“Nossos ídolos ainda são os mesmos...”? : Entre narrativas (auto)biográficas de professores formadores e Geo(grafias) ressignificadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232044 |
Resumo: | O texto analisa como as memórias de professores da Licenciatura em Geografia constroem suas identidades docentes e influenciam na formação dos licenciandos. Adotou-se o método (auto)biográfico, a metodologia das Histórias de vida e as fontes das narrativas (auto)biográficas docentes, além de grupos focais com licenciandos em Geografia de uma universidade federal do Estado do Rio Grande do Sul. Constatou-se a predominância das memórias da trajetória de escolarização (ensino tradicional) e a presença de memórias e/ou contramemórias como fontes de orientação do fazer pedagógico. Verificou-se as potencialidades do método (auto)biográfico para a ressignificação de três (Geo)grafias: primeira Geografia, Geografia acadêmica e Geografia escolar. |
id |
UFRGS-2_8143cd0e9409509807030da7661fa8b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232044 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Menezes, Victória SabbadoCostella, Roselane Zordan2021-11-19T04:53:20Z2021http://hdl.handle.net/10183/232044001133579O texto analisa como as memórias de professores da Licenciatura em Geografia constroem suas identidades docentes e influenciam na formação dos licenciandos. Adotou-se o método (auto)biográfico, a metodologia das Histórias de vida e as fontes das narrativas (auto)biográficas docentes, além de grupos focais com licenciandos em Geografia de uma universidade federal do Estado do Rio Grande do Sul. Constatou-se a predominância das memórias da trajetória de escolarização (ensino tradicional) e a presença de memórias e/ou contramemórias como fontes de orientação do fazer pedagógico. Verificou-se as potencialidades do método (auto)biográfico para a ressignificação de três (Geo)grafias: primeira Geografia, Geografia acadêmica e Geografia escolar.The text analyzes how the memories of teachers of the Degree in Geography build their teaching identities and influence the training of undergraduate students. The (self)biographical method, the methodology of life histories, and the sources of the (self) biographical narratives were also adopted, in addition to focus groups with the undergraduate students of Geography from a Federal University in the state of Rio Grande do Sul. The predominance of memories of the education trajectory (traditional teaching) as well as the presence of memories and/or counter-memories as sources of guidance in pedagogical practice was noticed. The potentialities of the (self)biographical method were verified for the re-signification of three (Geo)graphies: first Geography, Academic Geography, and School Geography.application/pdfporCastrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : deslocamentos [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [151]-168Formação de professoresMemóriasEnsino de geografiaNarrativasGeography teachingTeacher trainingMemoirs(Self)biographical narratives“Nossos ídolos ainda são os mesmos...”? : Entre narrativas (auto)biográficas de professores formadores e Geo(grafias) ressignificadas“Are our idols still the same ...” ? : Between (self)biographical narratives of teacher educators and re-signified Geo(graphies)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133579.pdf.txt001133579.pdf.txtExtracted Texttext/plain52877http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232044/2/001133579.pdf.txtf3dcd9a5627d78dafcc65608e5c735f1MD52ORIGINAL001133579.pdfCapítulo 8application/pdf1080667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232044/1/001133579.pdfb37d7327ebec6961989129f3df779ca4MD5110183/2320442021-11-20 06:09:25.611848oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232044Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:09:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Nossos ídolos ainda são os mesmos...”? : Entre narrativas (auto)biográficas de professores formadores e Geo(grafias) ressignificadas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
“Are our idols still the same ...” ? : Between (self)biographical narratives of teacher educators and re-signified Geo(graphies) |
title |
“Nossos ídolos ainda são os mesmos...”? : Entre narrativas (auto)biográficas de professores formadores e Geo(grafias) ressignificadas |
spellingShingle |
“Nossos ídolos ainda são os mesmos...”? : Entre narrativas (auto)biográficas de professores formadores e Geo(grafias) ressignificadas Menezes, Victória Sabbado Formação de professores Memórias Ensino de geografia Narrativas Geography teaching Teacher training Memoirs (Self)biographical narratives |
title_short |
“Nossos ídolos ainda são os mesmos...”? : Entre narrativas (auto)biográficas de professores formadores e Geo(grafias) ressignificadas |
title_full |
“Nossos ídolos ainda são os mesmos...”? : Entre narrativas (auto)biográficas de professores formadores e Geo(grafias) ressignificadas |
title_fullStr |
“Nossos ídolos ainda são os mesmos...”? : Entre narrativas (auto)biográficas de professores formadores e Geo(grafias) ressignificadas |
title_full_unstemmed |
“Nossos ídolos ainda são os mesmos...”? : Entre narrativas (auto)biográficas de professores formadores e Geo(grafias) ressignificadas |
title_sort |
“Nossos ídolos ainda são os mesmos...”? : Entre narrativas (auto)biográficas de professores formadores e Geo(grafias) ressignificadas |
author |
Menezes, Victória Sabbado |
author_facet |
Menezes, Victória Sabbado Costella, Roselane Zordan |
author_role |
author |
author2 |
Costella, Roselane Zordan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Victória Sabbado Costella, Roselane Zordan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Memórias Ensino de geografia Narrativas |
topic |
Formação de professores Memórias Ensino de geografia Narrativas Geography teaching Teacher training Memoirs (Self)biographical narratives |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Geography teaching Teacher training Memoirs (Self)biographical narratives |
description |
O texto analisa como as memórias de professores da Licenciatura em Geografia constroem suas identidades docentes e influenciam na formação dos licenciandos. Adotou-se o método (auto)biográfico, a metodologia das Histórias de vida e as fontes das narrativas (auto)biográficas docentes, além de grupos focais com licenciandos em Geografia de uma universidade federal do Estado do Rio Grande do Sul. Constatou-se a predominância das memórias da trajetória de escolarização (ensino tradicional) e a presença de memórias e/ou contramemórias como fontes de orientação do fazer pedagógico. Verificou-se as potencialidades do método (auto)biográfico para a ressignificação de três (Geo)grafias: primeira Geografia, Geografia acadêmica e Geografia escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-19T04:53:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232044 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001133579 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232044 |
identifier_str_mv |
001133579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Castrogiovanni, Antônio Carlos . . [et al.] (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia : deslocamentos [recurso eletrônico]. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p. [151]-168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232044/2/001133579.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232044/1/001133579.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f3dcd9a5627d78dafcc65608e5c735f1 b37d7327ebec6961989129f3df779ca4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225042897403904 |