A construção da competência da autonomia por meio da produção de vídeos como prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kasper, Rafael
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133869
Resumo: Esta monografia visou a verificação da contribuição da produção de vídeos no espaço escolar experimentada no projeto CBB WebTV em Campo Bom–RS para a construção da competência da autonomia pelos alunos participantes. O objetivo é analisar a maneira como os estudantes desenvolvem sua autonomia enquanto se deparam com situações- problemas e de verificar os conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos estudantes enquanto participantes do projeto. A fundamentação teórica encontra-se nas obras de Philippe Perrenoud, Patrícia Behar e Daisy Schneider quanto aos aspectos educacionais e ao conceito de competência e Jean Piaget acerca do desenvolvimento da autonomia. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa do tipo de estudo de caso. Os instrumentos utilizados foram formulários eletrônicos. Como resultado a monografia demonstrou que a produção de vídeos pelos alunos contribuiu para que construíssem a competência da autonomia. Através dessa prática os estudantes tiveram que lidar com situações-problema e na interação com o objeto e com seus pares aperfeiçoaram os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), os quais são elementos das competências, que os levaram a desenvolver a autonomia.
id UFRGS-2_810615c94fa195f46830f73b50dc4fff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133869
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kasper, RafaelSchneider, Daisy2016-03-16T02:06:02Z2015http://hdl.handle.net/10183/133869000982086Esta monografia visou a verificação da contribuição da produção de vídeos no espaço escolar experimentada no projeto CBB WebTV em Campo Bom–RS para a construção da competência da autonomia pelos alunos participantes. O objetivo é analisar a maneira como os estudantes desenvolvem sua autonomia enquanto se deparam com situações- problemas e de verificar os conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos estudantes enquanto participantes do projeto. A fundamentação teórica encontra-se nas obras de Philippe Perrenoud, Patrícia Behar e Daisy Schneider quanto aos aspectos educacionais e ao conceito de competência e Jean Piaget acerca do desenvolvimento da autonomia. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa do tipo de estudo de caso. Os instrumentos utilizados foram formulários eletrônicos. Como resultado a monografia demonstrou que a produção de vídeos pelos alunos contribuiu para que construíssem a competência da autonomia. Através dessa prática os estudantes tiveram que lidar com situações-problema e na interação com o objeto e com seus pares aperfeiçoaram os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), os quais são elementos das competências, que os levaram a desenvolver a autonomia.This monograph aimed at verifying the contribution of video production at school experienced in the CBB WebTV project Campo Bom-RS to build the competence of the autonomy by participating students. The aim is to analyze how students develop their autonomy while faced with problems-situations and verifying the knowledge, skills and attitudes developed by students as project participants. The theoretical foundation is in the works of Philippe Perrenoud, Patricia Behar and Daisy Schneider about the educational aspects and the concept of competence and Jean Piaget on the development of autonomy. The methodology was qualitative research on the type of case study. The instruments used were electronic forms. As a result the monograph has shown that the production of videos by students contributed to develop the competence of autonomy. Through this practice the students had to deal with problem situations and interaction with the object and with their peers improved the knowledge, skills and attitudes (KSA), which are elements of competences, which led to develop autonomy.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)VídeoProduçãoAlunoAutonomiaProject CBB WebTVAutonomyCompetenceVídeo productionA construção da competência da autonomia por meio da produção de vídeos como prática pedagógicaThe construction of the competence of autonomy through the production of videos as teaching practice info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000982086.pdf000982086.pdfTexto completoapplication/pdf490460http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133869/1/000982086.pdff87e72e97843d841df82c3545b0e1b7aMD51TEXT000982086.pdf.txt000982086.pdf.txtExtracted Texttext/plain88429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133869/2/000982086.pdf.txt4b341cd99ef574b2b4734482db4582c7MD52THUMBNAIL000982086.pdf.jpg000982086.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133869/3/000982086.pdf.jpg4b577b215db1553be13094ab735fcc18MD5310183/1338692018-10-26 10:21:45.079oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133869Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:21:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção da competência da autonomia por meio da produção de vídeos como prática pedagógica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The construction of the competence of autonomy through the production of videos as teaching practice
title A construção da competência da autonomia por meio da produção de vídeos como prática pedagógica
spellingShingle A construção da competência da autonomia por meio da produção de vídeos como prática pedagógica
Kasper, Rafael
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Vídeo
Produção
Aluno
Autonomia
Project CBB WebTV
Autonomy
Competence
Vídeo production
title_short A construção da competência da autonomia por meio da produção de vídeos como prática pedagógica
title_full A construção da competência da autonomia por meio da produção de vídeos como prática pedagógica
title_fullStr A construção da competência da autonomia por meio da produção de vídeos como prática pedagógica
title_full_unstemmed A construção da competência da autonomia por meio da produção de vídeos como prática pedagógica
title_sort A construção da competência da autonomia por meio da produção de vídeos como prática pedagógica
author Kasper, Rafael
author_facet Kasper, Rafael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kasper, Rafael
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schneider, Daisy
contributor_str_mv Schneider, Daisy
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Vídeo
Produção
Aluno
Autonomia
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Vídeo
Produção
Aluno
Autonomia
Project CBB WebTV
Autonomy
Competence
Vídeo production
dc.subject.eng.fl_str_mv Project CBB WebTV
Autonomy
Competence
Vídeo production
description Esta monografia visou a verificação da contribuição da produção de vídeos no espaço escolar experimentada no projeto CBB WebTV em Campo Bom–RS para a construção da competência da autonomia pelos alunos participantes. O objetivo é analisar a maneira como os estudantes desenvolvem sua autonomia enquanto se deparam com situações- problemas e de verificar os conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidas pelos estudantes enquanto participantes do projeto. A fundamentação teórica encontra-se nas obras de Philippe Perrenoud, Patrícia Behar e Daisy Schneider quanto aos aspectos educacionais e ao conceito de competência e Jean Piaget acerca do desenvolvimento da autonomia. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa do tipo de estudo de caso. Os instrumentos utilizados foram formulários eletrônicos. Como resultado a monografia demonstrou que a produção de vídeos pelos alunos contribuiu para que construíssem a competência da autonomia. Através dessa prática os estudantes tiveram que lidar com situações-problema e na interação com o objeto e com seus pares aperfeiçoaram os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA), os quais são elementos das competências, que os levaram a desenvolver a autonomia.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-16T02:06:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133869
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000982086
url http://hdl.handle.net/10183/133869
identifier_str_mv 000982086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133869/1/000982086.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133869/2/000982086.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133869/3/000982086.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f87e72e97843d841df82c3545b0e1b7a
4b341cd99ef574b2b4734482db4582c7
4b577b215db1553be13094ab735fcc18
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500164952064