Adaptação de material didático para o projeto UCA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meurer, Heli
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Costa, Patrícia da Silva Campelo, Maissiat, Jaqueline, Zanatta, Cláudia Vicari, Carvalho, Juliano Varella, Reategui, Eliseo Berni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229867
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar um processo de adaptação de aulas para o contexto do Projeto UCA (Um computador por Aluno). Partindo de aulas postadas no Portal do Professor, algumas das tarefas lá disponibilizadas precisam sofrer remodelação de modo a se adequar ao contexto do UCA. Para tanto, foram adotados procedimentos que enfatizam o laptop como um veículo promotor de mediação tecnológica, a partir do qual o professor pode aplicar tarefas em aula. O processo de adaptação das aulas exigiu um trabalho interdisciplinar, de modo que a postagem das aulas estivesse de acordo com as orientações do UCA. A partir disso, observou-se que os professores podem fazer uso de material didático adaptado à sua práxis pedagógica, de modo a levar em consideração o conteúdo didático e a mediação do computador.
id UFRGS-2_808ae36412f22e1a821fd426b69650b1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229867
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Meurer, HeliCosta, Patrícia da Silva CampeloMaissiat, JaquelineZanatta, Cláudia VicariCarvalho, Juliano VarellaReategui, Eliseo Berni2021-09-16T04:22:08Z20111679-1916http://hdl.handle.net/10183/229867000823118Este trabalho tem por objetivo apresentar um processo de adaptação de aulas para o contexto do Projeto UCA (Um computador por Aluno). Partindo de aulas postadas no Portal do Professor, algumas das tarefas lá disponibilizadas precisam sofrer remodelação de modo a se adequar ao contexto do UCA. Para tanto, foram adotados procedimentos que enfatizam o laptop como um veículo promotor de mediação tecnológica, a partir do qual o professor pode aplicar tarefas em aula. O processo de adaptação das aulas exigiu um trabalho interdisciplinar, de modo que a postagem das aulas estivesse de acordo com as orientações do UCA. A partir disso, observou-se que os professores podem fazer uso de material didático adaptado à sua práxis pedagógica, de modo a levar em consideração o conteúdo didático e a mediação do computador.This paper presents a process of adaption of classes to the context of the UCA Project (equivalent to the project One laptop per child in Brazil). Having as a starting point some lessons posted in Portal do Professor (an institutional website for teachers), some of the tasks present in this page have to go through several adjustments in order to suit the UCA Project’s context. This way, we have adopted procedures that consider the laptop a means of promoting technological mediation, through which the teacher can apply tasks in class. The process of adapting lessons required an interdisciplinary work, so that the classes were posted according to the UCA guidelines. We have therefore observed that teachers can make use of teaching materials adapted to their pedagogical practice, in order to take into account educational content and the computer mediation.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 1 (jul. 2011), [10 p.]Material didáticoOLPC ProjectTechnological mediationAdaptação de material didático para o projeto UCAAdaptation of educational material for the OLPC project in Brazil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823118.pdf.txt000823118.pdf.txtExtracted Texttext/plain27849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229867/2/000823118.pdf.txt1cd8d4551559037a08557cbad0eb1e28MD52ORIGINAL000823118.pdfTexto completoapplication/pdf205290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229867/1/000823118.pdfcbd4566142ce06611f56b1a2523548ddMD5110183/2298672021-09-19 04:32:22.718598oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229867Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:32:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adaptação de material didático para o projeto UCA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Adaptation of educational material for the OLPC project in Brazil
title Adaptação de material didático para o projeto UCA
spellingShingle Adaptação de material didático para o projeto UCA
Meurer, Heli
Material didático
OLPC Project
Technological mediation
title_short Adaptação de material didático para o projeto UCA
title_full Adaptação de material didático para o projeto UCA
title_fullStr Adaptação de material didático para o projeto UCA
title_full_unstemmed Adaptação de material didático para o projeto UCA
title_sort Adaptação de material didático para o projeto UCA
author Meurer, Heli
author_facet Meurer, Heli
Costa, Patrícia da Silva Campelo
Maissiat, Jaqueline
Zanatta, Cláudia Vicari
Carvalho, Juliano Varella
Reategui, Eliseo Berni
author_role author
author2 Costa, Patrícia da Silva Campelo
Maissiat, Jaqueline
Zanatta, Cláudia Vicari
Carvalho, Juliano Varella
Reategui, Eliseo Berni
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meurer, Heli
Costa, Patrícia da Silva Campelo
Maissiat, Jaqueline
Zanatta, Cláudia Vicari
Carvalho, Juliano Varella
Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático
topic Material didático
OLPC Project
Technological mediation
dc.subject.eng.fl_str_mv OLPC Project
Technological mediation
description Este trabalho tem por objetivo apresentar um processo de adaptação de aulas para o contexto do Projeto UCA (Um computador por Aluno). Partindo de aulas postadas no Portal do Professor, algumas das tarefas lá disponibilizadas precisam sofrer remodelação de modo a se adequar ao contexto do UCA. Para tanto, foram adotados procedimentos que enfatizam o laptop como um veículo promotor de mediação tecnológica, a partir do qual o professor pode aplicar tarefas em aula. O processo de adaptação das aulas exigiu um trabalho interdisciplinar, de modo que a postagem das aulas estivesse de acordo com as orientações do UCA. A partir disso, observou-se que os professores podem fazer uso de material didático adaptado à sua práxis pedagógica, de modo a levar em consideração o conteúdo didático e a mediação do computador.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-16T04:22:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/229867
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000823118
identifier_str_mv 1679-1916
000823118
url http://hdl.handle.net/10183/229867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 1 (jul. 2011), [10 p.]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229867/2/000823118.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229867/1/000823118.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1cd8d4551559037a08557cbad0eb1e28
cbd4566142ce06611f56b1a2523548dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447767113269248