Juventudes e projeto de vida : uma revisão bibliográfica na área da educação (2011-2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dornelles, Gabriel do Nascimento
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/245660
Resumo: O presente estudo teve como questão norteadora investigar as compreensões sobre projeto de vida, presentes nos programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil, no período de 2011 a 2020. Buscou identificar estudos científicos produzidos nos programas de Pós-Graduação em Educação, acerca da temática projeto de vida que enfoquem especificamente as juventudes, além de analisar as compreensões teóricas e metodológicas dos estudos realizados sobre o tema. São apresentadas, na perspectiva sócio-histórico-cultural, discussões sobre juventudes contemporâneas (FEIXA, 2005; DAYRELL, 2005; DAYRELL & CARRANO, 2014; URTEAGA, 2001) e compreensões sobre projeto de vida (PAIS, 2001; 2003; DAYRELL & CARRANO, 2014; WELLER, 2014; PERONDI, 2020). Essa abordagem visa superar uma visão limitada sobre as juventudes, que as considera como se fossem um problema social ou apenas uma fase de transição para a vida adulta. O método para a coleta dos dados se deu através de levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), inserida dentro da plataforma do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Os dados produzidos através do levantamento bibliográfico foram divididos, no sentido de dialogar e buscar respostas aos objetivos estabelecidos para esta pesquisa, em algumas categorias de análise, quais sejam: tipo de publicação; gênero dos/as autores/as; ano de publicação; instituições de ensino; gráfico por região; palavras-chave; objetivos da pesquisa; metodologias utilizadas; e os principais autores/as. Os resultados apontam que grande parte dos estudos está concentrada na região sudeste do país. Do conjunto de autores/as e áreas que discutem os conceitos de juventudes e projeto de vida, é possível identificar compreensões com enfoques distintos: na perspectiva sócio-histórico-cultural, considera-se os contextos sociais e relacionais que atravessam as diversas realidades juvenis; do ponto de vista psíquico, analisa-se projetos de vida na perspectiva do desenvolvimento do sujeito, compreendendo o/a jovem na sua individualidade e subjetividade. As metodologias utilizadas nas teses e dissertações sobre juventudes ainda pautam certo distanciamento dos sujeitos da pesquisa e pesquisador, não sendo oferecido aos/às jovens possibilidades de participação nas pesquisas que os envolvem.
id UFRGS-2_816739226c22886cfeee0b333a709ba7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245660
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dornelles, Gabriel do NascimentoPerondi, Maurício2022-07-29T04:49:09Z2022http://hdl.handle.net/10183/245660001145561O presente estudo teve como questão norteadora investigar as compreensões sobre projeto de vida, presentes nos programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil, no período de 2011 a 2020. Buscou identificar estudos científicos produzidos nos programas de Pós-Graduação em Educação, acerca da temática projeto de vida que enfoquem especificamente as juventudes, além de analisar as compreensões teóricas e metodológicas dos estudos realizados sobre o tema. São apresentadas, na perspectiva sócio-histórico-cultural, discussões sobre juventudes contemporâneas (FEIXA, 2005; DAYRELL, 2005; DAYRELL & CARRANO, 2014; URTEAGA, 2001) e compreensões sobre projeto de vida (PAIS, 2001; 2003; DAYRELL & CARRANO, 2014; WELLER, 2014; PERONDI, 2020). Essa abordagem visa superar uma visão limitada sobre as juventudes, que as considera como se fossem um problema social ou apenas uma fase de transição para a vida adulta. O método para a coleta dos dados se deu através de levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), inserida dentro da plataforma do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Os dados produzidos através do levantamento bibliográfico foram divididos, no sentido de dialogar e buscar respostas aos objetivos estabelecidos para esta pesquisa, em algumas categorias de análise, quais sejam: tipo de publicação; gênero dos/as autores/as; ano de publicação; instituições de ensino; gráfico por região; palavras-chave; objetivos da pesquisa; metodologias utilizadas; e os principais autores/as. Os resultados apontam que grande parte dos estudos está concentrada na região sudeste do país. Do conjunto de autores/as e áreas que discutem os conceitos de juventudes e projeto de vida, é possível identificar compreensões com enfoques distintos: na perspectiva sócio-histórico-cultural, considera-se os contextos sociais e relacionais que atravessam as diversas realidades juvenis; do ponto de vista psíquico, analisa-se projetos de vida na perspectiva do desenvolvimento do sujeito, compreendendo o/a jovem na sua individualidade e subjetividade. As metodologias utilizadas nas teses e dissertações sobre juventudes ainda pautam certo distanciamento dos sujeitos da pesquisa e pesquisador, não