Informações sobre saúde bucal, medicamentos e produtos odontológicos em mídia leiga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maior, Gyorgia Masiero Sanson Couto Souto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nyarwaya, Raissa Nsensele
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147199
Resumo: Por mídia, entende-se o conjunto de veículos de comunicação de massa, que têm, como papel principal, o repasse de informações com diferentes finalidades e enfoques (políticos, publicitários, investigativos criminais, disseminadores de conhecimento científico, entre outros). A propaganda, veiculada em diferentes tipos de mídia, tem por missão específica influenciar atitudes ou hábitos de uma audiência, visando determinados objetivos. E isso pode determinar repercussões positivas ou negativas para a população. Na área da saúde, a propaganda também é usada com finalidades tanto comerciais, quanto informativas, o que pode impactar, de certa forma, a saúde das pessoas. Pouco tem sido estudado a respeito do papel da mídia e das propagandas por ela divulgadas sobre a disseminação de informações a respeito de saúde bucal e produtos de uso em Odontologia. Pouco se sabe a respeito de como essas informações são transmitidas ao público, se apresentam embasamento científico adequado ou não. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi analisar, quantitativa e qualitativamente, informações divulgadas em diversos tipos de mídia (impressas e audiovisuais), a respeito de saúde bucal, medicamentos e produtos de uso odontológicos. Para tal, foi realizado estudo observacional transversal, de caráter retrospectivo, incluindo as seguintes mídias: programas de televisão, revistas impressas e virtuais, vídeos no YouTube. Foram coletados dados sobre: (a) os temas mais abordados em cada mídia estudada e no seu conjunto, (b) suas características (com enfoque preventivo, de tratamento de doença ou estético), (c) as informações disponibilizadas com ou sem embasamento científico (quem as forneceu, que referências foram citadas, incorreções identificadas). Tais dados foram organizados, a partir de fichas preconcebidas especificamente para a pesquisa, e apresentados por meio de análise descritiva. Observou-se que a difusão de informações referentes à saúde oral está constantemente presente nas mídias analisadas, desde matérias mais simples sobre como escolher a escova de dentes até as mais complexas a cerca de tratamentos e pesquisas. Vale salientar a precariedade na citação ou disponibilização de referências sobre assuntos específicos e até a não menção de um profissional que esteja qualificado para esclarecer certos assuntos, prejudicando a confiabilidade das reportagens. Concluiu-se que há facilidade em se utilizar dos meios de propagandas para se transmitir informações, visto na grande quantidade de matérias analisadas nesse curto espaço de tempo, e há também a ambição da mídia em estar sempre presente, sempre lançando novas matérias ou criando novos espaços, buscando atrair mais compradores ou telespectadores. Com isso, o julgamento sobre o que é cientificamente correto, o mais atual e seguro a ser transmitido para a população, mostrou-se, em muitos casos, ineficaz.
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Pouco tem sido estudado a respeito do papel da mídia e das propagandas por ela divulgadas sobre a disseminação de informações a respeito de saúde bucal e produtos de uso em Odontologia. Pouco se sabe a respeito de como essas informações são transmitidas ao público, se apresentam embasamento científico adequado ou não. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi analisar, quantitativa e qualitativamente, informações divulgadas em diversos tipos de mídia (impressas e audiovisuais), a respeito de saúde bucal, medicamentos e produtos de uso odontológicos. Para tal, foi realizado estudo observacional transversal, de caráter retrospectivo, incluindo as seguintes mídias: programas de televisão, revistas impressas e virtuais, vídeos no YouTube. Foram coletados dados sobre: (a) os temas mais abordados em cada mídia estudada e no seu conjunto, (b) suas características (com enfoque preventivo, de tratamento de doença ou estético), (c) as informações disponibilizadas com ou sem embasamento científico (quem as forneceu, que referências foram citadas, incorreções identificadas). Tais dados foram organizados, a partir de fichas preconcebidas especificamente para a pesquisa, e apresentados por meio de análise descritiva. Observou-se que a difusão de informações referentes à saúde oral está constantemente presente nas mídias analisadas, desde matérias mais simples sobre como escolher a escova de dentes até as mais complexas a cerca de tratamentos e pesquisas. Vale salientar a precariedade na citação ou disponibilização de referências sobre assuntos específicos e até a não menção de um profissional que esteja qualificado para esclarecer certos assuntos, prejudicando a confiabilidade das reportagens. Concluiu-se que há facilidade em se utilizar dos meios de propagandas para se transmitir informações, visto na grande quantidade de matérias analisadas nesse curto espaço de tempo, e há também a ambição da mídia em estar sempre presente, sempre lançando novas matérias ou criando novos espaços, buscando atrair mais compradores ou telespectadores. Com isso, o julgamento sobre o que é cientificamente correto, o mais atual e seguro a ser transmitido para a população, mostrou-se, em muitos casos, ineficaz.Media is the set of mass communication vehicles, which have, as the main role, the transfer of information for different purposes and approaches (political, advertising, criminal investigations, scientific knowledge, etc.). The advertising, broadcast in different media types, has a particular aim to influence attitudes or habits of an audience, targeting certain objectives. And it can determine positive or negative repercussions for the population. In healthcare, advertising is also used for purposes both commercial, as informative, which may influence somehow on people’s health. Few studies have been developed about the role of the media and its advertisements on the dissemination of information about oral health and product use in dentistry. Little is known about how this information is transmitted to the public, and if it presents adequate scientific basis or not. Therefore, the aim of this study was to analyze information available in several types of media (printed and audio-visual) regarding to oral health, medications and dental products, both quantitatively and qualitatively. It was performed an observational, cross-sectional and retrospective study, which included the following media: television shows, printed and online magazines, Youtube videos. Data about a) the most common themes addressed in each media studied and as a whole and the presence of scientific basis (who is responsible for the information, which references were cited and if there were inaccuracies) were collected. The data were organized from the records preconceived specifically to this study and presented by descriptive analysis. It was observed that the dissemination of oral health information is constant in all media analyzed, from simple reports about choosing toothbrushes to more complex reports about treatments and results of different surveys. However, citations or availability of references about specific issues were of low quality. Some reports did not even mentioned a qualified professional to clarify certain topics, which affects its reliability. It was concluded that media is widely used to spread information since there was a considerable amount of reports analyzed in a short time. There is also an ambition of media to be present and always releasing new reports or creating new communication channels, seeking to attract more buyers or audience. Thus, the judgment about what is scientifically correct, more recent and safe to be broadcasted to the population was ineffective in several cases.application/pdfporSaúde bucalMídiaMedicamentosMediaAdvertisingOral healthDental productsDentistryInformações sobre saúde bucal, medicamentos e produtos odontológicos em mídia leigaInformation about oral health, drug and dental products in lay media info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2015Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000998932.pdf000998932.pdfTexto completoapplication/pdf2366371http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147199/1/000998932.pdff635d6e42bb2121f401be655906473f6MD51TEXT000998932.pdf.txt000998932.pdf.txtExtracted Texttext/plain177420http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147199/2/000998932.pdf.txt6a9db67c3325e098bf977406dd1b6fd7MD52THUMBNAIL000998932.pdf.jpg000998932.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147199/3/000998932.pdf.jpgfba5e47320be8aa60e700e158678ab09MD5310183/1471992018-10-29 08:34:36.73oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147199Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:34:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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