A percepção de enfermeiras recém-admitidas em um hospital universitário sobre ação de capacitação para a realização do processo de enfermagem informatizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cioato, Stefania Giotti
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/55169
Resumo: Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, cujo objteivo foi conhecer a percepção acerca da capacitação sobre Processo de Enfermagem no sistema informatizado na perspectiva de enfermeiros recém-admitidos em um hospital universitário do sul do Brasil. Os dados foram coletados durante os meses de abril e maio de 2012, por meio de entrevista semi-estruturada, com oito enfermeiras recém-admitidas para duas unidades do mesmo Serviço de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, todas graduadas na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foram incluídas enfermeiras que realizaram a capacitação sobre o Processo de Enfermagem no sistema informatizado há mais de cinco e menos de 25 dias de trabalho. As informações foram coletadas e analisadas de acordo com a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin, extraindo-se três categorias a partir das entrevistas: Contribuições, Lacunas e Estratégias para melhorias na capacitação sobre o Processo de Enfermagem no sistema informatizado. Na primeira categoria – Contribuições -, foi destacada a exploração da metodologia teórica do Processo de Enfermagem, tendendo à reflexão e ao estudo dos diagnósticos e cuidados de enfermagem selecionados para o paciente a partir de um embasamento teórico e prático da realização do Processo de Enfermagem, o uso do sistema informatizado para o registro de todas as informações do paciente por todas as categorias profissionais, a resolução de dúvidas para o preenchimento do registro completo dos pacientes e o intervalo entra a admissão e a capacitação como sendo uma oportunidade para a identificação de dúvidas na prática diária. Na segunda categoria – Lacunas-, as participantes relataram oo foco no sistema informatizado e a pouca especificidade da capacitação e do sistema informatizado para a área de atuação da enfermeira como dois pontos que a capacitação necessita de melhorias. Nessa categoria, apesar de não estar diretamente associado aos objetivos dessa pesquisa, inclui-se ao número insuficiente de computadores, que associado ao grande número de profissionais que circulam na unidade de internação dificulta a realização do Processo de Enfermagem na prática diária. Na última categoria – Estratégias para melhorias-, foi sugerido que o enfermeiro responsável pela capacitação seja da área dos recém-admitidos, que a capacitação seja realizada em dois momentos: teorização do Processo de Enfermagem e sistema informatizado e que após a capacitação seja realizado um seguimento na unidade, através do acompanhamento dos enfermeiros na prática diário do Processo de Enfermagem. Esses resultados podem colaborar para o aprefeiçoamento da capacitação sobre o Processo de Enfermagem no sistema informatizado, com vistas a instituir o seu ensino no âmbito da Educação Permanente. Assim, a capacitação pode contribuir desenvolvendo o raciocínio clínico na execução do Processo de Enfermagem e, consequentemente, melhorar a qualidade do atendimento ao paciente.
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