A construção da competência da autonomia por meio da produção de vídeos como prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133869 |
Resumo: | Esta monografia visou a verificação da contribuição da produção de vídeos no espaço escolar experimentada no projeto CBB WebTV em Campo Bom–RS para a construção da competência da autonomia pelos alunos participantes. O objetivo é analisar a maneira como os estudantes desenvolvem sua autonomia enquanto se deparam com situações- problemas e de verificar os conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos estudantes enquanto participantes do projeto. A fundamentação teórica encontra-se nas obras de Philippe Perrenoud, Patrícia Behar e Daisy Schneider quanto aos aspectos educacionais e ao conceito de competência e Jean Piaget acerca do desenvolvimento da autonomia. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa do tipo de estudo de caso. Os instrumentos utilizados foram formulários eletrônicos. Como resultado a monografia demonstrou que a produção de vídeos pelos alunos contribuiu para que construíssem a competência da autonomia. Através dessa prática os estudantes tiveram que lidar com situações-problema e na interação com o objeto e com seus pares aperfeiçoaram os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), os quais são elementos das competências, que os levaram a desenvolver a autonomia. |
id |
UFRGS-2_810615c94fa195f46830f73b50dc4fff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133869 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kasper, RafaelSchneider, Daisy2016-03-16T02:06:02Z2015http://hdl.handle.net/10183/133869000982086Esta monografia visou a verificação da contribuição da produção de vídeos no espaço escolar experimentada no projeto CBB WebTV em Campo Bom–RS para a construção da competência da autonomia pelos alunos participantes. O objetivo é analisar a maneira como os estudantes desenvolvem sua autonomia enquanto se deparam com situações- problemas e de verificar os conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos estudantes enquanto participantes do projeto. A fundamentação teórica encontra-se nas obras de Philippe Perrenoud, Patrícia Behar e Daisy Schneider quanto aos aspectos educacionais e ao conceito de competência e Jean Piaget acerca do desenvolvimento da autonomia. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa do tipo de estudo de caso. Os instrumentos utilizados foram formulários eletrônicos. Como resultado a monografia demonstrou que a produção de vídeos pelos alunos contribuiu para que construíssem a competência da autonomia. Através dessa prática os estudantes tiveram que lidar com situações-problema e na interação com o objeto e com seus pares aperfeiçoaram os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), os quais são elementos das competências, que os levaram a desenvolver a autonomia.This monograph aimed at verifying the contribution of video production at school experienced in the CBB WebTV project Campo Bom-RS to build the competence of the autonomy by participating students. The aim is to analyze how students develop their autonomy while faced with problems-situations and verifying the knowledge, skills and attitudes developed by students as project participants. The theoretical foundation is in the works of Philippe Perrenoud, Patricia Behar and Daisy Schneider about the educational aspects and the concept of competence and Jean Piaget on the development of autonomy. The methodology was qualitative research on the type of case study. The instruments used were electronic forms. As a result the monograph has shown that the production of videos by students contributed to develop the competence of autonomy. Through this practice the students had to deal with problem situations and interaction with the object and with their peers improved the knowledge, skills and attitudes (KSA), which are elements of competences, which led to develop autonomy.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)VídeoProduçãoAlunoAutonomiaProject CBB WebTVAutonomyCompetenceVídeo productionA construção da competência da autonomia por meio da produção de vídeos como prática pedagógicaThe construction of the competence of autonomy through the production of videos as teaching practice info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982086.pdf000982086.pdfTexto completoapplication/pdf490460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133869/1/000982086.pdff87e72e97843d841df82c3545b0e1b7aMD51TEXT000982086.pdf.txt000982086.pdf.txtExtracted Texttext/plain88429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133869/2/000982086.pdf.txt4b341cd99ef574b2b4734482db4582c7MD52THUMBNAIL000982086.pdf.jpg000982086.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133869/3/000982086.pdf.jpg4b577b215db1553be13094ab735fcc18MD5310183/1338692018-10-26 10:21:45.079oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133869Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção da competência da autonomia por meio da produção de vídeos como prática pedagógica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The construction of the competence of autonomy through the production of videos as teaching practice |
title |
A construção da competência da autonomia por meio da produção de vídeos como prática pedagógica |
spellingShingle |
A construção da competência da autonomia por meio da produção de vídeos como prática pedagógica Kasper, Rafael Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Vídeo Produção Aluno Autonomia Project CBB WebTV Autonomy Competence Vídeo production |
title_short |
A construção da competência da autonomia por meio da produção de vídeos como prática pedagógica |
title_full |
A construção da competência da autonomia por meio da produção de vídeos como prática pedagógica |
title_fullStr |
A construção da competência da autonomia por meio da produção de vídeos como prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
A construção da competência da autonomia por meio da produção de vídeos como prática pedagógica |
title_sort |
A construção da competência da autonomia por meio da produção de vídeos como prática pedagógica |
author |
Kasper, Rafael |
author_facet |
Kasper, Rafael |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kasper, Rafael |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schneider, Daisy |
contributor_str_mv |
Schneider, Daisy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Vídeo Produção Aluno Autonomia |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Vídeo Produção Aluno Autonomia Project CBB WebTV Autonomy Competence Vídeo production |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Project CBB WebTV Autonomy Competence Vídeo production |
description |
Esta monografia visou a verificação da contribuição da produção de vídeos no espaço escolar experimentada no projeto CBB WebTV em Campo Bom–RS para a construção da competência da autonomia pelos alunos participantes. O objetivo é analisar a maneira como os estudantes desenvolvem sua autonomia enquanto se deparam com situações- problemas e de verificar os conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos estudantes enquanto participantes do projeto. A fundamentação teórica encontra-se nas obras de Philippe Perrenoud, Patrícia Behar e Daisy Schneider quanto aos aspectos educacionais e ao conceito de competência e Jean Piaget acerca do desenvolvimento da autonomia. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa do tipo de estudo de caso. Os instrumentos utilizados foram formulários eletrônicos. Como resultado a monografia demonstrou que a produção de vídeos pelos alunos contribuiu para que construíssem a competência da autonomia. Através dessa prática os estudantes tiveram que lidar com situações-problema e na interação com o objeto e com seus pares aperfeiçoaram os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), os quais são elementos das competências, que os levaram a desenvolver a autonomia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-16T02:06:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133869 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000982086 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133869 |
identifier_str_mv |
000982086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133869/1/000982086.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133869/2/000982086.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133869/3/000982086.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f87e72e97843d841df82c3545b0e1b7a 4b341cd99ef574b2b4734482db4582c7 4b577b215db1553be13094ab735fcc18 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224500164952064 |