Ludomacunaemulagem : projeto de jogo digital de si e do outro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leandro Paz da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235373
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso é um esforço ensaístico em indagar sobre linguagem, cognição, estética, ética, inclusão, ontologias — em múltiplas referências ao Macunaíma de Mário de Andrade, de 1928, e aos muitos modernismos. O trabalho se movimenta e é movimentado por um processo endógeno, com métodos flexíveis, durante o período pandêmico. Se movimenta em buscar refletir o fazer formativo do acúmulo de graduação do passado em um fazer lúdico na cibercultura do presente, por notas de desenvolvimento de jogos digitais do porvir, em suas potências em ludoletramentos, enquanto projeto de jogo digital radicalmente imaginado. O trabalho, de movimentos metodológicos múltiplos em fusão idiossincrática nomeada ludomacunaemulagem, se (e)leva a um manifesto hipermoral ludomacunaemulagem.XXI.2021.
id UFRGS-2_7f99863ecf2042a37ab2bdb74633b5e5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235373
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Leandro Paz daCosta, Luis ArturOliveira, Alisson do Espirito Santo2022-02-19T04:42:03Z2021http://hdl.handle.net/10183/235373001137236O presente Trabalho de Conclusão de Curso é um esforço ensaístico em indagar sobre linguagem, cognição, estética, ética, inclusão, ontologias — em múltiplas referências ao Macunaíma de Mário de Andrade, de 1928, e aos muitos modernismos. O trabalho se movimenta e é movimentado por um processo endógeno, com métodos flexíveis, durante o período pandêmico. Se movimenta em buscar refletir o fazer formativo do acúmulo de graduação do passado em um fazer lúdico na cibercultura do presente, por notas de desenvolvimento de jogos digitais do porvir, em suas potências em ludoletramentos, enquanto projeto de jogo digital radicalmente imaginado. O trabalho, de movimentos metodológicos múltiplos em fusão idiossincrática nomeada ludomacunaemulagem, se (e)leva a um manifesto hipermoral ludomacunaemulagem.XXI.2021.The present undergraduate thesis is an essayistic effort to investigate language, cognition, aesthetics, ethics, inclusion, ontologies — in multiple references to Mário de Andrade's Macunaíma, from 1928, and to the many modernisms. It moves and is moved by an endogenous process with flexible methods during the pandemic period. It moves in seeking to reflect upon the formative making of the accumulation of undergraduation from the past in a playful doing in the cyberculture of the present through notes on the development of digital games for the future in their potencies in ludoliteracies, as a radically imagined digital game project. The term paper from multiple methodological mouvements in idiosyncratic fusion (named ludomacunaemulagem) is levelups to a hypermoral manifesto ludomacunaemulagem.XXI.2021.application/pdfporAndrade, Mário de, 1893-1945. MacunaímaJogos digitaisAprendizagem lúdicaLinguagemCogniçãoDigital gamesLudoliteraciesInclusionDoublesMacunaímaLudomacunaemulagem : projeto de jogo digital de si e do outroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2021Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137236.pdf.txt001137236.pdf.txtExtracted Texttext/plain148277http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235373/2/001137236.pdf.txt52d39117d49cc8a22758be1bb00411aeMD52ORIGINAL001137236.pdfTexto completoapplication/pdf1286182http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235373/1/001137236.pdfc22c567dedf9918cd005b3641c272e64MD5110183/2353732022-08-06 04:47:58.182145oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235373Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:47:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ludomacunaemulagem : projeto de jogo digital de si e do outro
title Ludomacunaemulagem : projeto de jogo digital de si e do outro
spellingShingle Ludomacunaemulagem : projeto de jogo digital de si e do outro
Silva, Leandro Paz da
Andrade, Mário de, 1893-1945. Macunaíma
Jogos digitais
Aprendizagem lúdica
Linguagem
Cognição
Digital games
Ludoliteracies
Inclusion
Doubles
Macunaíma
title_short Ludomacunaemulagem : projeto de jogo digital de si e do outro
title_full Ludomacunaemulagem : projeto de jogo digital de si e do outro
title_fullStr Ludomacunaemulagem : projeto de jogo digital de si e do outro
title_full_unstemmed Ludomacunaemulagem : projeto de jogo digital de si e do outro
title_sort Ludomacunaemulagem : projeto de jogo digital de si e do outro
author Silva, Leandro Paz da
author_facet Silva, Leandro Paz da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leandro Paz da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Luis Artur
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Oliveira, Alisson do Espirito Santo
contributor_str_mv Costa, Luis Artur
Oliveira, Alisson do Espirito Santo
dc.subject.por.fl_str_mv Andrade, Mário de, 1893-1945. Macunaíma
Jogos digitais
Aprendizagem lúdica
Linguagem
Cognição
topic Andrade, Mário de, 1893-1945. Macunaíma
Jogos digitais
Aprendizagem lúdica
Linguagem
Cognição
Digital games
Ludoliteracies
Inclusion
Doubles
Macunaíma
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital games
Ludoliteracies
Inclusion
Doubles
Macunaíma
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso é um esforço ensaístico em indagar sobre linguagem, cognição, estética, ética, inclusão, ontologias — em múltiplas referências ao Macunaíma de Mário de Andrade, de 1928, e aos muitos modernismos. O trabalho se movimenta e é movimentado por um processo endógeno, com métodos flexíveis, durante o período pandêmico. Se movimenta em buscar refletir o fazer formativo do acúmulo de graduação do passado em um fazer lúdico na cibercultura do presente, por notas de desenvolvimento de jogos digitais do porvir, em suas potências em ludoletramentos, enquanto projeto de jogo digital radicalmente imaginado. O trabalho, de movimentos metodológicos múltiplos em fusão idiossincrática nomeada ludomacunaemulagem, se (e)leva a um manifesto hipermoral ludomacunaemulagem.XXI.2021.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-19T04:42:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/235373
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001137236
url http://hdl.handle.net/10183/235373
identifier_str_mv 001137236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235373/2/001137236.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235373/1/001137236.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 52d39117d49cc8a22758be1bb00411ae
c22c567dedf9918cd005b3641c272e64
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224621372997632