Juventudes e projeto de vida : uma revisão bibliográfica na área da educação (2011-2020)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/245660 |
Resumo: | O presente estudo teve como questão norteadora investigar as compreensões sobre projeto de vida, presentes nos programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil, no período de 2011 a 2020. Buscou identificar estudos científicos produzidos nos programas de Pós-Graduação em Educação, acerca da temática projeto de vida que enfoquem especificamente as juventudes, além de analisar as compreensões teóricas e metodológicas dos estudos realizados sobre o tema. São apresentadas, na perspectiva sócio-histórico-cultural, discussões sobre juventudes contemporâneas (FEIXA, 2005; DAYRELL, 2005; DAYRELL & CARRANO, 2014; URTEAGA, 2001) e compreensões sobre projeto de vida (PAIS, 2001; 2003; DAYRELL & CARRANO, 2014; WELLER, 2014; PERONDI, 2020). Essa abordagem visa superar uma visão limitada sobre as juventudes, que as considera como se fossem um problema social ou apenas uma fase de transição para a vida adulta. O método para a coleta dos dados se deu através de levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), inserida dentro da plataforma do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Os dados produzidos através do levantamento bibliográfico foram divididos, no sentido de dialogar e buscar respostas aos objetivos estabelecidos para esta pesquisa, em algumas categorias de análise, quais sejam: tipo de publicação; gênero dos/as autores/as; ano de publicação; instituições de ensino; gráfico por região; palavras-chave; objetivos da pesquisa; metodologias utilizadas; e os principais autores/as. Os resultados apontam que grande parte dos estudos está concentrada na região sudeste do país. Do conjunto de autores/as e áreas que discutem os conceitos de juventudes e projeto de vida, é possível identificar compreensões com enfoques distintos: na perspectiva sócio-histórico-cultural, considera-se os contextos sociais e relacionais que atravessam as diversas realidades juvenis; do ponto de vista psíquico, analisa-se projetos de vida na perspectiva do desenvolvimento do sujeito, compreendendo o/a jovem na sua individualidade e subjetividade. As metodologias utilizadas nas teses e dissertações sobre juventudes ainda pautam certo distanciamento dos sujeitos da pesquisa e pesquisador, não sendo oferecido aos/às jovens possibilidades de participação nas pesquisas que os envolvem. |
id |
UFRGS-2_816739226c22886cfeee0b333a709ba7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245660 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dornelles, Gabriel do NascimentoPerondi, Maurício2022-07-29T04:49:09Z2022http://hdl.handle.net/10183/245660001145561O presente estudo teve como questão norteadora investigar as compreensões sobre projeto de vida, presentes nos programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil, no período de 2011 a 2020. Buscou identificar estudos científicos produzidos nos programas de Pós-Graduação em Educação, acerca da temática projeto de vida que enfoquem especificamente as juventudes, além de analisar as compreensões teóricas e metodológicas dos estudos realizados sobre o tema. São apresentadas, na perspectiva sócio-histórico-cultural, discussões sobre juventudes contemporâneas (FEIXA, 2005; DAYRELL, 2005; DAYRELL & CARRANO, 2014; URTEAGA, 2001) e compreensões sobre projeto de vida (PAIS, 2001; 2003; DAYRELL & CARRANO, 2014; WELLER, 2014; PERONDI, 2020). Essa abordagem visa superar uma visão limitada sobre as juventudes, que as considera como se fossem um problema social ou apenas uma fase de transição para a vida adulta. O método para a coleta dos dados se deu através de levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), inserida dentro da plataforma do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Os dados produzidos através do levantamento bibliográfico foram divididos, no sentido de dialogar e buscar respostas aos objetivos estabelecidos para esta pesquisa, em algumas categorias de análise, quais sejam: tipo de publicação; gênero dos/as autores/as; ano de publicação; instituições de ensino; gráfico por região; palavras-chave; objetivos da pesquisa; metodologias utilizadas; e os principais autores/as. Os resultados apontam que grande parte dos estudos está concentrada na região sudeste do país. Do conjunto de autores/as e áreas que discutem os conceitos de juventudes e projeto de vida, é possível identificar compreensões com enfoques distintos: na perspectiva sócio-histórico-cultural, considera-se os contextos sociais e relacionais que atravessam as diversas realidades juvenis; do ponto de vista psíquico, analisa-se projetos de vida na perspectiva do desenvolvimento do sujeito, compreendendo o/a jovem na sua individualidade e subjetividade. As metodologias utilizadas nas teses e dissertações sobre juventudes ainda pautam certo distanciamento dos sujeitos da pesquisa e pesquisador, não sendo oferecido aos/às jovens possibilidades de participação nas pesquisas que os