“Nossos ídolos ainda são os mesmos...”? : Entre narrativas (auto)biográficas de professores formadores e Geo(grafias) ressignificadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Victória Sabbado
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costella, Roselane Zordan
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/232044
Resumo: O texto analisa como as memórias de professores da Licenciatura em Geografia constroem suas identidades docentes e influenciam na formação dos licenciandos. Adotou-se o método (auto)biográfico, a metodologia das Histórias de vida e as fontes das narrativas (auto)biográficas docentes, além de grupos focais com licenciandos em Geografia de uma universidade federal do Estado do Rio Grande do Sul. Constatou-se a predominância das memórias da trajetória de escolarização (ensino tradicional) e a presença de memórias e/ou contramemórias como fontes de orientação do fazer pedagógico. Verificou-se as potencialidades do método (auto)biográfico para a ressignificação de três (Geo)grafias: primeira Geografia, Geografia acadêmica e Geografia escolar.
id UFRGS-2_8143cd0e9409509807030da7661fa8b5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232044
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Menezes, Victória SabbadoCostella, Roselane Zordan2021-11-19T04:53:20Z2021http://hdl.handle.net/10183/232044001133579O texto analisa como as memórias de professores da Licenciatura em Geografia constroem suas identidades docentes e influenciam na formação dos licenciandos. Adotou-se o método (auto)biográfico, a metodologia das Histórias de vida e as fontes das narrativas (auto)biográficas docentes, além de grupos focais com licenciandos em Geografia de uma universidade federal do Estado do Rio Grande do Sul. Constatou-se a predominância das memórias da trajetória de escolarização (ensino tradicional) e a presença de memórias e/ou contramemórias como fontes de orientação do fazer pedagógico. Verificou-se as potencialidades do método (auto)biográfico para a ressignificação de três (Geo)grafias: primeira Geografia, Geografia acadêmica e Geografia escolar.The text analyzes how the memories of teachers of the Degree in Geography build their teaching identities and influence the training of undergraduate students. The (self)biographical method, the methodology of life histories, and the sources of the (self) biographical narratives were also adopted, in addition to focus groups with the undergraduate students of Geography from a Federal University in the state of Rio Grande do Sul. The predominance of memories of the education trajectory (traditional teaching) as well as the presence of memories and/or counter-memories as sources of guidance in pedagogical practice was noticed. The potentialities of the (self)biographical method were verified for the re-signification of three (Geo)graphies: first Geography, Academic Geography, and School Geography.application/pdfporCastrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : deslocamentos [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [151]-168Formação de professoresMemóriasEnsino de geografiaNarrativasGeography teachingTeacher trainingMemoirs(Self)biographical narratives“Nossos ídolos ainda são os mesmos...”? : Entre narrativas (auto)biográficas de professores formadores e Geo(grafias) ressignificadas“Are our idols still the same ...” ? : Between (self)biographical narratives of teacher educators and re-signified Geo(graphies)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133579.pdf.txt001133579.pdf.txtExtracted Texttext/plain52877http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232044/2/001133579.pdf.txtf3dcd9a5627d78dafcc65608e5c735f1MD52ORIGINAL001133579.pdfCapítulo 8application/pdf1080667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232044/1/001133579.pdfb37d7327ebec6961989129f3df779ca4MD5110183/2320442021-11-20 06:09:25.611848oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232044Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:09:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Nossos ídolos ainda são os mesmos...”? : Entre narrativas (auto)biográficas de professores formadores e Geo(grafias) ressignificadas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv “Are our idols still the same ...” ? : Between (self)biographical narratives of teacher educators and re-signified Geo(graphies)
title “Nossos ídolos ainda são os mesmos...”? : Entre narrativas (auto)biográficas de professores formadores e Geo(grafias) ressignificadas
spellingShingle “Nossos ídolos ainda são os mesmos...”? : Entre narrativas (auto)biográficas de professores formadores e Geo(grafias) ressignificadas
Menezes, Victória Sabbado
Formação de professores
Memórias
Ensino de geografia
Narrativas
Geography teaching
Teacher training
Memoirs
(Self)biographical narratives
title_short “Nossos ídolos ainda são os mesmos...”? : Entre narrativas (auto)biográficas de professores formadores e Geo(grafias) ressignificadas
title_full “Nossos ídolos ainda são os mesmos...”? : Entre narrativas (auto)biográficas de professores formadores e Geo(grafias) ressignificadas
title_fullStr “Nossos ídolos ainda são os mesmos...”? : Entre narrativas (auto)biográficas de professores formadores e Geo(grafias) ressignificadas
title_full_unstemmed “Nossos ídolos ainda são os mesmos...”? : Entre narrativas (auto)biográficas de professores formadores e Geo(grafias) ressignificadas
title_sort “Nossos ídolos ainda são os mesmos...”? : Entre narrativas (auto)biográficas de professores formadores e Geo(grafias) ressignificadas
author Menezes, Victória Sabbado
author_facet Menezes, Victória Sabbado
Costella, Roselane Zordan
author_role author
author2 Costella, Roselane Zordan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Victória Sabbado
Costella, Roselane Zordan
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Memórias
Ensino de geografia
Narrativas
topic Formação de professores
Memórias
Ensino de geografia
Narrativas
Geography teaching
Teacher training
Memoirs
(Self)biographical narratives
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography teaching
Teacher training
Memoirs
(Self)biographical narratives
description O texto analisa como as memórias de professores da Licenciatura em Geografia constroem suas identidades docentes e influenciam na formação dos licenciandos. Adotou-se o método (auto)biográfico, a metodologia das Histórias de vida e as fontes das narrativas (auto)biográficas docentes, além de grupos focais com licenciandos em Geografia de uma universidade federal do Estado do Rio Grande do Sul. Constatou-se a predominância das memórias da trajetória de escolarização (ensino tradicional) e a presença de memórias e/ou contramemórias como fontes de orientação do fazer pedagógico. Verificou-se as potencialidades do método (auto)biográfico para a ressignificação de três (Geo)grafias: primeira Geografia, Geografia acadêmica e Geografia escolar.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-19T04:53:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/232044
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133579
url http://hdl.handle.net/10183/232044
identifier_str_mv 001133579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Castrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : deslocamentos [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [151]-168
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232044/2/001133579.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232044/1/001133579.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f3dcd9a5627d78dafcc65608e5c735f1
b37d7327ebec6961989129f3df779ca4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225042897403904