Desenvolvimento de uma plataforma on-line voltada ao empreendedorismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/130630 |
Resumo: | De um lado existe uma carência de ferramentas no mercado que auxiliam os atores do ecossistema empreendedor a interagirem e crescerem suas redes de contatos e, por outro lado, nota-se o crescimento do número de pessoas querendo empreender no Brasil. O objetivo geral deste trabalho foi desenvolver uma proposta de uma plataforma online com o objetivo de facilitar a interação entre empreendedores e atores do ecossistema empreendedor. Para solucionar o problema proposto, utilizou-se a metodologia do design thinking, a qual é dividida em três fases: a imersão, a ideação e a prototipação. A fase de imersão refere-se a pesquisas, as quais foram realizadas de forma qualitativa, sendo através de uma jornada do cliente (estudo da concorrência) e através de perguntas realizadas a importantes atores do ecossistema empreendedor. Já na fase de ideação, realizou-se uma atividade de brainstorm, na qual participaram outros empreendedores e posteriormente para a qualificação das ideias, realizou-se um business model canvas (modelo de negócio demonstrado em formato de quadro). A fase de prototipação encerrou o trabalho, na qual criou-se um protótipo demonstrado através de um layout construído onde é possível observar as principais funcionalidades da plataforma criada, denominada de Net-W. Por fim, realizou-se um grupo focal para análise e validação do protótipo criado. Com a criação do mini produto viável (protótipo) aliado à validação do grupo focal realizado, observou-se que a Net-W pode ser muito útil aos empreendedores. A plataforma apresenta funcionalidades que garantem a interação entre os usuários, e colabora com a criação de uma rede de contatos concisa aos interessados. A Net-W tem um enorme potencial de sucesso no mercado, contribuindo a solucionar este problema existente no mundo empreendedor, a criação de uma rede de contatos. Com o devido investimento, tanto de tempo quanto de capital, ela apresentará uma boa resposta ao que os atores do ecossistema estão procurando. De forma interativa e contribuindo ao crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos, a Net-W apresenta uma solução inovadora e atende a principal proposta deste trabalho. |
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Martins, Rafael Matte SilveiraZen, Aurora Carneiro2015-12-02T02:41:45Z2015http://hdl.handle.net/10183/130630000978905De um lado existe uma carência de ferramentas no mercado que auxiliam os atores do ecossistema empreendedor a interagirem e crescerem suas redes de contatos e, por outro lado, nota-se o crescimento do número de pessoas querendo empreender no Brasil. O objetivo geral deste trabalho foi desenvolver uma proposta de uma plataforma online com o objetivo de facilitar a interação entre empreendedores e atores do ecossistema empreendedor. Para solucionar o problema proposto, utilizou-se a metodologia do design thinking, a qual é dividida em três fases: a imersão, a ideação e a prototipação. A fase de imersão refere-se a pesquisas, as quais foram realizadas de forma qualitativa, sendo através de uma jornada do cliente (estudo da concorrência) e através de perguntas realizadas a importantes atores do ecossistema empreendedor. Já na fase de ideação, realizou-se uma atividade de brainstorm, na qual participaram outros empreendedores e posteriormente para a qualificação das ideias, realizou-se um business model canvas (modelo de negócio demonstrado em formato de quadro). A fase de prototipação encerrou o trabalho, na qual criou-se um protótipo demonstrado através de um layout construído onde é possível observar as principais funcionalidades da plataforma criada, denominada de Net-W. Por fim, realizou-se um grupo focal para análise e validação do protótipo criado. Com a criação do mini produto viável (protótipo) aliado à validação do grupo focal realizado, observou-se que a Net-W pode ser muito útil aos empreendedores. A plataforma apresenta funcionalidades que garantem a interação entre os usuários, e colabora com a criação de uma rede de contatos concisa aos interessados. A Net-W tem um enorme potencial de sucesso no mercado, contribuindo a solucionar este problema existente no mundo empreendedor, a criação de uma rede de contatos. Com o devido investimento, tanto de tempo quanto de capital, ela apresentará uma boa resposta ao que os atores do ecossistema estão procurando. De forma interativa e contribuindo ao crescimento pessoal e profissional de todos os envolvidos, a Net-W apresenta uma solução inovadora e atende a principal proposta deste trabalho.On one hand there is lack of tools to help entrepreneurs and their ecosystem to interact and to grow up their networking, on other hand the number of people who intend to be an entrepreneur is rising. The main goal of this study was to develop an online platform which helps entrepreneurs and other actors of the ecosystem to interact between themselves. It has chosen design thinking methodology to solve this problem, which is divided in three parts: immersion, ideation and prototyping. Immersion phase refers to qualitative researches, through performing a customer’s journey (competitor’s analysis) and performing a questionnaire to important actors of the entrepreneurship ecosystem. In ideation phase a brainstorm was performed, which others entrepreneurs made part of it and a business model canvas was done to qualify the main ideas. Prototyping was the last phase, where a prototype was done, through its layout is possible to observe the main tools of the created platform, called Net-W. Finally, a focus group was made to analyses and to validate the created platform. Considering the creation of the mini viable product (prototype) and its validation through group focal analysis, it was observed that the Net-W can be very useful to entrepreneurs. The platform offers features that ensure the interaction between users, and collaborates with the creation of a concise network to interested parties. Net-W has potential for success in the market, contributing to solve this existent problem in the entrepreneurship’s world, the creation of network. Investing time and money in this business, Net-W will provide a good answer to entrepreneur’s ecosystem and probably will fit what they are looking for. With an interactive proposed which helps users to improve theirs professional and personal contacts, the Net-W presents an innovative solution to the main goal of this study.application/pdfporEmpreendedorismoEntrepreneurshipNetworkOnlineEntrepreneur’s ecosystemDesign thinkingDesenvolvimento de uma plataforma on-line voltada ao empreendedorismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2015/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000978905.pdf000978905.pdfTexto completoapplication/pdf1322915http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130630/1/000978905.pdf73068bbfc6a7c263e283d61966e83af6MD51TEXT000978905.pdf.txt000978905.pdf.txtExtracted Texttext/plain124238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130630/2/000978905.pdf.txt460495fe3a102ab93a4ef0e382b951a7MD52THUMBNAIL000978905.pdf.jpg000978905.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130630/3/000978905.pdf.jpgd6a8a0a12ceb022c2ace91bbe34c1559MD5310183/1306302018-10-25 09:38:47.697oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130630Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:38:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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