu objeto de estudo é o tempo entre eventos, geralmente chamado “tempo de vida”. Neste trabalho, investiga-se a possibilidade de aplicação da análise de sobrevivência ao estudo do tempo de permanência de estudantes diplomados, evadidos e desligados de um curso de graduação em física. Como resultado, percebe-se que este método é adequado, permitindo descrever quando a evasão e a diplomação ocorrem e quais fatores estão relacionados à permanência prolongada no curso. O objetivo deste trabalho é o de fazer uma breve introdução ao tema, exemplificando sua aplicação ao estudo do fluxo escolar de alunos de física de uma universidade brasileira. Acreditamos que este trabalho representa uma contribuição metodológica relevante para pesquisadores interessados no tema da evasão e da retenção nos cursos de formação científica na medida em que a análise de sobrevivência constitui um instrumento eficiente de descrição e compreensão do fluxo escolar.
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spelling Lima Júnior, PauloSilveira, Fernando Lang daOstermann, Fernanda2014-07-29T02:05:02Z20121806-1117http://hdl.handle.net/10183/98899000824836A análise de sobrevivência é um método estatístico muito utilizado nas ciências da saúde, possuindo aplicações em outras áreas do conhecimento. Seu objeto de estudo é o tempo entre eventos, geralmente chamado “tempo de vida”. Neste trabalho, investiga-se a possibilidade de aplicação da análise de sobrevivência ao estudo do tempo de permanência de estudantes diplomados, evadidos e desligados de um curso de graduação em física. Como resultado, percebe-se que este método é adequado, permitindo descrever quando a evasão e a diplomação ocorrem e quais fatores estão relacionados à permanência prolongada no curso. O objetivo deste trabalho é o de fazer uma breve introdução ao tema, exemplificando sua aplicação ao estudo do fluxo escolar de alunos de física de uma universidade brasileira. Acreditamos que este trabalho representa uma contribuição metodológica relevante para pesquisadores interessados no tema da evasão e da retenção nos cursos de formação científica na medida em que a análise de sobrevivência constitui um instrumento eficiente de descrição e compreensão do fluxo escolar.Survival analysis is a statistical method widely used in health sciences with applications in other fields. Its object of study is the time between events, usually called “survival time”. This paper investigates the possibility of applying survival analysis to study students’ retention, dropout and degree in an undergraduate Physics course. As a result, it is possible to notice that survival analysis is a suitable method, enabling one to describe when dropouts and degrees are more likely to occur and what factors are related to retention in this course. The goal of this work is to make a brief introduction to survival analysis, illustrating its application to the study of students flow from a Physics course in a Brazilian university. We believe this paper is an actual methodological contribution to researchers interested in the topic of dropout and retention in science education since survival analysis is an efficient tool for describing and understanding student flow.application/pdfporRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 34, n. 1 (jan./mar. 2012), 1403, 10 p.Análise de sobrevivênciaFluxo escolarEnsino superiorSurvival analysisStudent flowDropoutRetentionAnálise de sobrevivência aplicada ao estudo do fluxo escolar nos cursos de graduação em física : um exemplo de uma universidade brasileiraSurvival analysis applied to student ow in undergraduate physics courses : an example from a brazilian universityinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000824836.pdf000824836.pdfTexto completoapplication/pdf414653http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98899/1/000824836.pdf643a37b9869624de6fb765427aa910ffMD51TEXT000824836.pdf.txt000824836.pdf.txtExtracted Texttext/plain44125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98899/2/000824836.pdf.txt32f68fd06948e56d6b37ed3977aa98f3MD52THUMBNAIL000824836.pdf.jpg000824836.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1735http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98899/3/000824836.pdf.jpg08a1812efdb7c4df85b493757ef17b6fMD5310183/988992023-09-14 03:25:42.318327oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98899Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:25:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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