O processo de internacionalização das empresas brasileiras Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Davyd Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255951
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar o processo de internacionalização das empresas brasileiras, tendo em vista que estas apresentam comportamentos e objetivos variados com relação ao mercado externo. Tais comportamentos compreendem a falta de regularidade no processo de exportação, assim como o baixo número de investimentos estrangeiros diretos (IED) realizados fora do Brasil. A globalização dos mercados e a crescente competitividade internacional exigem que as firmas encontrem alternativas de crescimento, e dado o comportamento das empresas brasileiras no cenário internacional, as mesmas têm encontrado dificuldades para atuação no exterior. Neste sentido, o presente estudo propõe-se a apresentar um modelo de internacionalização, abrangendo as principais estratégias para que as empresas brasileiras se posicionem com mais efetividade no mercado internacional.
id UFRGS-2_7fc8ef52a9154577dc739075f3596145
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255951
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fernandes, Davyd PereiraMacêdo, Guilherme Ribeiro de2023-03-18T03:31:58Z2022http://hdl.handle.net/10183/255951001160097O presente trabalho tem por objetivo estudar o processo de internacionalização das empresas brasileiras, tendo em vista que estas apresentam comportamentos e objetivos variados com relação ao mercado externo. Tais comportamentos compreendem a falta de regularidade no processo de exportação, assim como o baixo número de investimentos estrangeiros diretos (IED) realizados fora do Brasil. A globalização dos mercados e a crescente competitividade internacional exigem que as firmas encontrem alternativas de crescimento, e dado o comportamento das empresas brasileiras no cenário internacional, as mesmas têm encontrado dificuldades para atuação no exterior. Neste sentido, o presente estudo propõe-se a apresentar um modelo de internacionalização, abrangendo as principais estratégias para que as empresas brasileiras se posicionem com mais efetividade no mercado internacional.This present work aims at to study the process of international expansion for Brazilian companies, taking into consideration that these companies present different behaviors and objectives in relation to the external market. These behaviors include the lack of regularity in the process of exporting, as well as the low number of foreign direct investments (FDI) realized outside Brazil. Globalized markets and the growing international competitiveness require that companies to find alternatives for growth, and given the behavior of Brazilian companies in the international scenario, they have found difficulties to operate abroad. To this end, the present study proposes to present the model of international expansion, covering the main strategies for Brazilian companies to position themselves more effectively in the international market.application/pdfporInternacionalização de empresasExportaçãoEstratégia empresarialMarketingInternationalizationExportationBrazilian companiesO processo de internacionalização das empresas brasileiras Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160097.pdf.txt001160097.pdf.txtExtracted Texttext/plain175558http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255951/2/001160097.pdf.txtc08130cebee52ed2a2d978d74f858a5fMD52ORIGINAL001160097.pdfTexto completoapplication/pdf1021779http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255951/1/001160097.pdf6973362a5bd5d8a884e7c046e07103a2MD5110183/2559512023-03-19 03:34:47.182095oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255951Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-19T06:34:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de internacionalização das empresas brasileiras Porto Alegre
title O processo de internacionalização das empresas brasileiras Porto Alegre
spellingShingle O processo de internacionalização das empresas brasileiras Porto Alegre
Fernandes, Davyd Pereira
Internacionalização de empresas
Exportação
Estratégia empresarial
Marketing
Internationalization
Exportation
Brazilian companies
title_short O processo de internacionalização das empresas brasileiras Porto Alegre
title_full O processo de internacionalização das empresas brasileiras Porto Alegre
title_fullStr O processo de internacionalização das empresas brasileiras Porto Alegre
title_full_unstemmed O processo de internacionalização das empresas brasileiras Porto Alegre
title_sort O processo de internacionalização das empresas brasileiras Porto Alegre
author Fernandes, Davyd Pereira
author_facet Fernandes, Davyd Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Davyd Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Macêdo, Guilherme Ribeiro de
contributor_str_mv Macêdo, Guilherme Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização de empresas
Exportação
Estratégia empresarial
Marketing
topic Internacionalização de empresas
Exportação
Estratégia empresarial
Marketing
Internationalization
Exportation
Brazilian companies
dc.subject.eng.fl_str_mv Internationalization
Exportation
Brazilian companies
description O presente trabalho tem por objetivo estudar o processo de internacionalização das empresas brasileiras, tendo em vista que estas apresentam comportamentos e objetivos variados com relação ao mercado externo. Tais comportamentos compreendem a falta de regularidade no processo de exportação, assim como o baixo número de investimentos estrangeiros diretos (IED) realizados fora do Brasil. A globalização dos mercados e a crescente competitividade internacional exigem que as firmas encontrem alternativas de crescimento, e dado o comportamento das empresas brasileiras no cenário internacional, as mesmas têm encontrado dificuldades para atuação no exterior. Neste sentido, o presente estudo propõe-se a apresentar um modelo de internacionalização, abrangendo as principais estratégias para que as empresas brasileiras se posicionem com mais efetividade no mercado internacional.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-18T03:31:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255951
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001160097
url http://hdl.handle.net/10183/255951
identifier_str_mv 001160097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255951/2/001160097.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255951/1/001160097.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c08130cebee52ed2a2d978d74f858a5f
6973362a5bd5d8a884e7c046e07103a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224655235710976