sendo oferecido aos/às jovens possibilidades de participação nas pesquisas que os envolvem.application/pdfporProjeto de vidaJuventudePesquisa bibliográficaJuventudes e projeto de vida : uma revisão bibliográfica na área da educação (2011-2020)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145561.pdf.txt001145561.pdf.txtExtracted Texttext/plain109084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245660/2/001145561.pdf.txt3e263563e9031ceaeed0e7c8ee11d5d6MD52ORIGINAL001145561.pdfTexto completoapplication/pdf999387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245660/1/001145561.pdfb8369e5b976910019733c34109656002MD5110183/2456602022-07-30 04:59:20.193711oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245660Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-30T07:59:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Juventudes e projeto de vida : uma revisão bibliográfica na área da educação (2011-2020)
title Juventudes e projeto de vida : uma revisão bibliográfica na área da educação (2011-2020)
spellingShingle Juventudes e projeto de vida : uma revisão bibliográfica na área da educação (2011-2020)
Dornelles, Gabriel do Nascimento
Projeto de vida
Juventude
Pesquisa bibliográfica
title_short Juventudes e projeto de vida : uma revisão bibliográfica na área da educação (2011-2020)
title_full Juventudes e projeto de vida : uma revisão bibliográfica na área da educação (2011-2020)
title_fullStr Juventudes e projeto de vida : uma revisão bibliográfica na área da educação (2011-2020)
title_full_unstemmed Juventudes e projeto de vida : uma revisão bibliográfica na área da educação (2011-2020)
title_sort Juventudes e projeto de vida : uma revisão bibliográfica na área da educação (2011-2020)
author Dornelles, Gabriel do Nascimento
author_facet Dornelles, Gabriel do Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dornelles, Gabriel do Nascimento
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Perondi, Maurício
contributor_str_mv Perondi, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto de vida
Juventude
Pesquisa bibliográfica
topic Projeto de vida
Juventude
Pesquisa bibliográfica
description O presente estudo teve como questão norteadora investigar as compreensões sobre projeto de vida, presentes nos programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil, no período de 2011 a 2020. Buscou identificar estudos científicos produzidos nos programas de Pós-Graduação em Educação, acerca da temática projeto de vida que enfoquem especificamente as juventudes, além de analisar as compreensões teóricas e metodológicas dos estudos realizados sobre o tema. São apresentadas, na perspectiva sócio-histórico-cultural, discussões sobre juventudes contemporâneas (FEIXA, 2005; DAYRELL, 2005; DAYRELL & CARRANO, 2014; URTEAGA, 2001) e compreensões sobre projeto de vida (PAIS, 2001; 2003; DAYRELL & CARRANO, 2014; WELLER, 2014; PERONDI, 2020). Essa abordagem visa superar uma visão limitada sobre as juventudes, que as considera como se fossem um problema social ou apenas uma fase de transição para a vida adulta. O método para a coleta dos dados se deu através de levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), inserida dentro da plataforma do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Os dados produzidos através do levantamento bibliográfico foram divididos, no sentido de dialogar e buscar respostas aos objetivos estabelecidos para esta pesquisa, em algumas categorias de análise, quais sejam: tipo de publicação; gênero dos/as autores/as; ano de publicação; instituições de ensino; gráfico por região; palavras-chave; objetivos da pesquisa; metodologias utilizadas; e os principais autores/as. Os resultados apontam que grande parte dos estudos está concentrada na região sudeste do país. Do conjunto de autores/as e áreas que discutem os conceitos de juventudes e projeto de vida, é possível identificar compreensões com enfoques distintos: na perspectiva sócio-histórico-cultural, considera-se os contextos sociais e relacionais que atravessam as diversas realidades juvenis; do ponto de vista psíquico, analisa-se projetos de vida na perspectiva do desenvolvimento do sujeito, compreendendo o/a jovem na sua individualidade e subjetividade. As metodologias utilizadas nas teses e dissertações sobre juventudes ainda pautam certo distanciamento dos sujeitos da pesquisa e pesquisador, não sendo oferecido aos/às jovens possibilidades de participação nas pesquisas que os envolvem.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-29T04:49:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/245660
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145561
url http://hdl.handle.net/10183/245660
identifier_str_mv 001145561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245660/2/001145561.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245660/1/001145561.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e263563e9031ceaeed0e7c8ee11d5d6
b8369e5b976910019733c34109656002
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447317089615872