Anatomia de um jingle premiado : análise do jingle “ rola rola ” do jornal Zero Hora.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camboim, Cristiana Reinaldo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/33537
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo abordar o jingle como formato de Comunicação publicitária, expondo suas raízes na música e na publicidade de forma a possibilitar a compreensão de seus mecanismos de funcionamento. A observação da aplicação prática de conceitos acerca da retórica na publicidade, dos recursos linguísticos mais utilizados pela propaganda, bem como da seleção do gênero musical e da conformação do contorno melódico, entre outros conceitos estéticos de canção expostos no referencial teórico, foi obtida através da análise do objeto selecionado. O jingle escolhido para o processo de análise é “Rola rola”, criado pela produtora de áudio B Sound Thinking para o cliente Zero Hora através da agência Escala de Porto Alegre, cuja seleção se embasa nas premiações recebidas tanto pela agência quanto pela produtora responsáveis quanto pelo prêmio recebido pela próprio objeto junto à Associação Rio-Grandense de Propaganda – ARP – no 36º Salão da Propaganda ARP (2010). De maneira a fornecer base teórica para a realização da análise, foi realizado levantamento bibliográfico de estudos sobre música, publicidade e jingle. Exploramos, na área da música, suas origens, sua conceituação e sua influência sobre a fixação na memória e sobre as emoções. Tal enfoque proporcionou um ajuste do olhar, o qual tornou possível, em conjunto com as explanações a respeito da propaganda – em que consiste, como age e de que forma ocorre o fluxo de trabalho entre agências e produtoras – atingir um nível de compreensão mais profundo sobre o jingle e suas formas de ação.
id UFRGS-2_80bfd03f5f8e299c1f70c5fe6a5736f4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33537
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Camboim, Cristiana ReinaldoPrytoluk, Andre Luis2011-10-27T01:18:17Z2011http://hdl.handle.net/10183/33537000789967 O presente trabalho tem por objetivo abordar o jingle como formato de Comunicação publicitária, expondo suas raízes na música e na publicidade de forma a possibilitar a compreensão de seus mecanismos de funcionamento. A observação da aplicação prática de conceitos acerca da retórica na publicidade, dos recursos linguísticos mais utilizados pela propaganda, bem como da seleção do gênero musical e da conformação do contorno melódico, entre outros conceitos estéticos de canção expostos no referencial teórico, foi obtida através da análise do objeto selecionado. O jingle escolhido para o processo de análise é “Rola rola”, criado pela produtora de áudio B Sound Thinking para o cliente Zero Hora através da agência Escala de Porto Alegre, cuja seleção se embasa nas premiações recebidas tanto pela agência quanto pela produtora responsáveis quanto pelo prêmio recebido pela próprio objeto junto à Associação Rio-Grandense de Propaganda – ARP – no 36º Salão da Propaganda ARP (2010). De maneira a fornecer base teórica para a realização da análise, foi realizado levantamento bibliográfico de estudos sobre música, publicidade e jingle. Exploramos, na área da música, suas origens, sua conceituação e sua influência sobre a fixação na memória e sobre as emoções. Tal enfoque proporcionou um ajuste do olhar, o qual tornou possível, em conjunto com as explanações a respeito da propaganda – em que consiste, como age e de que forma ocorre o fluxo de trabalho entre agências e produtoras – atingir um nível de compreensão mais profundo sobre o jingle e suas formas de ação.application/pdfporJinglePublicidadeAnatomia de um jingle premiado : análise do jingle “ rola rola ” do jornal Zero Hora.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000789967.pdf.txt000789967.pdf.txtExtracted Texttext/plain153387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33537/2/000789967.pdf.txt99fcc981b8631aaf6397fb653ab5e164MD52ORIGINAL000789967.pdf000789967.pdfTexto completoapplication/pdf838246http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33537/1/000789967.pdf15f6970be7ac4f10f8ef0c13650b6622MD51THUMBNAIL000789967.pdf.jpg000789967.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33537/3/000789967.pdf.jpgfb7b795a81efe8ff4586de226a30be32MD5310183/335372018-10-08 09:05:35.614oai:www.lume.ufrgs.br:10183/33537Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:05:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Anatomia de um jingle premiado : análise do jingle “ rola rola ” do jornal Zero Hora.
title Anatomia de um jingle premiado : análise do jingle “ rola rola ” do jornal Zero Hora.
spellingShingle Anatomia de um jingle premiado : análise do jingle “ rola rola ” do jornal Zero Hora.
Camboim, Cristiana Reinaldo
Jingle
Publicidade
title_short Anatomia de um jingle premiado : análise do jingle “ rola rola ” do jornal Zero Hora.
title_full Anatomia de um jingle premiado : análise do jingle “ rola rola ” do jornal Zero Hora.
title_fullStr Anatomia de um jingle premiado : análise do jingle “ rola rola ” do jornal Zero Hora.
title_full_unstemmed Anatomia de um jingle premiado : análise do jingle “ rola rola ” do jornal Zero Hora.
title_sort Anatomia de um jingle premiado : análise do jingle “ rola rola ” do jornal Zero Hora.
author Camboim, Cristiana Reinaldo
author_facet Camboim, Cristiana Reinaldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camboim, Cristiana Reinaldo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Prytoluk, Andre Luis
contributor_str_mv Prytoluk, Andre Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Jingle
Publicidade
topic Jingle
Publicidade
description O presente trabalho tem por objetivo abordar o jingle como formato de Comunicação publicitária, expondo suas raízes na música e na publicidade de forma a possibilitar a compreensão de seus mecanismos de funcionamento. A observação da aplicação prática de conceitos acerca da retórica na publicidade, dos recursos linguísticos mais utilizados pela propaganda, bem como da seleção do gênero musical e da conformação do contorno melódico, entre outros conceitos estéticos de canção expostos no referencial teórico, foi obtida através da análise do objeto selecionado. O jingle escolhido para o processo de análise é “Rola rola”, criado pela produtora de áudio B Sound Thinking para o cliente Zero Hora através da agência Escala de Porto Alegre, cuja seleção se embasa nas premiações recebidas tanto pela agência quanto pela produtora responsáveis quanto pelo prêmio recebido pela próprio objeto junto à Associação Rio-Grandense de Propaganda – ARP – no 36º Salão da Propaganda ARP (2010). De maneira a fornecer base teórica para a realização da análise, foi realizado levantamento bibliográfico de estudos sobre música, publicidade e jingle. Exploramos, na área da música, suas origens, sua conceituação e sua influência sobre a fixação na memória e sobre as emoções. Tal enfoque proporcionou um ajuste do olhar, o qual tornou possível, em conjunto com as explanações a respeito da propaganda – em que consiste, como age e de que forma ocorre o fluxo de trabalho entre agências e produtoras – atingir um nível de compreensão mais profundo sobre o jingle e suas formas de ação.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-10-27T01:18:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/33537
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000789967
url http://hdl.handle.net/10183/33537
identifier_str_mv 000789967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33537/2/000789967.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33537/1/000789967.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/33537/3/000789967.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 99fcc981b8631aaf6397fb653ab5e164
15f6970be7ac4f10f8ef0c13650b6622
fb7b795a81efe8ff4586de226a30be32
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447066083590144