Adaptação de material didático para o projeto UCA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229867 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar um processo de adaptação de aulas para o contexto do Projeto UCA (Um computador por Aluno). Partindo de aulas postadas no Portal do Professor, algumas das tarefas lá disponibilizadas precisam sofrer remodelação de modo a se adequar ao contexto do UCA. Para tanto, foram adotados procedimentos que enfatizam o laptop como um veículo promotor de mediação tecnológica, a partir do qual o professor pode aplicar tarefas em aula. O processo de adaptação das aulas exigiu um trabalho interdisciplinar, de modo que a postagem das aulas estivesse de acordo com as orientações do UCA. A partir disso, observou-se que os professores podem fazer uso de material didático adaptado à sua práxis pedagógica, de modo a levar em consideração o conteúdo didático e a mediação do computador. |
id |
UFRGS-2_808ae36412f22e1a821fd426b69650b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229867 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Meurer, HeliCosta, Patrícia da Silva CampeloMaissiat, JaquelineZanatta, Cláudia VicariCarvalho, Juliano VarellaReategui, Eliseo Berni2021-09-16T04:22:08Z20111679-1916http://hdl.handle.net/10183/229867000823118Este trabalho tem por objetivo apresentar um processo de adaptação de aulas para o contexto do Projeto UCA (Um computador por Aluno). Partindo de aulas postadas no Portal do Professor, algumas das tarefas lá disponibilizadas precisam sofrer remodelação de modo a se adequar ao contexto do UCA. Para tanto, foram adotados procedimentos que enfatizam o laptop como um veículo promotor de mediação tecnológica, a partir do qual o professor pode aplicar tarefas em aula. O processo de adaptação das aulas exigiu um trabalho interdisciplinar, de modo que a postagem das aulas estivesse de acordo com as orientações do UCA. A partir disso, observou-se que os professores podem fazer uso de material didático adaptado à sua práxis pedagógica, de modo a levar em consideração o conteúdo didático e a mediação do computador.This paper presents a process of adaption of classes to the context of the UCA Project (equivalent to the project One laptop per child in Brazil). Having as a starting point some lessons posted in Portal do Professor (an institutional website for teachers), some of the tasks present in this page have to go through several adjustments in order to suit the UCA Project’s context. This way, we have adopted procedures that consider the laptop a means of promoting technological mediation, through which the teacher can apply tasks in class. The process of adapting lessons required an interdisciplinary work, so that the classes were posted according to the UCA guidelines. We have therefore observed that teachers can make use of teaching materials adapted to their pedagogical practice, in order to take into account educational content and the computer mediation.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 1 (jul. 2011), [10 p.]Material didáticoOLPC ProjectTechnological mediationAdaptação de material didático para o projeto UCAAdaptation of educational material for the OLPC project in Brazil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823118.pdf.txt000823118.pdf.txtExtracted Texttext/plain27849http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229867/2/000823118.pdf.txt1cd8d4551559037a08557cbad0eb1e28MD52ORIGINAL000823118.pdfTexto completoapplication/pdf205290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229867/1/000823118.pdfcbd4566142ce06611f56b1a2523548ddMD5110183/2298672021-09-19 04:32:22.718598oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229867Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:32:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Adaptação de material didático para o projeto UCA |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Adaptation of educational material for the OLPC project in Brazil |
title |
Adaptação de material didático para o projeto UCA |
spellingShingle |
Adaptação de material didático para o projeto UCA Meurer, Heli Material didático OLPC Project Technological mediation |
title_short |
Adaptação de material didático para o projeto UCA |
title_full |
Adaptação de material didático para o projeto UCA |
title_fullStr |
Adaptação de material didático para o projeto UCA |
title_full_unstemmed |
Adaptação de material didático para o projeto UCA |
title_sort |
Adaptação de material didático para o projeto UCA |
author |
Meurer, Heli |
author_facet |
Meurer, Heli Costa, Patrícia da Silva Campelo Maissiat, Jaqueline Zanatta, Cláudia Vicari Carvalho, Juliano Varella Reategui, Eliseo Berni |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Patrícia da Silva Campelo Maissiat, Jaqueline Zanatta, Cláudia Vicari Carvalho, Juliano Varella Reategui, Eliseo Berni |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meurer, Heli Costa, Patrícia da Silva Campelo Maissiat, Jaqueline Zanatta, Cláudia Vicari Carvalho, Juliano Varella Reategui, Eliseo Berni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Material didático |
topic |
Material didático OLPC Project Technological mediation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
OLPC Project Technological mediation |
description |
Este trabalho tem por objetivo apresentar um processo de adaptação de aulas para o contexto do Projeto UCA (Um computador por Aluno). Partindo de aulas postadas no Portal do Professor, algumas das tarefas lá disponibilizadas precisam sofrer remodelação de modo a se adequar ao contexto do UCA. Para tanto, foram adotados procedimentos que enfatizam o laptop como um veículo promotor de mediação tecnológica, a partir do qual o professor pode aplicar tarefas em aula. O processo de adaptação das aulas exigiu um trabalho interdisciplinar, de modo que a postagem das aulas estivesse de acordo com as orientações do UCA. A partir disso, observou-se que os professores podem fazer uso de material didático adaptado à sua práxis pedagógica, de modo a levar em consideração o conteúdo didático e a mediação do computador. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-16T04:22:08Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/229867 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000823118 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000823118 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/229867 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 1 (jul. 2011), [10 p.] |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229867/2/000823118.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229867/1/000823118.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1cd8d4551559037a08557cbad0eb1e28 cbd4566142ce06611f56b1a2523548dd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447767113269248 |