Estratégias utilizadas na harmonização de canções tonais : um estudo com estudantes de instrumentos melódicos Trabalho
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204638 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi investigar as estratégias de harmonização de canções tonais por jovens instrumentistas sem experiência com instrumentos harmônicos e iniciantes em princípios de teoria musical. Para tal, empregou-se um semi-experimento no qual uma série de tarefas foram testadas a fim de se observar como os alunos participantes manipularam a harmonia das canções no momento em que elas estavam sendo cantadas enquanto eles precisavam harmonizar em tempo real. Como estímulos, foram empregadas duas canções de roda amplamente conhecidas: Atirei o pau no gato e Cai, cai, balão. Foram identificados padrões de pensamento que envolveram questões como, a influência do aprendizado formal de música e do instrumento melódico no processo, o pensamento voltado às funções tonais (teoria da harmonia) ou á consonância e dissonância (combinação de notas e alturas) assim como as expectativas melódicas geradas nos participantes na medida em que eles entoavam as melodias. |
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Caldas Filho, Alexandre Santos deSantos, Regina Antunes Teixeira dos2020-01-18T04:17:35Z2019http://hdl.handle.net/10183/204638001109818O objetivo do presente estudo foi investigar as estratégias de harmonização de canções tonais por jovens instrumentistas sem experiência com instrumentos harmônicos e iniciantes em princípios de teoria musical. Para tal, empregou-se um semi-experimento no qual uma série de tarefas foram testadas a fim de se observar como os alunos participantes manipularam a harmonia das canções no momento em que elas estavam sendo cantadas enquanto eles precisavam harmonizar em tempo real. Como estímulos, foram empregadas duas canções de roda amplamente conhecidas: Atirei o pau no gato e Cai, cai, balão. Foram identificados padrões de pensamento que envolveram questões como, a influência do aprendizado formal de música e do instrumento melódico no processo, o pensamento voltado às funções tonais (teoria da harmonia) ou á consonância e dissonância (combinação de notas e alturas) assim como as expectativas melódicas geradas nos participantes na medida em que eles entoavam as melodias.The aim of the present study was to investigate the harmonization strategies of tonal songs by young instrumentalists without experience with harmonic instruments and beginners in principles of music theory. To this end, a semi-experiment was employed in which a series of tasks were tested to observe how the participating students manipulated the harmony of the songs at the time they were being sung while they needed to harmonize in real time. As stimuli, two widely known wheel songs were employed: Atirei o pau no gato and Cai, cai, balão. Thought patterns were identified that involved issues such as the influence of formal music learning and the melodic instrument on the process, thinking about tonal functions (harmony theory) or consonance and dissonance (combination of notes and heights) as well as melodic expectations generated in the participants as they sang the melodies.application/pdfporMúsicaTeoria musicalHarmonia musicalMelodia (Música)Cantiga de rodaConsonância (Música)Cognição musicalMusicTonal PrinciplesHarmonization StrategiesMelodic ExpectationSensory ConsonanceTonal cognitionEstratégias utilizadas na harmonização de canções tonais : um estudo com estudantes de instrumentos melódicos Trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2019Música: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109818.pdf.txt001109818.pdf.txtExtracted Texttext/plain134313http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204638/2/001109818.pdf.txt2712806404d7959c5b11861f6092b0a9MD52ORIGINAL001109818.pdfTexto completoapplication/pdf2207375http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204638/1/001109818.pdfe4592018f04d943f27e2f42050e7018aMD5110183/2046382020-01-19 05:15:16.813472oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204638Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-19T07:15:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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