O híbrido ensino-serviço e pesquisa-intervenção : a experiência do apoio matricial em saúde mental à Equipe de Atenção Básica da Penitenciária Feminina Madre Pelletier
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196348 |
Resumo: | O presente trabalho trouxe a reflexão quanto ao cuidado em saúde no contexto das prisões, a partir da aproximação com esse território por meio do cenário de prática da Coordenação Estadual de Atenção Básica no Sistema Prisional, no Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde. No primeiro momento relato a experiência do Apoio Institucional às Equipes de Atenção Básica inseridas no Sistema Prisional do Rio Grande do Sul, realizada no ano de 2013. E, no segundo momento, a pesquisa-intervenção ‘A Situação das Mulheres Privadas de Liberdade e o Apoio Matricial em Saúde Mental à Equipe de Atenção Básica da Penitenciária Feminina Madre Pelletier’, realizada entre os anos de 2014 e 2015. Por meio dessas vivências considero que a construção do acesso a saúde nas prisões é, ainda, embrionária. E, tentar entender o encarceramento feminino também me levou a compreender que as mulheres em situação de prisão constituem um grupo especialmente vulnerável, fruto das múltiplas vitimizações sofridas durante sua trajetória vital. |
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