envolvem.application/pdfporProjeto de vidaJuventudePesquisa bibliográficaJuventudes e projeto de vida : uma revisão bibliográfica na área da educação (2011-2020)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145561.pdf.txt001145561.pdf.txtExtracted Texttext/plain109084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245660/2/001145561.pdf.txt3e263563e9031ceaeed0e7c8ee11d5d6MD52ORIGINAL001145561.pdfTexto completoapplication/pdf999387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245660/1/001145561.pdfb8369e5b976910019733c34109656002MD5110183/2456602022-07-30 04:59:20.193711oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245660Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-30T07:59:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Juventudes e projeto de vida : uma revisão bibliográfica na área da educação (2011-2020) |
title |
Juventudes e projeto de vida : uma revisão bibliográfica na área da educação (2011-2020) |
spellingShingle |
Juventudes e projeto de vida : uma revisão bibliográfica na área da educação (2011-2020) Dornelles, Gabriel do Nascimento Projeto de vida Juventude Pesquisa bibliográfica |
title_short |
Juventudes e projeto de vida : uma revisão bibliográfica na área da educação (2011-2020) |
title_full |
Juventudes e projeto de vida : uma revisão bibliográfica na área da educação (2011-2020) |
title_fullStr |
Juventudes e projeto de vida : uma revisão bibliográfica na área da educação (2011-2020) |
title_full_unstemmed |
Juventudes e projeto de vida : uma revisão bibliográfica na área da educação (2011-2020) |
title_sort |
Juventudes e projeto de vida : uma revisão bibliográfica na área da educação (2011-2020) |
author |
Dornelles, Gabriel do Nascimento |
author_facet |
Dornelles, Gabriel do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dornelles, Gabriel do Nascimento |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Perondi, Maurício |
contributor_str_mv |
Perondi, Maurício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto de vida Juventude Pesquisa bibliográfica |
topic |
Projeto de vida Juventude Pesquisa bibliográfica |
description |
O presente estudo teve como questão norteadora investigar as compreensões sobre projeto de vida, presentes nos programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil, no período de 2011 a 2020. Buscou identificar estudos científicos produzidos nos programas de Pós-Graduação em Educação, acerca da temática projeto de vida que enfoquem especificamente as juventudes, além de analisar as compreensões teóricas e metodológicas dos estudos realizados sobre o tema. São apresentadas, na perspectiva sócio-histórico-cultural, discussões sobre juventudes contemporâneas (FEIXA, 2005; DAYRELL, 2005; DAYRELL & CARRANO, 2014; URTEAGA, 2001) e compreensões sobre projeto de vida (PAIS, 2001; 2003; DAYRELL & CARRANO, 2014; WELLER, 2014; PERONDI, 2020). Essa abordagem visa superar uma visão limitada sobre as juventudes, que as considera como se fossem um problema social ou apenas uma fase de transição para a vida adulta. O método para a coleta dos dados se deu através de levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), inserida dentro da plataforma do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Os dados produzidos através do levantamento bibliográfico foram divididos, no sentido de dialogar e buscar respostas aos objetivos estabelecidos para esta pesquisa, em algumas categorias de análise, quais sejam: tipo de publicação; gênero dos/as autores/as; ano de publicação; instituições de ensino; gráfico por região; palavras-chave; objetivos da pesquisa; metodologias utilizadas; e os principais autores/as. Os resultados apontam que grande parte dos estudos está concentrada na região sudeste do país. Do conjunto de autores/as e áreas que discutem os conceitos de juventudes e projeto de vida, é possível identificar compreensões com enfoques distintos: na perspectiva sócio-histórico-cultural, considera-se os contextos sociais e relacionais que atravessam as diversas realidades juvenis; do ponto de vista psíquico, analisa-se projetos de vida na perspectiva do desenvolvimento do sujeito, compreendendo o/a jovem na sua individualidade e subjetividade. As metodologias utilizadas nas teses e dissertações sobre juventudes ainda pautam certo distanciamento dos sujeitos da pesquisa e pesquisador, não sendo oferecido aos/às jovens possibilidades de participação nas pesquisas que os envolvem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-29T04:49:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/245660 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001145561 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/245660 |
identifier_str_mv |
001145561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245660/2/001145561.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245660/1/001145561.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3e263563e9031ceaeed0e7c8ee11d5d6 b8369e5b976910019733c34109656002 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447317089615872 |